Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, sexta-feira, 24 de novembro de 2023.
Através dos campeonatos promovidos e organizados pela União Esportiva de Futebol Amador (UEFA-MS), mais precisamente a Liga Terrão Estadual, além de ser resgatada parte da rica história de vários municípios e distritos do Estado, nesse caso especifico como “Fala Verdade”, em Corguinho, que já foi um dos mais ricos, quando era garimpado nas minas de diamante, o futebol dessa competição, revela também grandes treinadores que através dos campeonatos organizados pela entidade, pode mostrar de fato, os seus reais conhecimentos, tanto técnico como tático.
Pois muitos pensam que é “fácil” ser técnico de time de futebol e que para tanto, basta apenas ficar à beira do campo, ainda que seja à frente de alguns dos vários times que participam dos mais diversos campeonatos de futebol amador, que hoje, ainda mais após a fundação da União Esportiva de Futebol Amador (UEFA-MS), se tornou o “xodó” em todo o Estado de MS e em todos, com elevado grau de competitividade.
Na verdade, comandar um time de futebol nessa categoria, quando se almeja a conquista do título, ao contrário do passado, não é mais um bando de jogadores que entram em campo e nele, todos vão onde a bola estiver.
Para exercer o cargo, ainda que não seja remunerado, o técnico deve ser um profundo conhecedor de futebol e no time, além de orientar a postura em campo, deve também determinar as funções táticas de cada jogador durante as partidas e nelas, com variações táticas capazes de surpreender os adversários.
Além disso, o técnico, muitas vezes, ainda faz o papel de psicólogo e acima de tudo, deve ter espirito de liderança, pois o mesmo comandará um elenco que não tem remuneração e para tanto, exige também o “jogo de cintura”, para saber controlar o ímpeto e em certos casos, até mesmo a vaidade dos jogadores, que mesmo sendo amadores, mas são badalados nas cidades onde moram.
Técnico de futebol amador. Cargo que verdade é muito desafiador e para assumir o comando de um time de futebol nessa categoria é preciso também, certo grau de coragem, habilidade e acima de tudo, muita organização e conforme o adágio popular, ter o elenco nas “mãos”.
Através da 2ª Liga Terrão Estadual, a União Esportiva de Futebol Amador (UEFA-MS), além da revelação de jogadores com excelentes qualidades técnicas, mas que infelizmente não têm chances nas chamadas vitrine do futebol, a modalidade também tem revelado ótimos técnicos que de fato, conhecem a fundo não apenas a modalidade, mas de forma geral, a categoria em sim.
Arlan
Uma dessas gratas descobertas proporcionada pela UEFA-MS, foi o caso do técnico Arlan de Almeida Leandro que aos 44 anos, já vem se constituindo em uma das gratas revelações à beira do campo, de onde, com muito conhecimento, tem orientado de forma correta e com muita sapiência, o bom time do Everton de Aquidauana e esse conhecimento vem dando resultados através dos títulos conquistados pelo time que entre eles, ostenta o de ser o 1ª Campeão da Liga Terrão Estadual.
Com vasto histórico futebolístico nas cidades de Aquidauana e Anastácio, Arlan é muito conhecido primeiro pelo futebol mostrando quando jogador e agora, comandando o time do Everton, em nada menos que quatro campeonatos paralelos.
Amante do futebol amador, ainda como jogador, Arlan, acreditando no seu potencial técnico, montou um time que ganhou o pomposo nome de “Amigos do Arlan” e claro que a montagem não saciou apenas a vontade de ter um time, mas sim, a de conquistar títulos, que foram dois, ambos nas cidades coirmãs.
Com o bom futebol mostrado pelo time “Amigos do Arlan”, não demorou muito para que ele e o vereador Everton Romero, se tornassem conhecidos e em pouco tempo, estreitassem a relação que os deixou como amigos e tudo aconteceu através do futebol.
Diante do conhecimento demonstrado pelo então jogador Arlan, o vereador Everton o convidou para juntos, formarem uma parceria que poderia ser ainda mais vitoriosa no futebol amador daquela região, mas sendo também respeitada em outras cidades.
No entanto, o convite foi para que Arlan, se tornasse o técnico do time do Everton. Convite feito e prontamente aceito!
Acreditando que estava chegando o momento de deixar de ser jogador, mas não de abandonar o futebol, Arlan aceitou, pois como técnico, poderia continuar se não dentro de campo, mas ao lado dele e repassando todos os seus conhecimentos e lapidando os bons valores existentes naquelas cidades e região.
Do antigo elenco, do “Amigos do Arlan”, o novo técnico do Everton, Arlan, levou vários jogadores pelo fato de o mesmo conhecer a qualidade técnica deles, que teoricamente, tornaria o caminho mais curto para o sucesso e as almejadas conquistas do novo time do Everton.
À frente do comando técnico do Everton e com o grupo de jogadores que já conhecia, o técnico Arlan teve ainda as gratas surpresas de puder contar com os jogadores Keverson e Baiano, que no futebol profissional do Estado, escreveram também uma linda história e que até nos dias atuais, ainda é recordada com muito saudosismo pelos torcedores mais fanáticos da cidade Princesa do Sul.
O agora técnico Arlan destacou a atuação desses dois jogadores como importante, devido é claro à experiência e bagagem que ambos têm e é comum durante os jogos, os dois orientando os demais companheiros em campo.
Como treinador, Arlan passou a transmitir os seus conhecimentos ao elenco que rapidamente foi assimilando e colocando em prática durante os jogos dos campeonatos disputados.
Em Aquidauana e região, o time do Everton, já sob o comando do técnico Arlan, conquistou vários torneios e claro que todos de grande importância, pois os troféus conquistados, hoje além de enriquecerem, também dão brilho todo especial à vasta galeria do time de Aquidauana.
Apesar da importância das conquistas desses torneios, faltava uma conquista com mais “peso” e que pudesse ressoar o nome do técnico em todo Estado, faltava sim um campeonato mais pegado, onde técnico e time pudessem mostrar as suas reais habilidades e em particular, o conhecimento tático mostrado e ensinado pelo treinador.
Eis que, como em um passe de mágica, a UEFA-MS anuncia a realização da 1ª Liga Terrão Estadual de Futebol Amador, com os jogos sendo disputados em cidades polos, de onde apenas o time campeão passaria de fase.
Havia então, chegado a hora do novo técnico Arlan, colocar em prática todo o seu conhecimento para fazer do Everton, o primeiro campeão estadual da Liga que logo ganhou proporções nacionais e hoje poderá ser reconhecida como o Maior Campeonato de Futebol Amador do Mundo.
Dito e feito! Na referida competição que na sua primeira edição teve a participação de 164 times, representando 11 municípios, o time do Everton, através das instruções táticas ministradas pelo técnico Arlan, foi vencendo os seus adversários e avançando de fase e eis que, sem nenhuma surpresa, o time disputou a memorável decisão, com o jogo final em Campo Grande, contra a boa equipe do Comercial/Despachante Três Lagoas, da cidade do mesmo nome.
Com um futebol alegre e solto, o time dirigido pelo técnico Arlan, não tomou conhecimento do adversário a quem venceu com méritos, pelo placar de 3 x 1.
Pronto! Não apenas o time, mas a vitória serviu para mostrar de fato a qualidade e conhecimento tático do técnico Arlan que já era uma realidade para o futebol do Estado de MS, fato esse que ficou ainda mais cristalizado.
Após a conquista do cobiçado título de campeão da 1ª Liga Terrão Estadual, competição essa promovida e organizada pela União Esportiva de Futebol Amador (UEFA-MS), o time do Everton, sob o comando do técnico Arlan, passou a ser encarado com muito mais respeito e a ser temido pelos adversários.
Após conquistar o título estadual da Liga Terrão o time passou a receber vários convites para participar de torneios ou até mesmo jogos amistosos na cidade ou também em outras partes do Estado.
Entre os convites recebidos, o time comandado pelo técnico Arlan jogou na Aldeia Lagoinha, contra o Flamenguinho, depois em Anastácio, conquistou outro importante título no torneio alusivo ao Dia do Trabalhador, quando derrotou o bom time do Vó Maria, todos eles claro sob o comando do ex-jogador que se descobriu como técnico: Arlan.
Copa MS BET Sports
Os jogos acima mencionados, estavam na verdade servido como preparativos para a disputa da 1ª Copa MS BET Sports, em Campo Grande, cujo convite foi aceito pelo vereador Everton Romero, possibilitando o técnico Arlan, a fazer novos intercâmbios e colocar em prática uma vez mais, os seus conhecimentos, desta vez, já com vistas à 2ª Liga Terrão Estadual.
Nessa competição, claro que, pelo fato de ter o time campeão da 1ª Liga Terrão, o Everton de Aquidauana, estava na alça de mira dos adversários e após o sorteio para a formação dos grupos, o time ficou na chave “B” e avançou para a 2ª fase, como o 3º colocado.
Essa colocação evidencia a oscilação que o mesmo teve durante os jogos da fase classificatória.
Arlan reconheceu e atribuiu a oscilação, ao fato de nem sempre o time ter a mesma formação. Pois mesmo tendo um ótimo elenco, formado por 26 jogadores, ele não conseguiu escalar o mesmo time em dois jogos seguidos, pois como se sabe, pelo fato de exercerem as suas profissões, nem sempre os jogadores puderam viajar para a Capital de MS, onde os jogos são disputados na Arena Campo Nobre.
Com essa justificativa, o técnico Arlan descartou a carga emocional do elenco que participa de mais três competições paralelas e entre elas, os jogos válidos pela 2ª Liga Terrão Estadual, com as partidas nessa fase, sendo disputadas na cidade de Aquidauana.
Ele garantiu que o trajeto do deslocamento da delegação é feito de forma tranquila e nele, todos os jogadores se divertem contando casos, rindo, mas todos focados e engajados no compromisso de sempre levar adiante o nome do time.
“Pelo fato de conhecer todos os jogadores do elenco, eu garanto que todos estão focados nas competições que o time participa, ainda mais nesse campeonato do Campo Nobre (1ª Copa MS BET Sports do Campo Nobre) e também agora a Liga Terrão, pois ambos têm mito prestigio tanto estadual como nacional e por isso, cada vez mais, estamos mais focados nas vitórias”, disse o técnico que em pouco tempo à beira do campo, exercendo o cargo, já demonstrou além da sua competência o amplo conhecimento a respeito dos segredos do futebol amador, onde só participa ou pratica quem de fato sabe e o técnico Arlan, já deu mostras que é profundo conhecedor não apenas da arte de jogar bola em campo de várzea, bem como de transmitir os seus ricos ensinamentos aos mais novos e que almejam um futuro melhor, tal como ele no mundo mágico e encantado do futebol.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.