Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, quarta-feira, 31 de janeiro de 2024.
Equipes de produtores viabilizam a apresentação de 20 curtas-metragens nas Escolas da REME (Foto: Divulgação)
Localizada na Rua Iemanjá, no Jardim das Hortênsias, no bairro Aero Rancho, na região do Anhanduizinho, a escola da Rede Municipal de Ensino (REME), Irene Szukala, foi uma das selecionadas para receber o projeto Campo Grande na Tela, com a apresentação de produções cinematográficas na Capital com a produção de 20 curtas-metragens.
A referida escola é uma das maiores da região. A prova disso, é que hoje tem 1.900 alunos matriculados, do pré I ao nono ano, divididos em dois períodos.
Apesar da confirmação, a data da exibição dos curtas ainda não foi definida, mas, na escola, o corpo docente já prepara para tal evento, que será mostrado em sete Escolas da Rede Municipal de Ensino (REME).
Conforme o histórico dos curtas, as películas mostram, além das paisagens, os personagens que marcaram a história de Campo Grande. O objetivo do projeto é divulgar os filmes aos adolescentes, público que nem sempre consegue ter contato com este tipo de material.
Desenvolvido pela Marruá Arte e Cultura, o projeto conta com recursos do Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FIMC), oriundos da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campo Grande.
Após as sessões, será promovido um debate com diretores, atores, produtores, jornalistas e profissionais que compõem o universo do cinema local, juntamente com professores da escola e os alunos.
A curadoria do projeto foi feita pela fotógrafa e videomaker Elis Regina Nogueira e possui cinco programas diferentes que serão exibidos de acordo com o público alvo de cada instituição de ensino.
“De projetos que desenvolvemos surgiram vários curtas. Percebemos que havia um acervo deles bastante relevantes e reveladores sobre a cidade em que moramos. Diante desse repertório pensamos ser importante transmitir esse conhecimento às novas gerações, produzindo mostras para exibição nas escolas”, explica Belchior Cabral, coordenador do projeto.
Antes de exibir os curtas-metragens nas unidades, integrantes do projeto irão até o local com um guia pedagógico explicando como funciona o projeto e apresentando os filmes que participam das exibições. Há também sugestões de temas e exercícios sobre o conteúdo gerado a partir deste contato com o cinema que podem ser aproveitados em sala de aula nas disciplinas de História, Literatura, Português, Geografia e Artes.
Entre os diretores que assinam as películas estão Joel Pizzini, Cândido Alberto da Fonseca, Essi Rafael, Nathália Tereza, Fábio Flecha e Roberto Leite.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.