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Campo Grande, terça-feira, 26 de dezembro de 2023.
Durante uma semana, uma turma composta por 25 alunos da Escola Estadual Coração de Maria, de Campo Grande, tiveram oportunidade de conhecer novos caminhos para aprimorar aprendizado de conteúdo, ocasião em que foi feita uma avaliação pelo Instituto de Potencialidades Humanas (IPH), representante no Brasil do Instituto Feuerstein, de Israel. O teste foi aplicado no Plenário Edroim Reverdito (Plenarinho) da Câmara Municipal. O espaço foi cedido pela Casa de Leis que em parceria com a referida escola adaptaram no local, vários computadores para que os alunos pudessem participar de testes on-line.
Os testes ocorreram de segunda a sábado da semana passada, com estudantes do 9° ano. Simultaneamente e as avaliações foram monitoradas pela equipe de Israel, onde foi fundado o Instituto com base nas pesquisas do professor e psicólogo israelense Reuven Feuerstein, que criou as teorias da modificabilidade cognitiva estrutura, da experiência da aprendizagem mediada e o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI).
A experiência é inédita na Rede Pública de Ensino no país, segundo a diretora do Instituto de Potencialidades Humanas, Daniela Zamboni. A aplicação desta avaliação ajuda no mapeamento de como a pessoa aprende. Com base nos resultados, será possível entender como cada aluno processa as informações e orientar a melhor forma para ele aprender.
Agora, a próxima etapa será analisar os resultados da avaliação com os professores, que já passaram por formação para conhecer a metodologia. “A partir da compilação dos dados, o professor terá como analisar as funções cognitivas operantes, aquelas que precisam ser trabalhadas e poderá agrupar os alunos em sala com base nestas habilidades, aplicando exercícios que contemplem as diferenças modalidades”, afirmou a coordenadora da escola, Nara Cristina Pedroso.
Inicialmente, segundo Nara, durante a avaliação, os alunos já conseguem reconhecer os caminhos para aprimorar o aprendizado, o que diferencia a metodologia de uma avaliação comum, que apenas sonda o aluno. “Essa avaliação aplica a modificabilidade cognitiva, já instruindo como o estudante pode modificar e aplicar outro método para aprender. Então, durante a avaliação ele já veio aprendendo esses novos métodos” esclareceu a coordenadora.
Nara Pedroso agradeceu ao vereador Prof. João Rocha, presidente da Câmara Municipal, pela cedência do espaço e da estrutura disponibilizada para que os alunos pudessem participar da avaliação.
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