redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, quinta-feira, 25 de janeiro de 2024.

Guerra contra dengue

A partir da próxima semana, Agentes Comunitários estarão no bairro Alves Pereira para vistoriar as residências

Por Gilson Giordano em 25/01/2019 às 15:59

Dezenas de Agentes de Saúde foram treinados e capacitados para enfrentar a proliferação de mosquito da dengue (Foto: Divulgação)

Devido à gravidade do problema em função do elevando índice de infestação de saúde da dengue, conforme foi apontado pela Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), a partir de terça-feira (29), mais de 30 agentes comunitários de saúde e de combate a endemias estarão mobilizados em uma força-tarefa para vistoriar 100% dos imóveis da região da UBSF Alves Pereira, localizado na região do Anhanduizinho. Com essa força-tarefa, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) tentará reduzir os índices apresentados pelo  LiRaa e consequentemente os casos das doenças transmitidas pelo mosquito da dengue, no entanto, a ajuda dos moradores da localidade será também fundamental nesse combate.

No transcorrer da semana, os servidores que estarão envolvidos neste trabalho passaram por uma capacitação conduzida pela de Educação em Saúde e gerentes técnicos da coordenadoria para definir o plano de trabalho e ações integradas, além de receberem orientações para aumentar a efetividade do rastreamento e eliminação dos depósitos e potenciais criadouros do mosquito.

Segundo a supervisora técnica do CCEV, Josiane Abregos, a ação abrangerá 5.078 imóveis dos bairros  Colibri, Alves Pereira, Naschiville, Vila Antunes e adjacentes, todos localizados na região do Anhanduizinho. O trabalho deve se estender durante toda a semana e os agentes serão divididos em equipes que percorrerão as áreas divididas por quarteirão.

“O objetivo é visitar casa por casa e, além de orientar o morador sobre a necessidade dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito, será feito o tratamento e remoção dos grandes depósitos e materiais inservíveis, além da identificação e eliminação de focos”, diz.

Os imóveis que eventualmente estiverem fechados com ausência momentânea do morador deverão ser visitados em um segundo momento em data ainda a ser definida.

 Estratégia

A área da UBSF Alves Pereira foi escolhida para receber esse trabalha, pois é a considerada mais crítica de infestação com 7.3%, segundo o LiRaa. Em seguida aparecem às áreas da UBS Universitário (6.3%), UBSF Vida Nova (6.1%); Cruzeiro/Autonomista (6%), UBS Dona Neta, no bairro Guanandi, também na região do: Anhanduizinho, com (5.6%), UBSF Cidade Morena (5%), UBS Jockey Clube, também na região do Anhanduizinho, com (4.5%) e Centro Amambai (4.5%). O LiRaa completo está disponível para download no  link: http://www.campogrande.ms.gov.br/cgnoticias/downloads/liraa-janeiro-2019/

Dados epidemiológicos

De  acordo com os dados epidemiológicos divulgados pela coordenação até o momento foram notificados 451 casos de dengue, seis de chikungunya e de zika. Em janeiro do ano passado (2018) foram notificados 374 casos de dengue, 27 de chikungunya e 22 de zika.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões