redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, sábado, 13 de janeiro de 2024.

túnel do tempo

Gol de goleiro na Copinha, faz torcida comercialina recordar de Zico, que mesmo contratado, pelo Comercial, nunca jogou

Por Gilson Giordano em 04/01/2024 às 16:12

Aposentados, goleiro Zico revelou que levou cheque frio da diretoria do Comercial (Foto: Google)

O gol marcado por Ygor, goleiro do Atlético Guianense, na partida disputada nesta quarta-feira (3), pela Copa São Paulo de Juniores, que culminou com a vitória do referido time por 2 x 1 diante do Operário do Paraná me levou de volta ao túnel do tempo e nele, eu trouxe à tona o lance idêntico feito pelo goleiro Zico, do Cascavel, do Paraná que ganhou proporções nacionais e acabou sendo contratado pela diretoria do Comercial de Campo Grande.

O lance foi quase que idêntico ao feito por Ygor, no jogo da tal copinha. Um chutão pra frente e o goleiro adversário acabou sendo pego de surpresa.

Zico

Entrei no túnel do tempo, mais precisamente no ano de 1984, portanto, há 40 anos! Nossa como o tempo passa!

Na ocasião, jogaram pelo Campeonato Paranaense, os times do Cascavel e o extinto Colorado que se uniu ao Pinheiros de onde nasceu o Paraná.

O Cascavel tinha um timaço e o gol era defendido por José Aparecido Rodrigues, como se vê, nome totalmente apropriado para o uso no futebol e diante disso, o mesmo acabou se tornando e sendo conhecido por Zico.

Naquela época, os campeonatos estaduais não eram padronizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), tal como hoje em dia, com determinação da data para o início e o término do mesmo e com isso, uns começavam mais “cedo” e outros mais “tarde”.

Os que começam depois, sempre conseguiam reforços importantes junto à vários times, cujas competições haviam sido encerradas, pois na época, o time campeão estadual disputavam a tão sonhada Copa Brasil.

Contratação

O gol marcado pelo goleiro Zico, do Cascavel, fato esse “anormal”, se tornou assunto nacional e todos os veículos de comunicação, principalmente os canais de televisão, exploraram muito o feito.

Com o termino do Campeonato Paranaense, o goleiro Zico entrou no radar da diretoria do Comercial, que tinha como diretor de futebol, o saudoso Renato Freire (In Memoriam), que não mediu esforços para contratar o goleiro que passou a ser a menina dos olhos de vários clubes que ainda disputavam os estaduais, com vistas às vagas restantes na Copa Brasil, pois apenas 40 times, participavam da então maior festa do futebol brasileiro.

Mexe daqui, mexe dali e com muito sacrifício, a diretoria colorada finalmente conseguiu contratar o famoso goleiro.

Como se sabe, na época a avaliação médica não era tão evoluída e rígida tal como agora e o jogador contratado atendia aos pedidos do médico do clube, com a realização de um ou outro exercício e pronto, estava aprovada a contratação.

Joelho

Só que o goleiro Zico, já chegou com um problema no joelho esquerdo e segundo o mesmo,  declarou em outubro de 2021, que teria feito três cirurgias no joelho e mais uma no tendão de Aquiles.

Portanto, na época ele chegou meio “bichado” e mesmo assim, foi aprovado nos testes médicos, assinou contrato como uma das atrações do Comercial e pronto.

Como se sabe, o Comercial nunca teve uma república para abrigar os jogadores vindo de fora, tal como o Operário que tinha na Avenida Bandeirantes, a Casa do Atleta Carlos Castilho, uma “baita” república, com dormitórios e refeitório.

Com isso, os jogadores contratados pela diretoria do Comercial, ficavam hospedado no Hotel Nacional, bem próximo à antiga rodoviária, de onde até à Vila Olímpica, Centro de Treinamentos do Comercial, era perto.

Mas logo no primeiro treino, o goleiro Zico, recém contratado, teria sentindo o joelho. Pronto!

De imediato iniciou o tratamento e quando tinha alta, voltava aos treinos, eis que o joelho novamente dava problemas.

Com Zico fazendo tratamento, o tempo foi passando, o campeonato chegando ao fim e nada da torcida ver em campo o goleiro Zico, que no futebol Paranaense havia marcado um gol e Zico ficava apenas no hotel, fazendo os tratamentos recomendados pelos médicos comercialianos, se não me falha a memória eram os doutores Humberto Campos e Luís Carlos Trombini, não tenho tanta certeza, mas esses dois que sempre estiveram à frente do departamento médico do colorado.

Em um jornal, o goleiro Zico, deu recentemente essa declaração: “Em 1984 fui contratado pelo Comercial de Campo Grande (MS). Foi a pior campanha da minha vida. Fiquei um ano por lá e volte ao Cascavel em 1985 com um cheque frio nas mãos”, reclamou o goleiro, entrevista concedida em outubro de 2.021, conforme o google.

Más línguas

Dizem as más línguas, que o então diretor de futebol do Operário, o astuto Irineu Farina, que segundo ainda os comentários, autor de muitas façanhas no futebol sul-mato-grossense,  pro-Operário, teria ido ao referido hotel, não se sabe se atrás de uma “hospedagem” ou algo mais…

Mas o fato é que o goleiro Zico, o mesmo que fez um gol tal como esse marcado por Ygor, na atual Copinha, mesmo tendo sido contratado e com contratado assinado, nunca jogou pelo Comercial.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





Exibir botões
Esconder botões