Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, quarta-feira, 27 de dezembro de 2023.
Situaçãp de uma das ruas localizadas no Jardim Los Angeles durante o período de stiagem (Foto: Aruqivo)
Há exatos seis dias, por ocasião do lançamento da abertura da 6ª edição do programa ‘Todos em Ação – A Prefeitura mais perto de você’, na região do Anhanduizinho, quando mais de quatro mil pessoas passaram pela Escola Municipal “Doutor Plínio Barbosa Martins”, localizada no Jardim Macaúbas, no bairro Centro-Oeste, a prefeita Adriane Lopes, anunciou à curto prazo, as chamadas obras de “maquiagem” e entre elas, consulta médica, vacinação, testes rápido, orientação sobre passe do estudante, corte de cabelo, cadastro para benefícios da tarifa social da Águas Guariroba, Ouvidoria de Campo Grande, orientação de veterinários, vermifugação e vacinação antirrábica para os pets, mas sem se atentar para o grave e crônico problema que atinge e afeta a todos os moradores da referida região, mais especificamente no Jardim Los Angeles, durante o período de chuva, tal como o vivido nos recentes três dias.
Além das obras que mais servem de “maquiagem”, foram anunciadas ainda, as chamadas obras paliativas previstas para ser iniciada dentro do prazo de 15 dias, portanto restam mais nove dias para o início as mesmas que contam com execução de serviços de varrição, capina manual, roçada mecanizada, pintura de meio-fio, patrolamento, além de chamada “operação tapa buracos”, substituição de lâmpadas e limpeza de bocas de lobo que em muitos casos estão há tempos obstruídas.
E agora?
No entanto, os problemas vividos e enfrentados pelos moradores da região não estão restritos nas obras de “embelezamento” do bairro, mas sim de ações mais concretas, mais eficazes como obas de drenagens e pavimentações de várias ruas e com elas, capazes de solucionar de vez o problema vivido e enfrentado neste período de chuvarada.
Conforme o Pluviômetro instalado na casa do morador Elias Martins (60), no Conjunto Iracy Coelho Neto, no bairro Centenário, também na região do Anhanduizinho, teria marcado 120 mm de chuva durante os últimos três dias.
No entanto, nesta quinta-feira (18), pode ter sido o dia com maior intensidade, pois a chuva começou por volta dos dois minutos (00h02) e trouxe de volta os antigos problemas vividos por boa parte dos moradores que residem nos bairros mais distantes da área central da Capital, ou com exceções, de alguns bairros localizados na região norte da cidade, exceto o Nova Lima que igualmente, há anos vive e enfrenta o mesmo problema, de enchentes e alagamentos das ruas.
Na região do Anhanduizinho, pelo número de reclamações dos moradores, o Jardim Los Angeles, localizado no bairro do mesmo nome, fundado, em 1.968, por tanto, há 54 anos, os problemas podem ter afetados maior moradores.
No cruzamento das Ruas Lauro Muller e Izolino Alves Pereira, a moradora Edneia Lima, (42), que tem comércio no local, onde mora há 30 anos reclamou da situação das ruas, ao frisar que na época da chuvarada, tal como o período vivido no momento, as mesmas viram um rio sendo banhado por “águas vermelhas”.
Outra moradora que também lamentou a atual situação vivida e enfrentada pelos moradores do Jardim Los Angeles, foi a Ariane Mendes, que reside há mais de 15 anos, mostrando o rastro de destruição deixado pela correnteza das águas que é o lamaçal existente nas Ruas Antônio Prado e Afonso Celso.
Para ela, o atual problema poderia ter sido solucionando, caso as ruas do referido jardim fossem pavimentada, além de esgoto.
Futuro
Mas de acordo as previsões da prefeita Adriane Lopes, esse “sonho” deverá ainda esperar no mínimo mais dois anos para que possa ser concretizado.
No local a Prefeita anunciou investimento no valor de R$ 96 milhões nos próximos dois, o valor anunciado será investido em várias obras e entre elas, a tão sonhada agora que são justamente de pavimentação e recapeamento.
Enquanto a concretização desses sonhos esperados há 54 anos não se concretizam, o certo mesmo é rezar para amenizar o período chuvoso e encontrar novos caminhos para desviar dos “rios” que banham as ruas em dias de chuva.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.