redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, terça-feira, 28 de novembro de 2023.

tudo pelo amador!

Graças à filosofia implantada pelos diretores da UEFAMS, futebol amador vive novo momento na Capital de MS e tem mais respeito

Por Gilson Giordano em 01/12/2022 às 10:09

A “logo” da entidade que devolveu o respeito e a credibilidade ao futebol amador em todo o Estado de MS (Foto: Divulgação)

É inegável que, após a fundação da União Esportiva de Futebol Amador (UEFAMS) que além de implantar nova filosofia de trabalho, a entidade  proporcionou também mais credibilidade ao futebol amador principalmente na Capital de MS, onde é visível tal ascensão e de quebra, despertou também o interesse na classe empresarial que, aos poucos,  começam a investir não apenas nos campeonatos disputados nos bairros, mas principalmente nos times participantes e é claro que, para tanto, o mesmo deve ter no mínimo um pequeno histórico nas competições, não sendo necessariamente  preciso ser campeão, mas sim ter constância nas participações dos eventos.

É bem verdade que, antes da UEFAMS, o futebol amador na Capital de MS, já existia, mas como todos sabem, era levado aos “trancos e barrancos”, onde nos campeonatos eram registradas as tristes confusões sendo que em muitas delas, geravam vias de fatos e até mesmo os famosos B.Os.

Como se não bastassem essas imagens negativas proporcionadas em campo, por alguns jogadores incentivados pelos maus  dirigentes, em alguns casos, o que também chegou a ser “corriqueiro”, os promotores de alguns campeonatos anunciavam a realização dos mesmos e estabeleciam o valor da premiação, mas justamente após a decisão, o mesmo dificilmente era encontrado para quitar o valor ou quando o fazia, oferecia um valor bem abaixo do que foi anunciado e “lamentando” dizia que não consegui arrecadar o montante para a quitação da premiação.

Graças à filosofia implantada pelos diretores da UEFAMS, que foi fundada há pouco mais de cinco anos e tem à frente os dinâmicos Cleiton Ferreira na presidência e Júlio do Campo Nobre, na diretoria financeira e que juntos, contam com quase  uma centena de fieis colaboradores, aos poucos esse triste cenário de brigas e as lamentações da falta de dinheiro para cobrir a premiação anunciada,  estão ficando para trás e com isso, proporcionado até mesmo o ressurgimento da modalidade na Capital de MS que onde é comum ver novos dirigentes que já adotam os métodos de trabalhos  implantados pela entidade ou ainda os antigos, mas que sempre mantiveram a palavra e através, dela ganharam o respeito, admiração e a credibilidade dos times participantes que não medem esforços no sentido de estarem presentes nos campeonatos por eles organizados. Vale ressaltar que a cada campeonato organizado, o que se nota é a melhoria técnica das equipes bem como o comportamento dos seus jogadores.

Fim de semana     

Graças à essa nova filosofia de trabalho, nova mentalidade, onde mesmo em se tratando de futebol amador, mas a modalidade deve ser e como é,  levada a serio, ações essas que contribuíram em muito para a elevação da qualidade técnica e disciplinar como são registradas nos jogos espalhados pelos campeonatos dos bairros da Capital de MS, que tem outro louvável e elogiável ponto que deve ser destacado, que  é o  entendimento, o entrosamento entre os promotores de algumas competições, principalmente  das que tem o aval, além selo de qualidade e a marca de sucesso, com padrão  da UEFAMS, onde são devidamente registradas e que fizeram questão de, nos jogos das finais, mudarem até mesmo as datas para não coincidir com a mesma data e atrapalhar o outro campeonato.

Neste fim de semana por exemplo, em dois extremos da Capital de MS, acontecerá três decisões e pela distância que separa os bairros sede dos jogos, os mesmos poderiam ser perfeitamente disputado domingo pela manhã, horário que se tornou marca tradicional no futebol amador e que por certo, também teria a boa presença dos tgorcedores .

No entanto, graças ao entendimento entre os promotores das competições e em comum acordo, aliás um “acordasso”, as três decisões serão em dias diferentes e com isso, proporcionando, apesar da distância, oportunidade de os torcedores assistirem a todas elas.

Decisões

A série de decisões será iniciada neste sábado (3), na Moreninha III, na região sul da Capital de MS, acontecerão duas decisões, sendo uma pela categoria amador e a outra, pela categoria veteranos e ambas válidas pelo 2ª Campeonato de Futebol Amador da Moreninha II.

A primeira, programada para às 17h, válida pela categoria   veteranos, entre as equipes Imobiliária Martins x Amigo do Jorginho e depois, às 18h, pela categoria amador, a decisão entre as equipes do Agrolaço Pet Shop/Nacional e WR Hortifruti/Casarão, do bairro Nova Lima.

No dia seguinte, portanto domingo (4), na Arena Tia Eva, acontecerá a decisão da 2ª Champions Tia Eva   localizada na Comunidade Tia Eva, na região norte da Capital de MS, sendo que os dois locais das diferentes decisões em dois dos quatro extremos da cidade, estão separados pela distância de aproximadamente 28 quilômetros e caso os dois jogos fossem disputados no mês o dia, em nada ou em pouco um influenciaria negativamente no outro, quanto a presença dos torcedores.

Na Arena Tia Eva, a programação será desde domingo (4) logo nas primeiras horas, sendo que a decisão está programada para ser iniciada às 11h entre os times do Raça Tia Eva/Entre Amigos x Athlético CG.

Ainda na região norte, no entanto, um pouco mais adiante da Comunidade Tia Eva, mais precisamente no campo de futebol do Campo Belo, que também é filiada à UEFAMS, a decisão do 42º Campeonato de Futebol Amador que é promovido e organizado pelos desportistas Igor Barros de Oliveira e  Mauro Souza e ainda conforme o entendimento, a decisão entre os times Novo Horizonte x Campo Belo/Macedo, programada para às 10h, também em nada influenciará na decisão da Arena Tia Eva, que será iniciada às 11h e pelo  fato de os campos serem “teoricamente” perto, os torcedores podem assistirem os dois “jogões” da mesma região. no mesmo dia.

No entanto prevaleceu o consenso entre os seus organizados, no caso   Wanderson Zóio, Rodrigo Simões (Chica) e Valdeci, sob a supervisão de Cinthia Barros, organizadores do campeonato na Moreninha III e do outro lado da cidade, Ronaldo Jeferson e Nilton dos Santos Silva, conhecido por “Ziquinho”, do Campo Belo, Igor Barros e Mauro Souza, para que não houvesse choque nos dias das decisões bem como nos horários das mesmas.

Acordo feito e todos estão satisfeitos e tudo isso, graças à implantação da nova filosofia de trabalho dos diretores da União Esportiva de Futebol Amador (UEFAMS), a quem a modalidade muito agradece!

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões