Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, sexta-feira, 02 de fevereiro de 2024.

Os alunos do 3º ano, do curso normal médio, curso técnico de enfermagem e eletroeletrônico participaram da palestra proferida pela Vereadora (Foto: Divulgação)
A princípio pode ser um problema pouco divulgado, mas o seu resultado é devastador e deixa sequelas nas pessoas atingidas, bem como nos familiares.
O assunto em pauta refere-se às queimaduras e, para alertar a população da região do Anhanduizinho, a vereadora Enfermeira Cida Amaral (PROS) ministrou, semana passada, duas palestras na Escola Estadual Professor Silvio Oliveira dos Santos, localizada no bairro Aero Rancho, na região do Anhanduizinho.
As palestras proferidas pela Vereadora fizeram parte da Semana Municipal de Prevenção à Queimadura, cuja estatística das pessoas queimadas é alarmante, no entanto, nunca é mostrada pela imprensa.
A primeira palestra foi proferida terça-feira (5), à noite, e a segunda na sexta-feira (8), pela manhã. Na plateia, os alunos do 3º ano, curso normal médio, curso técnico de enfermagem e eletroeletrônico. Na ocasião, estiveram presentes a diretora da escola Jaqueline Dias e o professor Silvano Aparecido Francisco.
Com a aproximação dos festejos juninos, Cida Amaral fez questão de abordar o assunto de forma mais aprofundada, citando os perigos e riscos decorrentes deste período.
Além de citar as festas juninas, a Vereadora também apontou outros perigos que podem causar queimaduras de graves proporções. Entre eles, estão: cozinhar bife na chapa ou assar churrasco, empinar pipa próximo à fiação elétrica, a exposição ao sol depois das 10 da manhã até às 16 horas, além das queimaduras térmicas, elétrica e química.
Durante a palestra, a vereadora Enfermeira Cida Amaral falou com conhecimento de causa, a respeito das queimaduras de 1º grau (vermelhidão na pele), 2º grau (Formação de bolhas profundas, destruição completa da pele) e de 3º grau (Exposição de tecidos nobres, osso tendão ou inervação). Na ocasião, ela ensinou aos presentes que, diante dos casos acima mencionados, o que não fazer em casos de queimaduras, perigos em casa, perigos no trabalho e o que fazer em caso de pegar fogo na roupa.
A Vereadora é autora do Projeto de Lei que institui a Semana de Prevenção de Queimaduras na Capital e explicou a importância da Lei. “Quem passou por essa questão de queimadura sabe o que estamos falando e o por quê eu tive tanto empenho em transformar um Projeto em Lei, cada um que está aqui faz parte desse processo. Eu tive a oportunidade de trabalhar no Hospital da Santa Casa e desses quase 30 anos que estive lá, 20 anos trabalhei direto no serviço de tratamento de queimaduras e, cada paciente que chegava para o tratamento é uma família que está sofrendo. A queimadura deixa marcas para sempre, seja física ou psicológica. Acreditamos na prevenção, precisamos fazer mais, precisamos de políticas públicas efetivas, que resolvam os problemas da população, mas tem problemas que podemos evitar como a queimadura, que é uma questão de saúde pública”, garantiu a vereadora.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.