Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, quinta-feira, 25 de janeiro de 2024.
Equipe técnica fez o primeiro levantamento para a construção da Pista de Moutain Bike no Jardim Lageado (Foto: Divulgação)
A Escola Estadual Professora Thereza Noronha de Carvalho, localizada no Parque Lageado, no bairro do mesmo nome na região do Anhanduizinho poderá ganhar uma pista de Mountain Bike e com isso, se tornar uma das referências esportivas no Estado de MS.
A região do Anhanduizinho que comporta a Pista Internacional de Atletismo, localizada no Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho e o reformado Ginásio do Guanandizão, aos poucos vai se tornando o principal pólo esportivo da Capital de MS e servindo de exemplo para outras cidades do Estado.
Desta feita, por iniciativa do Governo do Estado, através da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), a área disponível na Escola Estadual Professora Thereza Noronha de Carvalho, está sendo viabilizado para tal construção e para alavancar o processo, transportando o mesmo do papel para a prática, a primeira vistoria técnica já foi realizada, com levantamento topográfico e análise Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), procedimentos feitos pelo engenheiro Gustavo Henrique dos Santos. A instituição de ensino foi indicada pela Secretaria de Estado de Educação (SED) por possuir espaço adequado para a construção da pista, pelo número expressivo de alunos (aproximadamente mil) e pela necessidade de projetos esportivos de inclusão na região, com indicativo de vulnerabilidade social.
O objetivo é atender crianças e jovens estudantes na faixa etária dos sete aos 17 anos, incentivando a prática do ciclismo com aulas especializadas e fomentando as categorias de base da modalidade na Capital com treinos que vão da aprendizagem inicial ao aperfeiçoamento técnico.
A pista de iniciação e treinamento de ciclismo será construída com recurso proveniente de emenda parlamentar empenhada pelo deputado federal Luiz Ovando e com contrapartida do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. O investimento será de aproximadamente R$ 97,14 mil. A instalação esportiva, que deverá ser entregue em 2022, será constituída por obstáculos para o desenvolvimento de técnicas do MTB, como subidas e descidas, curvas, bancos de areia e cascalhos.
De acordo com o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, a pista vai atuar diretamente na oportunização e descoberta de talentos. “É uma forma de ocupar o tempo de diversos alunos no contraturno das aulas com a prática de um esporte tão divertido que é o ciclismo. No local também poderemos descobrir e lapidar novos talentos”.
Para o assessor especial da presidência da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, que acompanhou a vistoria técnica, o mesmo acredita que a escolinha de ciclismo também atenderá a comunidade. “Além de treinamento esportivo de MTB, as crianças terão aula de educação no trânsito e no local também serão realizadas competições”. Para isso, profissionais de Educação Física, por meio do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc) – Treinamento Desportivo serão alocados na instituição.
Por ocasião da vistoria e avaliação do local. Também estiveram participando o presidente e vice-presidente da Associação Esportiva FireBikers Team, Joilson de Paula e Hilton Guenka (“Tunay”), que contribuíram com sugestões no projeto da pista, e do diretor da EE Profª Thereza Noronha de Carvalho, Victor Guilherme
0 Comentários
Os comentários estão fechados.