redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, quarta-feira, 29 de novembro de 2023.

2ª liga terrão estadual

“Guines Book” pode de fato, reservar uma ótima página para o campeonato que uma vez mais teve jogos super emocionantes na Capital de MS

Por Gilson Giordano em 14/09/2022 às 17:03

Família que permanece unida, também joga unida e foi isso que o time dos Paiva, mostrou na rodada da Liga Terrão Estadual (Foto: Divulgação)

 

Encerradas as fases classificatória e com a disputa do primeiro “mata-mata” a 2ª Liga Terrão Estadual, que poderá integrar o “Guines Books” como o Maior Campeonato de Futebol Amador do Mundo, tanto em número de municípios inscritos e através deles, os times participantes, mais de 220 equipes , que é promovida e organizada pela União Esportiva de Futebol Amador (UEFA), que para fazer contenção de despesas  manteve as mesmas 17 regras, mas fez várias alterações que acabaram “caindo” nas graças dos times e que hoje é o maior “xodó” no futebol amador em toda a região Centro-Oeste do país, tendo servido de exemplo para outros Estados brasileiros, que já estão copiando a fórmula de disputa.

Entres as mudanças, constam a diminuição do campo de jogo, sendo que com as normas da UEFA-MS, o campo mede 70 x 50, os times podem  utilizar nove jogadores, sendo oito na linha e mais o goleiro, as substituições são ilimitadas durante o jogo que tem a duração de 50 minutos e mais o acréscimo do árbitro que por sua vez, não conta com os dois auxiliares, fato esse que foi de plano agrado dos donos dos times que ao invés de desembolsar o pagamento para três – árbitro e dois assistentes – com a inovação implantada pela UEFA-MS, agora os mesmos pagam apenas o árbitro.

Com essas alterações que logo foram adaptadas por todos, a modalidade se tornou o “xodó” no futebol amador da Capital de MS e hoje já é exportada para outras cidades.

Com essas alterações que surtiram efeitos altamente positivos, a UEFA-MS pode sim, ter incluído no Guinness Books – Livro dos Recordes – como a maior organizadora de futebol amador mundial, envolvendo 252 times, representando 22 municípios, com a participação direta de aproximadamente 12 mil pessoas e com a super premiação em dinheiro, no valor total de R$ 71 mil, a maior paga em tal categoria em todo o país.

Jogos   

Com um olho na premiação e o outro no status que a competição representa para o time campeão, no fim de semana passado foram realizados os jogos válidos pelo primeiro “mata-mata” envolvendo os times que terminaram a fase classificatória nas segunda e terceiras colocações que eram 32 na região norte e mesmo número na região sul, mas que agora sobraram apenas 16 em cada uma das regiões.

Agora, os vencedores desse primeiro “mata-mata” se juntarão aos campeões de grupos da fase classificatória.

Santa Emília

No campo do bairro Santa Emília, a rodada marcada por quatro jogos todos disputados sábado (10), foi extremamente tensa, pois apenas uma das partidas apontou o vencedor do jogo, no tempo regulamentar, enquanto que as outras três partidas, para testarem a adrenalina dos torcedores, levaram as decisões acompanhadas das emoções para as cobranças dos tiros livres da marca do pênalti.

No primeiro jogo, o mais “fácil”, o time do Gaby/César desbancou o bom time do Camarões/Nova Campo Grande, com a maiúscula vitória pelo placar de 2 x 0, garantindo a sua continuidade no campeonato de futebol amador que é a “menina dos olhos” de muitos times.

Depois, o chavão que voltou à moda: “haja coração!”. No segundo jogo, atuaram os times do Sayonara x FBI, que após o empate no tempo regulamentar, o primeiro levou a vantagem nos tiros livres da marca do pênalti, ao vencer por 4 x 3.

A dose de emoção se manteve alta e de novo, no terceiro jogo, nova decisão através dos tiros livres da marca do pênalti, entre o time do famoso “três em um” formado por Almeida/Atlântico/Oreia, que acabou sendo derrotado para o Amigos do João Jacaré, pelo placar de 4 x 2 e encerrando a rodada, atuaram Pênfigo x Granimar que mais concentrado na partida venceu pelo placar de 4 x 3 e também avançou de fase.

 Serra Azul

Time do Raça caiu na “real” jogou e venceu e viu que tem time para continuar na difícil competição que é a Liga Terrão (Foto: Divulgação)

Na Arena Serra Azul, domingo (11), pela manhã, no primeiro,  atuaram os times do Seduc/Amigos do Presidente Júlio x Os Paivas, que após o  empate no tempo normal por um gol,  os Paivas venceram nos pênaltis pelo placar 4 x 3; depois,  o time Diretoria, derrotou por 3 x 0 o Clube Brasil;  em seguida, o Raça Real venceu por 2 x 1 ao Juventus 16  e  encerrando a quádrupla rodada, atuaram Soldamaq e API, que no tempo normal acabou empatado sem gols e foi vencido pelo segundo nos pênaltis, pelo placar de 4 x 3.

Região Norte

Na região norte, onde foram disputados também oito jogos, os mesmos foram menos traumáticos e teve até goleadas em dois jogos, apenas dois deles tiveram os vencedores conhecidos através dos tiros livres da marca do pênalti.

Buracanã

A rodada foi aberta com dois jogos disputados na Arena Buracanã e no primeiro, o novato time do Juventus Ajacio Club e venceu por 1 x 0 o Polonês e depois em partida das mais emocionantes com a marcação de seis gols, o time do Corinthinhas fez jus ao nome e formando parceria com o Império Pontual, depois de empatar no tempo regulamentar em três tentos, mostrou mais concentração e venceu o Mercado Econômico nos pênaltis por 4 x 2.

Na manhã do dia seguinte, portanto no domingo (11), no primeiro jogo, reabriram a rodada os times do V12 e Iniciantes, claro que o primeiro não deixou passar a oportunidade diante dos “novatos” a quem venceu pelo placar de 3 x 1, também se garantindo na próxima fase da competição.

Encerrando os jogos dessa fase no Buracanã, os Amigos do Boka, despacharam o time da Borracharia Graxaim a quem venceram com certa folga, pelo placar de 2 x 0, eliminando o time da borracharia.

São Caetano

Localizado no extremo norte da cidade, no campo do bairro São Caetano, a rodada da fase do “mata-mata” da 2ª Liga Terrão Estadual, sediou também quatro jogos e entre eles, com a participação de dois times que no sábado (10) foram eliminados na 1ª Copa MS BET do Campo Nobre.

No primeiro, o time do Real, não quis correr o risco de decidir o jogo nos pênaltis e impôs a goleada da rodada, ao derrubar a casa do JK Construções, pelo placar de 5 x 1.

No segundo jogo, entre os times do Marçal Terena x Atlético Montagna, foi registrado o empate sem gols, sendo que o primeiro venceu nos pênaltis, pelo placar de 4 x 3.

Depois atuaram os times do WR Hortifruti/Casarão Nova Lima e o Marabá que pode ter enfrentado uma equipe desmotivada pelo fato de ter sido eliminada na Copa MS BET Campo Nobre, um dia anterior, mas o Marabá nem quis saber disso e venceu com sobras, pelo placar de 3 x 0

E Encerrando a rodada, também outro time que andou “aprontando” na Arena Campo Nobre, mas acabou sendo eliminado na fase do “mata-mata” em jogo disputado também sábado, para o time do Agrolaço Pet Shop/Nacional, o Lava Jato Ceará, provou em campo que estava refeito da eliminação e com isso, quem “pagou o pato” foi o time do Arsenal, que sofreu a goleada pelo placar de 5 x 0.

Jogos

Nesta quinta-feira (15), o departamento técnico da UEFA-MS deverá oficializar e divulgar os jogos deste fim de semana, válidos pela fase Campo-grandense da 2ª Liga Terrão Estadual.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões