redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, terça-feira, 30 de janeiro de 2024.

Vem aí a 1ª Copa de Futebol Amador Livre, com novidade no regulamento e sem taxa de inscrição

Por Gilson Giordano em 30/06/2018 às 10:00
O sempre atuante e participativo Tony Gol prepara mais uma atração para os amantes do futebol amador na Capital de MS (Foto: Facebook)

O sempre atuante e participativo Tony Gol prepara mais uma atração para os amantes do futebol amador na Capital de MS (Foto: Facebook)

Graças à criatividade dos seus promotores e organizadores, o futebol amador continua sendo, além de uma atração nos fins de semana, uma paixão que envolve milhares de torcedores, que se acotovelam para acompanhar as chamadas “peladas”, disputadas nos campos dos bairros e vilas na Capital, e eles, a cada temporada vão “reinventando” a modalidade, aumentando, com isso, o número dos torcedores.

Primeiro, e bem antes da FIFA, colocaram em uso a disciplina como critério para desempate. Caso duas ou mais equipes terminassem empatadas com o mesmo número de pontos ganhos, o primeiro critério para o desempate foi a contagem do número de cartões amarelos e vermelhos recebidos pelos atletas das equipes. Critério esse usado agora pela FIFA, na Copa do Mundo da Rússia, em que as seleções do Japão e Senegal terminaram empatadas nos outros critérios, sendo que a seleção japonesa avançou. Daí surgiu o “pomposo” nome de Fair Play – que, traduzido, é o jogo limpo.

Agora, uma figura carismática, não apenas no bairro Alves Pereira, onde o mesmo reside, mas de forma geral na região do Anhanduizinho e até mesmo nas outras regiões, devido à sua intensa movimentação, lançou no transcorrer da semana, um supercampeonato de futebol amador, que poderá ter como limite de participantes 64 equipes, movimentando basicamente toda a Capital de MS.

Este é Antônio Marcos Bogarim, conhecido como Tony Gol, que teve a brilhante ideia de lançar um campeonato de Futebol Amador Gigante, mas com um diferencial: com o sistema eliminatório desde o primeiro jogo, fato esse que tornará a modalidade bem mais atrativa e despertará a atenção dos times de futebol.

Será a 1ª Copa Hortifruti Santa Rita – Tony Gol de Futebol Amador. Paralela à mesma, o campeonato de futebol veterano, com idade limite de 40 anos para os atletas inscritos pelas equipes.

ISENTO

Como se não bastasse essa novidade, quanto à aplicação do sistema “mata-mata” logo a partir do primeiro jogo para todas as equipes, as mesmas estarão isentas do pagamento da taxa de inscrição e terão apenas a obrigação de pagarem a taxa de arbitragem, no valor de R$ 80 por jogo.

PREMIAÇÃO

A premiação não será igual às recebidas pelos times campeões em diversas competições na Capital, mesmo porque, sem taxa de inscrição, não tem como elevar o valor a ser pago ao campeão, que, de tudo, não sairá com as mãos vazias, pois, tanto o campeão da categoria amador e da classe veteranos, cada qual receberá um prêmio no valor de R$ 2 mil e os vice-campeões levarão “milão”, além, é claro, dos tradicionais troféus e as medalhas.

TERRÃO

Por se tratar do verdadeiro e tradicional futebol amador, o mesmo será disputado nos campos de “terrão”, onde só joga quem tem o pleno domínio da bola. Até o momento estão confirmados sete campos com essa “qualidade” específica: Universitário, Paulo Coelho Machado, Marajoara, Alves Pereira, Albuquerque, Vila Antunes e, no outro lado da cidade, região norte, o campo do São Caetano.

PARTICIPANTES

De acordo com o entusiasmado Tony Gol, conhecido em toda a região pelas suas ações sociais, além de promover diversos cursos de qualificação beneficiando os jovens do bairro Alves Pereira, no primeiro momento, a intenção dele e dos diretores do Hortifruti Santa Rita é ter a participação de 64 equipes no chamado “amadorzão” e 24 equipes na categoria veteranos, pois, com esse número de participantes e conforme a regra a ser usada – sistema mata-mata desde o início – a previsão é que o campeonato termine dentro de dois meses. Para tanto, o início está previsto para o mês de julho, faltando apenas a data certa. Nas decisões das competições,  Tony Gol pretende fazer outra festa para os torcedores.

É o futebol amador buscando as variantes para fugir da mesmice e do tradicional. A cada ideia implantada, a mesma prospera. Essa do mata-mata desde o inicio é uma boa alternativa para as competições com muitas equipes e de curto tempo de realização.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões