redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, segunda-feira, 27 de novembro de 2023.

2ª liga terrão estadual

UEFA-MS apresenta ao Estado, Dois Irmãos do Buriti, que terá seis times participando da Liga Terrão e entre eles, Chácara Ribeiro

Por Gilson Giordano em 01/09/2022 às 16:44

Chácara Ribeiro pensa em avançar de fase para se tornar uma das forças no futebol amador do Estado, através da Liga Terrão Estadual (Foto: Divulgação)

Buscando de fato, a integração de todos os municípios, através do esporte, a União Esportiva de Futebol Amador (UEFA-MS), com a realização da 2ª Liga Terrão Estadual, apresenta ao Estado, o município de Dois Irmãos do Buriti, que está localizado na microrregião de Aquidauana e distante da Capital de MS aproximadamente 120 quilômetros, onde a população, ainda vive os ares bucólicos, que somado à calmaria reinante na cidade, resultam na excelente qualidade de vida de todos.

Prestes a completar 35 anos de fundação, que será comemorado no dia 13 de novembro, os moradores do município respiram no momento, as emoções proporcionadas pelo futebol, ainda que sendo amador, mas que serve para alavancar ainda mais o nome da cidade e com isso, apresentar a mesma aos outros 24 municípios que tem representantes nesse que pode ser reconhecido pelo Guinness Book, como o maior Campeonato de Futebol Amador do Mundo.

Fundada através do programa do Governo Federal, com o Projeto Reforma Agrária, o município tem como principal fonte de renda, o café, laranja, tomate, além da forte bacia leiteira, que proporcionou a implantação de uma cooperativa que é integrada com a participação maciça dos pequenos e médios produtores, principalmente os assentados.

No entanto, a paz vivida pelos seus 15 mil moradores, aproximadamente, onde todos praticamente se conhecem, foi quebrada desde o momento em que o município recebeu o convite feito pela diretoria da UEFA-MS para a Secretaria Municipal de Esporte, para que a cidade se tornasse como uma das sedes, na fase classificatória, o que foi prontamente aceito e em seguida, com início dos jogos, que tem participação de seis times locais.

O convite formulado pela UEFA-MS, de pronto serviria para despertar o interesse dos moradores. No entanto, o interesse se tornou maior ainda, a partir do momento em que os seis times da cidade, confirmaram as suas participações, o que também serviu para despertar a antiga rivalidade existentes entre os mesmos, que normalmente participam de outras competições locais, ou até mesmo pela redondeza, mas no caso da Liga Terrão Estadual, esse de fato é diferente e é todo especial, pois o campeonato promovido e organizado pela UEFA-MS, tem de fato, outro “sabor” outro gosto. Além da premiação total de R$ 71 mil, sendo que apenas o time campeão, ficará com R$ 40 mil, os times deles participantes e os municípios, também saem do anonimato e entram na seleta lista dos mais comentados em todo o Estado, atravessando as fronteiras do país.

Times

Com a confirmação de cidade sede e a participação de seis times, a cidade ficou praticamente dividida, pelo fato de todos serem equipes locais, como Chácara Ribeiro, Santa Cruz, Recanto, e Netos do Cachorrão, Sport DIB DP e Seonter.

Abordar a qualidade técnica dos jogadores que integram essas equipes seria redundância, pois como se sabe, nesses rincões existem ótimos valores que, por falta de uma oportunidade tal como essa, nunca foram apresentados a um centro maior e que nele, pudessem tentar a sorte, que hoje é proporcionada pela e a UEFA-MS, a todos e de forma igual.

Como se sabe, a 2ª Liga Terrão Estadual tem, como todos os campeonatos devidamente organizados, o regulamento que rege o destino do evento e por força do mesmo, apenas o campeão do hexagonal avançará para a 2ª fase, fato esse que aumenta ainda mais a rivalidade e desperta o interesse por parte dos torcedores, após verem todos times jogando entre si.

Na 2ª fase, o campeão da sede Dois Irmãos do Buriti, disputará jogos em Aquidauana, de onde saiu o primeiro campeão estadual, o time do Everton.

Mesmo antes de ser conhecido o campeão, todos os participantes são vencedores, pois todos os times estão satisfeitos pelo fato de terem essa oportunidade única, de mostrar o real potencial técnico dos jogadores que integram os seus elencos, uma vez mais para os desportistas locais e de forma geral, para todo o Estado. Além disso, o fato de estarem participando de uma competição, que poderá integrar o Guinness Book, como o maior Campeonato de Futebol Amador do Mundo, envaidece todos os jogadores, comissões técnicas e os diretores de todos os seis times participantes.

Chácara Ribeiro

Apontado como um dos mais tradicionais da cidade, o time Chácara Ribeiro, tem como presidente o secretário de esportes do município, desportista Anderson Ribeiro da Silva, 35 anos que confessa ser um apaixonado pelo futebol.

Aliás, como na maioria dos times no futebol amador, Anderson também é o “faz tudo”, exercendo o cargo de Presidente do time onde também é o técnico e uma espécie de “paizão” dos jogadores.

Além de ser um dos jogadores. à frente do time que fundou, Anderson Ribeiro é o “faz tudo”, exercendo praticamente todos cargos (Foto: Divulgação)

Com uma rica história no futebol da cidade e região, Anderson revelou que desde os 14 anos o mesmo, já corria atrás da bola, mas não de qualquer jeito e sempre mostrando muita habilidade no trato com a mesma, devido à boa qualidade técnica.

Com esse atributo que é extremamente essencial para quem quer jogar futebol, hoje o secretário municipal de Esportes, Anderson Ribeiro, já defendeu muitos times amadores do Estado, entre eles, da própria cidade, de onde seguiu para o futebol amador em Aquidauana, Sidrolândia, entre outras cidades e nelas, sempre mostrando a técnica de excelência.

Em 2005, ainda com 17 anos, Anderson se mudou para Sidrolândia, onde ficou durante sete anos. Junto, ele levou dois amigos para trabalharem no Abatedouro SEARA, onde ficaram durante sete anos.

Mantendo sempre vivo o amor pelo futebol e sentido que esse tipo de modalidade era o que faltava para integrar ainda mais os funcionários, Anderson decidiu fundar o Real, um time que se tornou famoso em toda a localidade, pelos títulos conquistados.

Mas em 2011 Anderson teve que acabar com o time, pois o mesmo estava retornando para Dois Irmãos do Buriti, mas com o firme propósito de fundar na cidade, outra equipe de futebol que também pudesse proporcionar alegria e descontração aos torcedores da cidade.

A concretização desse sonho ficou bem mais possível pelo fato de o pai do mesmo, possuir uma Chácara e na mesma, um ótimo campo de futebol que é “xodó” da família.

Disposto a montar novo time de futebol na cidade, Anderson expôs a ideia ao seu genitor e este de pronto, além de topar, aceitou de imediato a ideia do filho.

Mas na mesma proporção de positivismos para a fundação de um time de futebol, a primeira dúvida: qual seria o nome e as cores dessa nova equipe?

Como o sítio levava o sobrenome da família “Chácara Ribeiro”, porque não dar o mesmo nome ao novo time? Pronto, nascia naquele momento, pelo menos no nome, a equipe Chácara Ribeiro que em seguida, teve também as cores do uniforme confirmadas e o mesmo seria “auro negro” – amarelo e preto – uma homenagem ao clube do futebol alemão, o Borrusia Dortmund, para quem Anderson torce no futebol europeu.

Torcedor do time alemão.Anderson optou por usar as cores do time do Borrusia Dortmund, o auro-negro, ue dá mais visibilidade ao time (Foto: Divulgação)

À frente do novo time da cidade, o Chácara Ribeiro, Anderson de fato passou a ser o “faz tudo”. No time além de ocupar o cargo de presidente, ele é o técnico, jogador e também o patrocinador e com tudo isso, proporcionando condições aos atletas do time, não apenas de jogarem futebol, mas sim de mostrarem a   qualidade técnica individual, manter o espirito coletivo e proporcionar alegria aos torcedores, fatores esses que logo contribuíram para que o novato time Chácara Ribeiro, ganhasse centenas de admiradores.

A partir de então, o time passou a ser inscritos em todos os torneios e campeonatos disputados aos redores da cidade e na mesma proporção, os troféus foram sendo, claro, conquistados, aumentando a galeria que hoje é também, um dos orgulhos da família Ribeiro.

Demonstrando muito orgulho, o “faz tudo” no time Chácara Ribeiro, o secretário de esportes, Anderson, cita algumas entre várias conquistas alcançadas pelo time até o momento e entre elas estão o título de campeão Municipal do Distrito de Quebra Coco, de   tricampeão municipal em Dois Irmão do Buriti, de vice campeão na Copa Madrugada, disputada em Indubrasil, além de várias conquistas alcançadas em participações de torneios disputados na redondeza.

Em cada participação time Chácara Ribeiro conquista novos títulos e as taças vão enriquecendo a linda e rica galeria de importantes troféus (Foto: Divulgação)

A Liga Terrão Estadual no entanto, não é novidade para o time Chácara Ribeiro, pois o mesmo participou da 1ª edição e agora com o “Know how” da competição e ainda mais, disputando os jogos dentro da própria cidade e com a vontade já demonstrada pelos jogadores que integram o elenco, Anderson Ribeiro acredita que o time poderá chegar bem mais longe e orgulhar uma vez mais não apenas os torcedores, mas de forma geral os moradores da cidade bucólica que ainda respira o ar puro.

Elenco

Conhecendo que a competição tem um longo e difícil caminho para quem quer ser campeão, Anderson tratou de reforçar o elenco que agora conta com 19 jogadores, dos quais 16 são da própria cidade, dois de Terenos e um de Aquidauana.

Número esse que Anderson classifica como “pequeno” para participar de um campeonato de vulto tal como o da Liga Terrão Estadual e com isso, ele pensa em reforça ainda mais, pois na 2ª Liga Terrão Estadual, pelo fato de a mesma ser muito qualificadas, todos os times contam com excelentes elencos e neles, jogadores de excelente qualidade técnica.

Destaques

Como se sabe, o elenco é um todo e todos os seus integrantes estão aptos para entrarem no time em todos os jogos e a qualquer momento, no entanto, sempre têm os que se destacam, aqueles que, com mais experiência, mais vivido e também mais “cascudos” servem para ditar o ritmo de jogo da equipe, com orientações capazes de levar a equipe à uma vitória.

Esses são os casos dos jogadores Thiago Aguilar, que é um dos mais antigo do elenco e por isso usa a braçadeira de capitão e Timbinha, sendo que este último é um dos mais “cascudos” no elenco, pelo fato de ter conquistado vários títulos e entre os de campeão da Copa Morena de Futsal, a Copa da Assomassul, jogando pelo time de Dois Irmãos do Buriti, além de outras conquistas alcançadas defendendo alguns times no futebol amador em Aquidauana.

1ª Fase

A respeito da fase ora disputada, a chamada 1ª fase, Anderson faz questão de ressaltar todo o respeito pelos demais times participantes, no entanto, ele tem uma ambição e não esconde de ninguém, pois ele pretende avançar de fase e disputar os próximos jogos em Aquidauana.

Para concretizar mais esse sonho, além de comandar, ele também treina ao lado dos demais jogadores periodicamente, sendo que esses treinos são realizados mais nas quadras de esportes. Para manter o ritmo de jogo, o time Chácara Ribeiro, um dos mais solicitados naquela região.  Também participa dos torneios e campeonatos organizados nas Aldeias Indígenas.

Liga Terrão

Sobre a Liga Terrão Estadual, competição essa promovida e organizada pela União Esportiva de Futebol Amador (UEFA-MS), Anderson não poupa os elogios ao afirmar que a mesma é de fato um dos mais difíceis campeonatos e todos os times participantes, além de serem bem montados, são igualmente qualificados.

Quanto a fase disputada na cidade, ele classificou também como muito difícil pelo fato de os times se conhecerem e por isso, ele respeita a todos, mas aposta na seriedade e na vontade já demonstrada pelos jogadores que integram o elenco Chácara Ribeiro, para avançar de fase e jogar a próxima em Aquidauana.

“Mesmo respeitando os demais (times), Santa Cruz, Recanto, e Netos do Cachorrão, Sport DIB DP e Seonter, confio muito na minha equipe, mas futebol é imprevisível. Acredito que os jogos dessa fase aqui (Dois Irmãos) serão todos pegados e o time que avançar, com certeza o município será muito bem representado e que o vencedor da fase, seja por mérito e que jogue bola para proporcionar espetáculo e alegria aos torcedores, pois para nós está sendo uma grande honra em trazer para a cidade uma das sedes do mais famoso campeonato estadual de futebol do momento e para tanto, não medimos nenhum esforço. Agora, peço que cada um faça a sua parte e que o município seja sempre lembrado de forma positiva, para enaltecer ainda mais os seus moradores”, disse Anderson Ribeiro, que antes de finalizar, fez questão de destacar a importância do campeonato que poderá figurar no Guinness Book como o maior do mundo, com o maior número de times amadores como participantes, a maior premiação paga em dinheiro aos quatro melhores times,  pois do Brasil, ele acredita que já é  a maior e para ele, é muito gratificante estar na competição com um time representando o município, fato esse que o deixa muito honrado e por isso, agradece a direção da União Esportiva de Futebol Amador (UEFA-MS), nas pessoas do presidente da entidade,  Cleiton Ferreira e do diretor financeiro Júlio do Campo Nobre,  pela oportunidade proporcionada a todos e a chance de apresentar o município,  ao Estado e ao país, de forma geral.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões