Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, sábado, 25 de novembro de 2023.
Com certeza, o leitor que leu a relação dos times inscritos na 2ª Copa MS BET Sports do Campo Nobre, que será iniciada no dia 1º de abril e é promovida e organizada pelo desportista Júlio do Campo Nobre e que desde agora, já vem causando alvoroço na modalidade não apenas na Capital, mas de forma geral em todo o
Estado, devido ao seu glamour e que terá como patrocinador Master a MS BET Sports, pode ter estranhado ao ler os nomes dos times e constatar a presença do UFC, claro que a sigla logo despertou curiosidades e levantou alguns comentários, mas em tom de brincadeiras, como por exemplo: “ué, esse aqui (UFC), será que vem pra lutar?”
Quem faz essa interrogação pode ter a certeza que o time é formado por grandes jogadores com boas qualidades técnicas, mas em campo eles também são guerreiros e estão dispostos a lutarem, juntos, por mais um título de campeão e desta feitam na Cpaital de MS.
Pois como se sabe, a referida sigla corresponde à uma modalidade de luta muito disputada e a sigla vem do inglês, que significa Ultimate Fighting Championship e traduzida para o português significa Campeonato Final de Combate.
Tudo isso é o contrário do UFC que aparece na lista integrando os 32 times participantes do campeonato que nada tem a ver com lutas marciais e sim a luta no bom sentido é dentro de campo e o mesmo não está no Final do Combate, mesmo porque, a 2ª Copa MS BET Sports do Campo Nobre, será iniciada no dia 1º de abril, cujos jogos serão disputados na Arena Campo Nobre, na região do Anhanduizinho.
UFC
Afinal, então o que significa a sigla que aparece na lista dos times participantes e que é famosa no mundo todo, mas dentro do octógono?
Trata-se do União Futebol Clube, nome de um time de futebol amador de Nioaque, município localizado na região sudoeste do Estado e distante da Capital de MS a 180 quilômetros.
Com certeza, a frase “o futebol é uma paixão!” não será lida pela primeira e nem pela última vez, pois a cada dia, a modalidade move milhares de pessoas que de fato, são “mesmo” apaixonadas por essa prática esportiva.
Paulinho
Esse é o caso especifico do desportista Paulo Henrique, conhecido naquela cidade como “Paulinho” que através da fundação do União Futebol Clube, mostrou todo o amor que sente pelo futebol, com a fundação do time que hoje é um dos orgulhos dos seus integrantes e até mesmo de milhares de nioaquenses.
Tudo começou com os graves problemas na coluna, enfrentado pelo então jogador Paulinho que ficou sem praticar a atividade durante sete longos anos.
Sem poder jogar o futebol nas tarde de sábados ou nas manhã de domingos, Paulo Henrique ou Paulinho, como queiram, estava ficando agoniado e para não ficar totalmente fora dessa atividade que move o mundo, ele teve a brilhante e feliz ideia de fundar um time de futebol, para ele que ainda sem poder jogar, poderia ficar ainda que fora dos campos, mas próximos aos mesmos, como técnico da própria equipe.
A ideia ganhou foi para o papel, ganhou vida e no logo no primeiro momento, ele pensou em nominar o novo time de futebol amador de Nioaque, como Amigos Futebol Clube (AFC), mas segundo ele, na cidade tinha um time com esse nome e nem assim ele desistiu e diante disso, disposto a montar um time, não para chamar de “seu”, mas para dar vazão à paixão pela modalidade, ele criou então o União Futebol Clube que originou a sigla (UFC) e desde agora, já impõe certo medo aos adversários.
“A Fundação desse time (UFC), foi mais por vontade mesmo, pois sempre gostei de futebol (nota-se) e devido ao problema na coluna, tive que operar e fiquei parado sete anos e com a fundação do time, foi a maneira que eu encontrei para continuar mexendo com o futebol que é a minha paixão”, garantiu de forma enfática.
Com a definição do nome, pois na cidade não havia nenhum time com tal denominação, ele pensou nas cores do time e pelo fato de ter vestido a primeira vez, um uniforme com as cores amarelo e preto, ele adotou as mesmas para o UFC.
Mesmo tendo citado que as cores do uniforme são amarelo e preto, no entanto, em nenhuma das fotos, o time ostentou uniforme com as cores citadas.
Parceiros
Mesmo sendo taxado de futebol amador e movido pela paixão quase que avassaladora, Paulo Henrique buscou as parcerias e no primeiro momento, ele recorreu aos amigos que mostraram através de atos e não de palavras o apoio incondicional à ideia e a partir de então se juntou ao Paulinho, os amigos de fé, irmãos, camaradas como Alisson, compadre do mesmo, Hernandes, amigo e pessoa do bem, como Paulo Henrique definiu e ainda o Caio e os quatro juntos, traçam durante as reuniões, o destino do time e decidem qual a competição que disputará.
Para tanto, eles fazem o rateio da despesa que vez ou outra, conta também com a participação de algum jogador que integra o elenco do time.
“Agora que voltei a jogar, já estou recuperado, eu corro atrás das ajudas, mas tenho esses parceiros que são ponta firme e que posso contar com eles, pois juntos, tomamos as decisões, afinal queremos fazer jus ao nome do time que se chama união e essa é a forma que nós encontramos para nos divertirmos e através da prática do futebol saímos da rotina do trabalho”, afirmou.
Elenco
O elenco do UFC é formado por apenas 15 jogadores e tem o próprio Paulo Henrique (Paulinho) como o técnico e como foi fundado por um grupo de amigos, com intenção inicial de apenas participar dos eventos esportivos, o time se cresceu, se agigantou e hoje se tornou famoso diante de tantas conquistas ou boas apresentações nos mais diversos campeonatos disputados na mesma cidade ou circunvizinha.
O elenco do União Futebol Clube, o temido UFC, conta com os seguintes jogadores: Gilvan, Apagado (mas está sempre acesso), Leonis, Jeanzinho, Paulinho, Hernanes, Kaio, Tiago Pneu, Vitinho, Renanzinho, Walison, Cesinha, Esquerdinha e Jonathan.
Como se observa, a maioria dos atletas com os nomes no diminutivo, no entanto, quando a bola rola, eles se agigantam para levar o time às vitórias.
Títulos
Ao enumerar as conquistas alcançadas pelo time que tem apenas oito anos de fundação, Paulinho cita alguns títulos de competições que através dos “troféus, enriquem a vasta galeria da equipe.
“Aqui em Nioaque, já ganhamos vários torneios, várias Copas do Comércio, mas nos falta ainda o municipal (campeonato de futebol amador local) que na verdade é o sonho de todos os times de futebol amador daqui da cidade, Mas vamos continuar atrás até conseguirmos essa conquista”, afirmou o dublê de técnico, jogador, dirigente do UFC.
Entre os títulos já conquistados, Paulinho cita de torneios de futebol suíço, torneio do Dia do Trabalhador, Jogos Abertos, na modalidade de futsal tendo conquistados os bicampeonatos disputados nas cidades de Aquidauana e Anastácio, ambas vizinhas de Nioaque e de quebra, ele recorda também a bela participação que o time fez em 2018, na extinta Copa Pindorama, quando o mesmo ficou entre os seis melhores times da competição.
“O time tem 15 jogadores no elenco que são fechado conosco e todos vão, onde nós (UFC) vai. São pessoas amigas, todos trabalham e nos fins de semana, jogamos bola para nos divertirmos, mas claro que sempre com a intenção de ganhar”, afirmou o treinador.
Apoio
Além do quarteto que é formado por ele Paulinho, Caio, Alisson e Hernandes, o UFC conta também com o incondicional apoio do vereador Josemar Mendes, conhecido na cidade por “Seco”, a quem Paulinho não poupa elogios.
“Esse eu posso afirmar que é diferenciado dos outros. Sempre que vamos entrar nos campeonatos, contamos com ele e sempre ele responde presente. É totalmente diferente dos outros (Vereadores) da cidade que deixam a deseja na parte de esporte. Ressalto o nome dele porque o mesmo sempre é citado por todos é na verdade, um ‘cara’ que está muito à frente dos outros e na parte esportiva ele é de fato, excepcional, muito atuante mesmo”, garantiu.
Copa MS BET Sports
A respeito da participação do time UFC na 2ª Copa MS BET Sports Campo Nobre, Paulinho, um dos responsáveis e também técnico explicou como tudo aconteceu.
Segundo ele, no primeiro momento, ele conversou com Júlio do Campo Nobre que é o diretor financeiro da União Esportiva de Futebol Amador (UEFAMS), tomando informações a respeito da realização do 3º campeonato estadual a ser promovido pela entidade.
Papo vai e papo vem, Júlio do Campo Nobre, para não perder a viagem, acabou fazendo o convite ao mesmo, para participar da 2ª Copa MS BET Sports Campo Nobre, cuja resposta não foi imediata, pois pelo fato de ser um grupo, Paulinho solicitou um tempo para dar a resposta.
“Eu não podia bater o martelo na hora, pois existe um grupo formado por quatro pessoas, nós temos um planejamento e na verdade essa competição (Copa MS BET), não estava em nossos planos. Abordamos quanto à viabilidade de participar da mesma, devido à sua magnitude no cenário futebolístico do Estado e viabilizamos os recursos necessários para arcar com as despesas oriundas da competição e confirmamos presença”, afirmou Paulinho.
Ao finalizar, o técnico do time UFC, falou a respeito do que representa ao novato time, participar de um campeonato de tamanha envergadura tal como a 2ª Copa MS BET Sports Campo Nobre.
“Pelo que eu sei, é o sonho de todos os times de futebol amador da Capital, disputar esse campeonato, devido à sua importância no cenário futebolístico e jogar na Capital é diferente de jogar no interior, sem desprezar ninguém e nenhum time. Mas é diferente e será muito bom para o nosso time, pois estamos de olho também na Liga Terrão e esse campeonato vai dar ao elenco mais animação, mais vontade, além de nos dar outra visão sobre o futebol, mais credibilidade ao time junto à classe empresarial e vamos dentro do possível, fazer uma bela participação, mas como eu já disse, sempre entra os nos campeonatos, com vontade e dispostos a chegar à decisão e esse, com certeza será mais um que entraremos com essa determinação”, finalizou Paulo Henrique, técnico do UFC.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.