Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, sábado, 25 de novembro de 2023.
Integrando a seleção brasileira do Exército ao lado de Pelé, Gonçalves conquistou também o titulo Sul-americano da competição (Foto: Arquivo Pessoal)
O ex-jogador e um dos ícones do futebol Sul mato-grossense, Francisco Gonçalves, “Mestre Gonça”, será uma das personalidade futebolísticas do país, que nesta sexta-feira (28), receberá no Centro de Capacitação Física do Exército, no Rio de Janeiro, a justa homenagem denominada como “Soldado Nascimento” (Pelé).
Francisco Gonçalves, “Mestre Gonça”, foi pego de surpresa com o convite enviado pelo Chefe do Centro de Capacitação do Exército e Presidente da Comissão de Desportos do Exército, General de Brigada Luiz Alberto Cureau Júnior, quem assinou e enviou o referido convite e nele, detalhando toda a programação para o festivo dia em justa homenagem prestada ao ex-jogador.
Ao falar a respeito da lembrança e do convite, “Mestre Gonça”, donstrando que aos 83 anos, ainda está firme e forte, revelou com toda tranquilidade, que foi uma “surpresa” e por isso, demonstrou certa emoção.
“Fiquei surpreso, pois jamais esperei ser lembrado para essa ocasião, claro que fiquei também emocionado, pois há quantos anos nós (ele e Pelé) jogaram juntos? Isso ainda foi no tempo do quartel”, recordou.
Na verdade foi uma mistura de sentimentos e neles, as emoções, a surpresa pelo convite e a felicidade, “fiquei e muito (feliz) por ter sido lembrado ao lado de outras pessoas”, afirmou.
Quanto à homenagem, Francisco Gonçalves destacou a importância da mesma e a ocasião servirá ainda para reencontrar os antigos jogadores com quem atuou no selecionado e foram campeões Sul-americanos.
“Será importante (a homenagem), pois através dela, vou rever alguns jogadores e com isso, ficar sabendo como eles estão, pois esse momento será muito importante, mesmo porque, vamos nos rever e isso será muito bom, pois todos nós (jogadores) que serviram comigo e com o Pelé, faz muito tempo que não nos vemos e é claro que eu esepro encontrar todos com muita saúde”, afirmou.
A respeito da homenagem que será prestada pelo deputado estadual Pedro Pedrossian Neto, Gonçalves garantiu que estará na Arena Guanandizão.
“Vamos lá (arena) sim e será mais uma ocasião pra reencontrar os amigos tal como você”, disse se referindo ao editor do site gritoregional.com.br
A referida homenagem é estendida a todos os ex-jogadores que que atuaram ao lado do Rei, na Seleção de Futebol do Exército e Francisco Gonçalves “Mestre Gonça”, foi um desses raros privilegiados e na ocasião, conquistou também o título de campeão Sul-americano, ao derrotar ja decisão o selecionado da argentina, pelo placar de 2 x 1.
Aliás, essa passagem ele revelou ainda no programa “Conto de Boleiros” que era apresentado pelo editor do site gritoregional.com.br na TVE – Educativa.
Na época, “Mestre Gonça” disse ainda que Pelé de fato era muito mais o que todos dizem a respeito da sua pessoa como ser humano.
Em um momento de descontração durante o programa que tinha a duração de 30 minutos, “Mestre Gonça” disse que uma das vezes, ao receber sessão de massagem, o “Rei Pelé” em tom de brincadeira, mas com um pingo de verdade, disse que “estava com calos nos dedos das mãos, de tanto contar dinheiro” e ao contar essa curta “história” a respeito do Rei do Futebol, “Gonça” – como também gosta de ser chamado – caiu na gargalhada, pois para ele bem com os demais integrantes da Seleção de Futebol do Exército, na época era um “fato comum”.
Pelé ao lado de outro jogador do selecionado do Exército Brasileiro e Gonçalves agachado, durante o Campeonato Sul-americano (Foto: Arquivo Pessoal)
Devido ao tempo do programa, o assunto envolvendo os dois especificamente não foi nada explorado, pois na verdade, o “Mestre Gonça” pelo fato de ser o entrevistado deveria, tal como aconteceu, falar basicamente a respeito da vida futebolística dele e esse assunto, foi na verdade uma pequena mostra com quem e ao lado de quem ele Gonçalves jogou, na época áurea do futebol brasileiro.
Programação
De acordo com a programação divulgada pelo Centro de Capacitação de Educação Física do Exército, o embarque de Francisco Gonçalves, “Mestre Gonça”, para a Cidade Maravilhosa, acontecerá nesta quinta-feira (27) e logo na chegada ele será recepcionado por uma equipe do Exército Brasileiro que o levará para o Hotel onde o mesmo ficará hospedado até sábado (29), quando então retornará à Capital de MS.
Durante a sua estada no Rio de Janeiro, para onde viajará devidamente acompanhado pela filha, Elaine Gonçalves, “Mestre Gonça” participará da solenidade no Auditório Newton Andrade Cavalcante, localizado na Urca, onde será inaugurado o Espaço Soldado Nascimento; em seguida, a Foto Oficial na Escadaria, em frente ao Ginásio Leite de Castro, depois será realizada uma partida de futebol, jogo comemorativo ao evento, no Estádio Capitão Cláudio Coutinho e em seguida o almoço de confraternização, marcando o encerramento da solenidade.
Edson Arantes do Nascimento – Soldado Nascimento – Pelé – faleceu no dia 29 de dezembro de 2.022, no Hospital Albert Einstein.
Homenagem
O retorno de Francisco Gonçalves, ao lado da filha, está previsto para sábado (29) e conforme o horário, o mesmo deverá desembarcar no Aeroporto Internacional de Campo Grande, às 14h, pois no dia seguinte, portanto, domingo (30), ele receberá outra homenagem, desta feita por parte do Deputado Estadual Pedro Pedrossian Neto, por volta das 10h, no intervalo dos jogos disputados na Arena Guanandizão, onde o mesmo esteve recentemente e foi muito aplaudido pelos torcedores com quem pouso ao lado de inúmeras fotos.
No local, o organizador dos campeonatos, Maurio Maroka Martins, pretende armar um palco móvel para destacar a ilustre presença de um dos maiores jogadores do futebol brasileiro: Francisco Gonçalves.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.