redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, segunda-feira, 01 de janeiro de 2024.

Coronavírus Covid-19

Dicas para os moradores da região do Anhanduizinho se prevenirem contra o contágio da doença

Por Gilson Giordano em 07/04/2020 às 16:20

Em tempo de pandemia, todo tipo de proteção torna-se essencial e através delas, diminui o risco de contrair a doença (Foto: Arquivo)

Com o crescimento do número de casos já registrados no Estado de Mato Grosso do Sul, algumas dicas para tentar fugir do contágio do coronavírus Covid-19, aqui vão algumas “dicas” para os moradores dos bairros que formam a região do Anhanduizinho que, até o momento, além de não ter nenhum caso confirmado, também não tem nenhum suspeito.

De acordo com os dados divulgados pelo boletim epidemiológicos, até às 11h02 desta terça-feira (7), em Mato Grosso do Sul haviam sido confirmados 80 casos; dois óbitos e 26 casos suspeitos.

A Capital de MS onde foi registrado o maior número de casos, no total, 14 pessoas.

Saibam quais são os principais sintomas da doença:

Febre, cansaço e tosse seca: Alguns indivíduos também têm dores no corpo, coriza, congestão nasal, dor de garganta e diarréia. Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada seis pessoas sente dificuldade para respirar.

Outros sintomas que podem aparecer são fadiga, dor articular, arrepios, náusea ou vômito, nariz entupido, tosse com sangue e olhos inchados.

Principais sintomas do Covid-19, portanto, fique atento!

Febre-88%; Tosse Seca-68%; Fadiga-38%; Tosse com Catarro Espesso; 33%; Falta de Ar-19%; Dor Articular-15%; Dor de Cabeça-14%; Arrepios-11%; Náusea ou vômito-5%; Nariz Entupido-5%; Diarréia-4%; Tosse com Sangue-1%; Olhos Inchados-1%.

Esses percentuais são dos pacientes que apresentaram sintomas do coronavírus Covid-19

 

Sintomas são mais graves em idosos                    

 A covid-19 demonstrou ser mais grave em idosos e pessoas com diabetes, problemas cardiovasculares ou respiratórios, além de pessoas com o sistema imunodeprimido. Os idosos são mais vulneráveis aos vírus, pois, a partir dos 60 anos, a capacidade do sistema imunológico tende a diminuir devido ao envelhecimento.

Saiba mais

Em quanto tempo os sintomas aparecem?

Em média, as pessoas demoram cinco dias para apresentar os sintomas do novo coronavírus após serem infectadas. No entanto, a doença pode ficar incubada até duas semanas depois do contato com o vírus.

Como se pega o coronavírus?

 O novo coronavírus é transmitido por meio de secreções (gotículas de salivas, catarro). Portanto, você pode pegar a doença ao ter contato direto (apertar a mão, abraçar, beijar) com uma pessoa contaminada ou até mesmo ao tocar em algum objeto (botão do elevador, corrimão, computador, caneta) contaminado com as secreções dela.

Como prevenir contra a covid-19

 O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo a provocada pelo coronavírus. Entre as medidas estão:

Lavar as mãos freqüentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os cinco momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool, como álcool em gel;

Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

Evitar contato próximo com pessoas doentes;

Ficar em casa quando estiver doente;

 Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

 Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões