Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, quinta-feira, 28 de dezembro de 2023.
Todos acreditam que, um ecoponto com as mesmas medidas que foi construído no bairro União solucionaria o problema (Foto: Arquivo)
Formado por 12 parcelamentos, o Grande Aero Rancho, localizado na região do Anhanduizinho é considerado como o maior bairro populacional da Capital de MS onde residem aproximadamente 80 mil pessoas, conforme ainda o censo realizado em 2010.
No Grande Aero Rancho estão localizados loteamento, os núcleos habitacionais divididos em sete setores, o conjunto habitacional que já foi apontado como o maior já construído no país e todos com o mesmo nome do local e além deles estão ainda os Jardins das Hortênsias, Loteamento Guanandi IIe a Granja São Luis.
É inegável o crescimento da referida localidade e que ao longo dos anos, passou por um profundo processo de renovação, com a pavimentação das ruas, instalação das redes pluviais, entre outras benfeitorias que acabaram despertando o interesse por parte da classe empresarial que, acreditando na pujança do Grande Aero Rancho, passou a investir nos bairros nele localizados.
No entanto, tudo o que foi feito até o momento ainda é considerado como “pouco” pelo potencial dos seus moradores que querem muito mais para total independência da localidade.
Entraves
Mas, o “boom” para o tão esperado desenvolvimento, ainda esbarra em alguns entraves e entre eles, teoricamente de fácil solução, mas que se faz necessário.
Devido ao aumento dos lixos jogados nos terrenos baldios e até mesmo pelo anseio da população de toda a região que precisa de um lugar que atenda esse tipo de descarte, formado pelos esqueletos de geladeiras, sofás velhos, fogões, computadores, máquina de lavar entre outros e a instalação de um Ecoponto é na opinião do morador Osael Pedrozo, uma necessidade premente , que poderá, alem de amenizar o grave problema hoje existente, poderá ainda, aumentar o interesse da classe empresarial, a se instalar na localidade.
Como se sabe, defensor ufanista do bairro Aero Rancho, Osael Pedrozo foi o responsável pela reunião de aproximadamente 15 mil pessoas que no mês de setembro do ano passado estiveram no Parque Ayrton Senna, para juntos rememorarem os primórdios tempos do conjunto, quando ainda era conhecido pelo jocoso nome de “Aero Barro”. O encontro ficou conhecido como “Aero Rancho – 30 anos de Nostalgia” e se constituiu no maior sucesso e com o maior público registrado no local.
Após esse vitorioso encontro, foi dele também a ideia de usar a página do Facebook e através da votação direta, eleger a figura mais folclórica do bairro, eleição essa que teve milhares de participantes que juntos escolheram o “seu” Juca (In Memorian), como vencedor e que poderá ter o nome à praça localizada no setor VII do conjunto.
No entanto, Osael sabe que a reunião e a escolha do personagem local, são importantes para a manutenção da rica história do bairro Aero Rancho, mas tudo isso ainda é pouco para um bairro que muito pode oferecer muito mais aos seus moradores e aos visitantes. Agora, ele arregaça as mangas e tenta junto ao Poder Público e entre eles, a Prefeitura, através da Semadur, a instalação de um Ecoponto para a localidade e com isso, amenizar os problemas diários e que muito tem prejudicado os moradores e dificultando a expansão da localidade com vistas ao futuro, para a chegada de novos empresários que poderão abrir novas frentes de serviços e oportunidades aos moradores locais.
“Queremos um local apropriado onde os moradores possam fazer o descarte do lixo e que por certo, vá ao encontro das necessidades e anseios da população da nossa região que há tempo, está precisando de um lugar que atenda esse tipo de descarte”, afirmou.
Ecoponto
Os Ecopontos são instalações públicas de uso gratuito pela população e funcionam como locais para o descarte de resíduos de pequenos volumes (até 1 metro cúbico por pessoa/dia) de Resíduos da Construção Civil (RCC), resíduos eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis inutilizáveis, galhos e podas. O Ecoponto conta também com Locais de Entrega Voluntária (Lev’s) para disposição de resíduos recicláveis secos, como papéis, metais, vidros e plásticos, que terão as suas destinações finais corretas.
O principal objetivo dessas instalações públicas é o atendimento aos pequenos geradores, evitando que resíduos sólidos urbanos sejam dispostos em locais inadequados.
Estrutura
De acordo com as informações, um Ecoponto capaz de atender plenamente os moradores de toda a região, pode ser construído em uma área de 1.731,33 m² podendo ter três caixas brooks de capacidade de armazenamento de quatro metros cúbicos cada, para Resíduos da Construção Civil (RCC), uma caçamba roll on de capacidade de 36 metros cúbicos para resíduos de podas, três caçambas roll on de capacidade de 36 metros cúbicos para resíduos de móveis, uma caixa brooks de capacidade de quatro metros cúbicos para resíduos eletroeletrônicos e sete unidades de Bag’s para resíduos recicláveis de capacidade de um metro cúbico.
Assim como os outros Ecopontos, seu funcionamento ocorre das 08h às 18h de segunda a sábado.
A Capital tem hoje quatro Ecopontos. No Panamá, Jardim Noroeste, Nova Lima e União.
Osael Pedrozo não descarta a possibilidade de levar para o Grande Aero Rancho a instalação do quinto Ecoponto e caso ele consiga tornar esse sonho em realidade, os moradores e a classe empresarial agradecem.
“Já estamos nos movimentando e não estamos medindo esforços, sabemos o quanto é difícil, pois a Prefeitura tem também outras prioridades, mas estamos em busca e com a ajuda de todos, acredito que venceremos mais esse desafio”, garantiu Osael Pedrozo, otimista quanto à mais uma conquista para os moradores.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.