redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, terça-feira, 28 de novembro de 2023.

alerta geral!

Para não perder o CadÚnico, famílias residentes nos bairros da região do Anhanduizinho, devem comparecer neste sábado aos CRAS para regularização

Por Gilson Giordano em 24/11/2023 às 09:20

A falta da regularização, que poderá ser feita neste sábado,  poderá ocasionar na perda dos benefícios, conforme a Lei (foto: Divulgação)

As famílias unipessoais pendentes de atualização no Cadastro Único, residentes em alguns dos bairros localizados na região do Anhanduizinho, terão neste sábado (25), a oportunidade de se legalizarem e com isso, ficar sem o risco de ter o corte no benefício. Neste dia, equipes da Secretaria de Assistência Social (SAS), estará com ações para a devida regularização.

As ações serão realizadas neste sábado (25), no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Canguru, no bairro Centro-Oeste, das 8 horas ao meio-dia. Serão convocadas famílias atendidas também pelos CRAS Aero Rancho, Loteamento Municipal Dom Antônio, no bairro Lageado  e o bairro Los Angeles, todos localizados na região do Anhanduizinho.

A ação será realizada até o dia 16 de dezembro, visando a regularização das famílias unipessoais pendentes de atualização. De acordo com dados de outubro de 2023, a equipe do Cadastro Único constatou que 16.894 famílias ainda permanecem com a situação pendente, por isso os técnicos dos CRAS e da Central do CadÚnico estão mobilizando e convocando essas famílias por meio de telefonemas, cartas e mensagens via WhatsAppconforme o território de abrangência de cada unidade.

Conforme as informações da gerente do Cadastro Único, Viviane Brandão cada unidade deve realizar filtro das famílias pendentes de regularização e intensificar a busca ativa visando o comparecimento das pessoas na ação, seguindo o calendário estabelecido para cada região de Campo Grande de acordo com o seu território de abrangência e direcioná-las para o dia e o CRAS da região que fará o atendimento.

“No começo do ano existiam 27.754 famílias pendentes de regularização. Fizemos ações o ano todo e conseguimos atender pouco mais de dez mil famílias, por isso é fundamental que as restantes atendam o chamado. Estas famílias estão organizadas em grupos, conforme data de entrada no CadÚnico, porém é preciso destacar que todas elas terão os benefícios bloqueados e posteriormente cancelados, caso não atualizem as informações no CadÚnico com urgência”, ressaltou a gerente.

Para atualizar o Cadastro Único a família precisa se dirigir a uma das 26 unidades que oferecem o serviço e apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência em nome do responsável familiar, além de assinar um termo de responsabilidade específico se comprometendo com a veracidade das informações prestadas ao Cadastro Único, evitando assim que pessoas da mesma família recebam mais de um benefício, enquanto outras famílias fiquem sem nenhum.

É preciso destacar que no momento de atualizar o Cadastro Único o responsável familiar precisa declarar a realidade, caso de fato seja uma família unipessoal ele vai reiterar as informações declaradas anteriormente, porém se tratar de uma família com mais membros e que estão em cadastros separados ou até mesmo com algum membro que foi omitido é o momento de corrigir e declarar a realidade vivenciada.

Esse processo de averiguação é válido até 30 de dezembro de 2023, logo todas essas famílias terão que atualizar o CadÚnico até essa data.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





Exibir botões
Esconder botões