redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, terça-feira, 30 de janeiro de 2024.

circuito de futevôlei

Etapa de futevôlei desperta atenção dos torcedores de Bonito e cidades circunvizinhas neste fim de semana

Por Gilson Giordano em 19/01/2024 às 10:31

Shark Attack, a mais elegante e difícil jogada no futevôlei onde o jogador toca na boca por cima da rede, com a sola do pé (Foto: Divulgação)

A partir desta sexta-feira (19), o “Staff” do departamento técnico da Federação de Futevôlei de MS, estará esticando as redes e armando as tendas no Balneário Municipal da cidade de Bonito, localizado ao oeste do Estado e distante da Capital de MS a 265 quilômetros.

Nesse município será o encontro das belezas naturais proporcionados pela natureza e as jogadas clássicas proporcionadas pelos atletas do futevôlei cuja prática é formada pelo controle de bola e a técnica.

Essa será a IV e última etapa do festival organizado pela federação da modalidade que já teve como sedes, as cidades de Coxim, Sonora e Anaurilândia, onde os campeões receberam as suas devidas premiações e agora, será a vez dos desportistas bonitenses de presenciarem a verdadeira arte de jogar futevôlei, pois a prática nada tem a ver com a habilidade de quem pratica o futebol, pois na areia, a história é totalmente diferente.

Shark Attack

Talvez os desportistas, os amantes da prática esportiva de forma geral, não saibam ou nunca viram uma jogada de um Shark Attack, cuja beleza plástica pode ser comparada a um gol de bicicleta no futebol.

Trata-se de uma rara jogada, na verdade uma acrobacia,  mas que poderá acontecer durante as disputas dessa etapa que marca o encerramento da referida modalidade que anteriormente, levou aos torcedores, os conhecimentos técnicos básicos para a prática da mesma nas cidades acima mencionadas.

Na verdade, a jogada de um Shark Attack, inventada pelo jogador Léo Tubarão evidencia a pura habilidade que, apesar da técnica nem todos os jogadores têm, é o recurso mais difícil durante uma partida de futevôlei, onde um dos jogadores da dupla, consegue pular na altura da rede e atingir a bola com a sola do pé. Esse tipo de jogada foi inventada pelo jogador Léo Tubarão, assim como Bernard inventou a “Jornada nas Estrelas”, Leônidas da Silva inventou a “Bicicleta” no futebol, ou o “Saque Viagem”, no Voleibol, jogada foi executada pela primeira vez no Brasil ainda na década de 60 por Jorge Mello Bittencourt.

Outras jogadas

Além dessa que é considerada como a beleza plástica, além do elevado grau de dificuldades no futevôlei, os torcedores locais e por certo os de Miranda e Aquidauana, os dois municípios mais próximos da cidade sede, poderão ver ainda, outros tipos de jogadas, como por exemplo:

Curto: chamado também “pingada” ou “largada”

Longo: a direção da bola é no fundo da quadra, no espaço atrás dos rivais.

Na diagonal: pode ser curto ou longo.

Paralelo: a trajetória da bola é paralela à lateral da linha de marcação.

Categorias

Desta feita, a IV e última etapa de Futevôlei, a ser disputada na cidade de Bonito, terá as disputas de duplas competindo em duas categorias: Amador “B”, cujos jogos serão disputados neste sábado (20) e Amador “A”, com as duplas inscritas entrando em quadra domingo (21).

A exemplo das etapas anteriores, Bonito também terá neste fim de semana, as principais duplas de futevôlei do Estado (Foto: Divulgação)

Duplas confirmadas

Pelo fato de as inscrições podendo ser feitas até momentos antes do início da etapa, até o momento, veja as duplas que representarão o interior na etapa deste fim de semana.

Duplas participantes do chamado Amador “A”: De Coxim, participarão as duplas Jonatan/Ferrugem, Menor/Douglas, Erik/Ruan e Magnata/Reinaldo.

De Anaurilândia estarão na IV etapa do futevôlei, as duplas Jonatan/Maldine, Ruan/Magnata, Murilo/Ferrugem e Mirandinha/Bola e representarão o município de Sonora, as duplas Jonatan/Maldine, Ruan/Ferrugem, Miguel/Bizuka e Bola/Magnata.

Além dos jogadores considerados como “feras” na modalidade, a etapa terá ainda as presenças das duplas:  Kaike/Ssean, Lori/Itamar, Juty/João Paulo, de Dourados,  Xico/João Vítor,  Baila/Joaozinho, Jader/Zé Maria, de Dourados,  Yan/Murilo, Lipe que anda busca um “parça”,  Igor/Wilmer,  Will/Rafinha, ambos de Bonito, Walker/Andrei,  Bolacha/Pretinho,  Yanka/Maldine,  a dupla que não é sertaneja, e por isso cantar não cantam, mas joga muito,  Paulo/Paulinho,  do CT Cachorrão,  Jéssica/Jonatan.

As duplas confirmadas na categoria Amador “B” cujos jogos serão disputados neste sábado: Gilson/Hugo, Axilei/Cleverson,  Luan/Gabriel, Pilon/Diego, Maroka/Mirandinha, Menor/Markito,  Bizuka/Lagoa, Ruan/Neto e Guilherme/Gustavo. Filipinho/Vitinho, este de Belo Horizonte,  Tião/Kalel, Joãozinho/Hebert,  Leandro/Pedrinho,  Paulo Gabriel/Vitor,  Itamar/Leandro Lori,  Luiz Guilherme/Leandro,  Maroka que ainda busca um parceiro na categoria amador B,  Muth/Marcos, Jeferson/Audi Edemar/Alex,  Ivan/Luiz  e Igor/Wilmar.

Organizador

Um dos responsáveis técnico pela realização do evento e que está na desabalada correria, para dotar o local com a infra-estrura capaz de agradar a todos, jogadores e torcedores, acredita que não apenas pelo fato de ser a última etapa, mas sim pelo fato de ter despertado o interesse em dezenas de praticantes da modalidade, além dos bons prêmios, o evento poderá ter em torno de 50 duplas participando.

“Posso garantir que, devido às etapas anteriores, disputadas em Coxim, Sonora e Anaurilândia, o futevôlei despertou interesse em até mesmo em que havia parado de praticar; Agora e com muita alegria vejo o retorno de vários atletas que decidiram mostrar na arena, as suas habilidades técnicas. Por isso tudo e mais a organização, acredito que essa etapa, a exemplo das outras anteriores, terá tudo para agradar os torcedores”, firmou Maurio Maroka Martins.

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





Exibir botões
Esconder botões