Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, quinta-feira, 01 de fevereiro de 2024.
Ostentando as medalhas conquistadas em Lima, atletas paralimpicos foram recepcionados pelo prefeito Marquinhos Trad (Foto: Divulgação)
Localizado no bairro Aero Rancho, na região do Anhanduizinho, o Parque Ayrton Senna, poderá também ter a partir dos próximos dias, mais uma oficina, para a prática esportiva. Desta feita, trata-se do Projeto Escola Pública de Futebol de Sete, para atender os jovens com paralisia cerebral.
Atualmente no local existem oficinas voltadas para os atendimentos aos atletas do Paradesporto, como a Bocha, Atletismo e a Petra, que é uma modalidade praticada por cadeirantes com paralisia cerebral.
A notícia foi anunciada nesta quarta-feira (4), por ocasião do retorno dos quatro atletas Campo-grandenses e mais o auxiliar técnico, que integram a seleção brasileira de Futebol de Sete que mais uma vez brilhou nos Jogos Parapan Americanos, disputados em Lima.
Por ocasião do desembarque, os paratletas foram recepcionados pelo prefeito Marquinhos Trad que ainda no aeroporto, anunciou a implantação do projeto de futebol Paralímpico para estimular a participação de novos jovens.
“Estes atletas foram campeões depois de seis partidas, mas antes desse resultado, teve muitos dias de treinos, correções, melhorias e isso os tornam exemplos para muitos jovens. Vamos continuar fomentando cada vez mais a participação de crianças e adolescentes no esporte com a inclusão do Futebol de Sete no Projeto Escola Pública”, disse o prefeito parabenizando a equipe e pedindo para que os medalhistas incentivem os jovens na prática esportiva.
Orgulhoso do resultado e exibindo a medalha, o jogador Moacir Fernando da Silva Mota, disse que conheceu o Futebol de Sete pelo técnico de partidas do amador. “Eu treino 10 anos, ele já jogava amador e o professor da época disse que havia equipe especifica para deficiente com paralisia cerebral. “Significa muito, um ouro é a vitória de anos de treino e dedicação. Nós já havíamos trazido o bronze na Copa do Mundo, hoje fomos ouro, é uma história é grande feito”, enfatizou Moacir.
Projeto
Segundo o diretor presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), Rodrigo Terra, a idéia é incluir no Projeto Escola Pública de Futebol turmas de Futebol de Sete para jovens com paralisia cerebral. “Nós sempre tivemos esse interesse e essa conquista reforça a importância. Os nossos atletas são à base da seleção brasileira, dos sete titulares, cinco são de Campo Grande. A princípio o projeto acontecerá no Parque Ayrton Senna onde já temos projetos voltados ao Paradesporto como a Bocha, o Atletismo e a Petra.”
A seleção, treinada por Paulo Cabral do RJ, tem como auxiliar, o sul-mato-grossense Marcos Ferreira dos Santos, que defendeu a seleção brasileira atuando como goleiro, em seis Paralimpíadas.
Durante o desembarque, Paulo também externou o sentimento vivido por ele junto aos demais integrantes do selecionado.
“É emocionante ver nosso resultado e a evolução dos nossos atletas que vão se destacando e mesmo com mudanças no time, foi mantida a hegemonia como em 2007 e 2015 e agora, conquistando a medalha de ouro do Futebol PC no Parapan 2019”, afirmou.
Os atletas que integram o selecionado brasileiro e que brilharam na competição internacional foram: Hebert Honório Lemes Oviedo, Heitor Luiz Ramires Camposano, Wesley Gabriel dos Santos Ferreira, Moacir Fernando da Silva Mota e Leonardo Giovani Morais.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.