Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, sábado, 09 de março de 2024.
Equipes formadas por mais de 40 pessoas, estarão orientando os moradores e colhendo materiais descartados de forma irregulares (Foto: Divulgação)
Localizado no bairro Centenário, na região do Anhanduizinho, o Conjunto Residencial, inaugurado há 19 anos, receberá nesta sexta-feira (20), mais de 40 funcionários da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) que, estarão mobilizados durante ação de combate ao Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Conforme os dados divulgados pelos boletins epidemiológicos, no período de maio a agosto, os casos de dengue tiveram uma redução no percentual acumulado em mais de 200%, em Campo Grande, o que apontou o boletim divulgado na semana passada pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) da Sesau.
No entanto, a ação será mais uma medida preventiva, pois o trabalho faz parte da série de ações programadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), para evitar o aumento dos casos das doenças provocadas pelo mosquito, além de atender também, a reivindicação de lideranças comunitárias locais.
Na ação desta sexta-feira (20) estarão envolvidas equipes de Manejo Ambiental e agentes de endemias (ACEs) da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), além dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), da área de abrangência.
Na localidade, os agentes devem orientar os moradores dos imóveis, auxiliar no recolhimento de pneus, televisores, móveis, materiais de construção, entre outros materiais descartados irregularmente em terrenos baldios e às margens das vias.
O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, lembra que as ações são extremamente importantes, mesmo com a redução significativa de casos de dengue no município.
“Estas ações são necessárias e devem ser constantes para evitar futuras epidemias. É preciso reforçar que neste momento é de fundamental importância a participação de todos para que a gente não sofra novamente. Se cada um fizer a sua parte nós certamente ficaremos livres do mosquito e para isso não basta somente o Poder Público agir, é necessário o engajamento de todos”, disse.
Redução
Em maio, foram registrados 6.932 casos notificados de dengue, enquanto que em junho foram 2.262 notificações, o que representa uma redução de 67%. Nos meses seguintes, julho e agosto, as notificações caíram para 585 e 156, portanto houve uma redução de 74% e 73%, respectivamente, considerando mês a mês o que, no acumulado, ultrapassa 200%.
Cidade Limpa
Para o dia 30 de setembro, conforme a programação da Sesau, as atenções estarão voltadas para o bairro Lageado, também localizado na região do Anhanduizinho. Na ocasião, a localidade que é formada por seis parcelamentos: Loteamentos Municipais Parque do Sol e Dom Antônio Barbosa, Jardim Colorado, Parques do Lageado e dos Sabiás e o Residencial José Teruel Filho, receberão mais uma edição do projeto Cidade Limpa.
Essa ação será uma vez mais formada pelas parcerias entre a Sesau e as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Obras e Planurb. Uma das ações previstas consta o recolhimento de materiais inservíveis de grande volume, não passíveis de descarte na coleta seletiva.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.