Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, domingo, 25 de fevereiro de 2024.
Pelas ruas do Jardim Macaúbas, cada morador tem que fazer a sua parte para manter as ruas limpas e transitáveis (Foto: Tope Mídia News)
Criado em julho de 1982, portanto há 35 anos, os moradores do Jardim Macaúbas, localizado no bairro Centro-Oeste, na região do Anhanduizinho, até hoje enfrentam os mais diversos tipos de problemas na localidade e, entre eles, o que pode ser apontado como um dos “piores” é a falta de asfalto e esgoto, pois nessa época de chuva eles classificam como um “sofrimento” sair de casa para exercer as atividades profissionais.
Mesmo não sendo encontrada no local e a origem do nome ainda não se sabe, mas Macaúba é um tipo de palmeira que alcança até 25 metros de altura e possui espinhos longos e pontiagudos. É também conhecida como bocaiuva, uma fruta típica em Corumbá.
Mas enfim, se ninguém sabe a origem do nome dado ao jardim, o fato é que os moradores continuam enfrentando os mais diversos tipos de problemas e, de forma uníssona, dizem que a localidade está definitivamente esquecida pela administração pública municipal.
Os reclamantes dizem que o cascalhamento em algumas ruas do Jardim foi feito há oito anos e, com o passar do tempo e com a chuvarada, o mesmo foi embora. O que restou são as valas onde se formam as poças d’água e os lamaçais.
Outro tipo de benfeitoria reclamado pelos moradores é quanto ao serviço de limpeza, que na mesma proporção do cascalhamento, há tempos que também não é realizado.
Como prova do completo abandono vivido pelos moradores, no mesmo foi feito o que deveria ser um canteiro para separar o Jardim Macaúbas do residencial Ramez Tebet. Hoje é um matagal, deixando a localidade exposta aos mais diversos tipos de perigos existentes.
Moradores disseram ao site Grito Regional que por diversas ocasiões já tentaram entrar em contato com a Prefeitura, no sentindo de tomar uma providência a respeito do cascalhamento e a limpeza no canteiro principal do Jardim, mas até o momento ainda não foram atendidos e, diante da crise instalada, eles já não sabem a quem recorrer.
Um dos moradores revelou que desde que mudou para o Jardim Macaúbas, o local apenas regrediu e nesses anos ele tem visto o jardim cada vez mais ficando para trás em relação aos outros, em função da precariedade das ruas, que estão intransitáveis e ficam bem piores em épocas chuvosas, tal como agora, pois as ruas esburacadas se tornam um verdadeiro córrego, com acúmulo do lixo.
Em contrapartida, a Prefeitura informou que na cidade existem mais de mil quilômetros de malhas viárias não pavimentadas e o serviço de cascalhamento acaba sendo prejudicado nessa época chuvosa, mas mesmo assim, a reclamação teria sido enviada para a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), para as devidas providências.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.