redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, segunda-feira, 01 de janeiro de 2024.

Clube de Mães do Pioneiros abriu inscrições para curso de Libras gratuito a partir de abril

Por Gilson Giordano em 29/03/2018 às 10:33

Com a oficialização da Libras, surgiu também uma nova profissão no mercado de trabalho (Foto: Arquivo)

A caminhada até a implantação de forma oficial da Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi árdua e diante de tanta longevidade na briga, apenas a partir do século XXI que a mesma começou a avançar e em 2002, a língua brasileira de sinais foi oficialmente reconhecida e aceita como segunda língua oficial brasileira, através da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002.  

Para quem ainda não sabe, LIBRAS é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizada por deficientes.

Com a oficialização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), nasceu também uma nova profissão que é a de tradutor/ interprete de Libras através da Lei 12.319 de 1° de Setembro de 2010, simbolizando mais uma grande conquista, regulamentada em 2010.

O mercado para nova profissão é vasto no país, pois a partir da sua regulamentação e a presença de um profissional da área é indispensável.

PIONEIROS

O Clube de Mães Pioneiros, localizado na Avenida Joana D’Arc, em frente ao residencial Colonial, através da presidente Vera Lúcia Dionizio Albuquerque formalizou diversas parcerias e entre elas, com a associação Pantaneira de Surdo e Mudo,

Objetivando proporcionar novos conhecimentos, aos frequentadores, o Clube de Mães, através da presidente Vera Lúcia, abriu as inscrições para a realização de um curso de Libras, que facilitará em muito o inicio de uma nova profissão.
o curso terá seis meses de duração e será realizado todas as quartas-feiras das 19h às 21h, na sede da referida entidade.

Ao todo serão 40 vagas e as inscrições estarão abertas até o dia 15 de abril e para tanto é preciso levar cópias da R.G, CPF e um comprovante de residência.

Durante o curso que será ministrado por integrantes da Associação Pantaneira de Surdos e Mudos, o aluno terá o conteúdo básico que abordará o vocabulário da Libras que, para o seu aprendizado é fundamental explorar a percepção visual para conhecer o uso prático do alfabeto manual.

Poucos sabem que, para se comunicar em Libras, não basta apenas conhecer sinais. É necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo a comunicação de forma correta, evitando o uso do “Português sinalizado”.

Como em qualquer língua, também na libras existem diferenças regionais. Portanto, deve-se ter atenção às suas variações em cada unidade federativa do Brasil.

“Acredito que é uma novidade para os jovens da região ou até mesmo para pessoas com idades mais avançadas. Poxa quem não quer entrar nesse novo universo, saber o que essas pessoas estão falando? Claro que é um mundo igual ao nosso, mas o universo da Libras é diferente”, afirmou Vera Lúcia, chamando a todos para essa anova oportunidade de um novo aprendizado e através dele, adquirir uma nova profissão.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões