redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, domingo, 03 de dezembro de 2023.

desportistas parabenizam decisão

Com base no ótimo relatório do árbitro, vídeo da entidade e das oitivas, UEFAMS anuncia as punições aos envolvidos na confusão na decisão do Campeonato Pedrinhas

Por Gilson Giordano em 07/04/2023 às 10:15

A beleza dos jogos, o show de pirotecnia, enfim o futebol amador não pode e nem vai acabar, graças as ações urgentes da UEFAMS (Foto: Divulgação)

Enganam-se os que até então pudessem pensar que, as lamentáveis cenas  registradas na decisão do  1ª Campeonato Noturno do Pedrinha, localizado no Conjunto Residencial Mata do Jacinto, localizado na região norte da cidade – saída para Cuiabá –  que teve algumas cenas mostradas  através do curto vídeo,  cuja duração foi de apenas  1’07” (um minuto e sete segundos), acabaria em “pizzas” ou que pudessem abalar as agora, sólidas estruturas disciplinares dos Campeonatos de Futebol Amador, sendo que a maioria absoluta dos mesmas, com o aval da União Esportiva de Futebol Amador (UEFAMS),  disputados nos campos dos bairros e Vilas da Capital de MS, maculassem  a modalidade que, com a decisão tomada pela diretoria disciplinar da entidade, deu mostras que, a mesma cada vez mais e mais,  não medirá esforços para as competições saudáveis e diante das medidas, punir de forma exemplar, os que não querem o  crescimento da categoria.

Em apenas 48 horas, após ter recebido o relatório do árbitro Walmir Fernandes da Silva, que por sinal foi muito bem  descrito merecendo elogios por parte dos integrantes do Departamento Disciplinar e do Departamento Técnico da entidade que, após analisar o mesmo, juntamente com o vídeo INTEGRAL do jogo válido pela referida decisão, entre os times do Conquista e Vila Nova, também analisado  quadro a quadro, tomou a decisão que de fato era esperada pelos desportistas que gostam da prática do bom futebol.

Anexo ao processo também consta o relatório da Equipe Organizadora do campeonato bem como o depoimento de testemunhas que, claro, presenciam as lamentáveis cenas, que por pouco não se tornou uma “guerra campal”, mas que colocou em risco, não apenas a credibilidade da competição que continua inabalável, mas a integridade física dos torcedores.

 Vale ressaltar que a UEFAMS possui em seu quadro, o Departamento de Comunicação e todos os jogos dos campeonatos promovidos pelas entidades filiadas, têm os seus jogos gravados em vídeos na íntegra.

Após a exaustiva análise do amplo e bem descritos relatórios do árbitro e organizadores do campeonato e bem como rever o jogo principalmente a partir do início da confusão no vídeo, que foi analisado quadro a quadro, com os pareceres das dos departamentos competentes e a quem cabe tomar tais decisões, a diretoria administrativa e técnica da UEFAMS, fez questão de destacar que, todas as sanções  aplicadas aos envolvidos, estão devidamente fundamentadas e amparadas com embasamento legal, conforme artigos do regulamento geral da instituição onde os mesmos regem o Desporto no País, como o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e também no Regulamento Geral da UEFAMS.

Diante dos fatos irrefutáveis, a diretoria da entidade, através do presidente Cleiton Ferreira e do diretor Júlio do Campo Nobre, divulgou através do Comunicado 003/2023, a decisão tomada:

Denunciados e Punições:  a equipes do Vila Nova foi punida com três anos de suspensão de todos os campeonatos de futebol amador na Capital, que tenha o aval da UEFAMS, sendo a mesma, a punição máxima autorizada por lei, destacando que, o mandato da atual diretoria se encerra ainda em 2026, mas a pena poderá ser estendida para a próxima diretoria caso seja necessário.

Portanto a equipe citada fica afastada de todos eventos UEFAMS por esse período, seja torneios, campeonatos locais e ou eventos esportivos realizados pela diretoria da UEFAMS.

Vale ressaltar que, o Vila Nova recebeu a punição máxima estipulada, pois no triste fato ocorrido e devidamente registrados, dois dos seus dirigentes responsáveis pela equipe se envolveram diretamente na confusão.

A equipe Conquista, conforme o CBJD, foi punida com a suspensão de 365 dias, ou seja, um ano, sendo que a punição recebido foi devido ao envolvimento de um dos seus atletas, mas mesmo assim o time ficará igualmente ao adversário, afastado de todos os eventos esportivos promovidos ou organizados pelas afiliadas e também pela própria UEFAMS.

Os envolvidos no lamentável episódio registrado no agora sólido futebol amador foram as seguintes pessoas: Joeverton C. (equipe Vila Nova): 1.095 dias (03 anos), João L. (equipe Vila Nova), 1.095 dias (03 anos), os jogadores João L. (Vila Nova): 1.095 dias (03 anos), Jose V. (Vila Nova): 730 dias (02 anos), Ademarcio R. (Vila Nova): 1.095 dias (03 anos), Hallyz E. (Vila Nova): 730 dias (02 anos), Lucas dos S. (Vila Nova), 730 dias (02 anos) e Pablo G. (Vila Nova), 1.095 dias (03 anos).

Da equipe do Conquista, os atletas punidos foram os seguintes:

 Luiz P. (Conquista F.C), 730 dias (02 anos), Ygor R. (Conquista F.C), 730 dias (02 anos), Lucas W. (Conquista F.C), 365 dias (01 ano), Breno F. (Conquista F.C), 183 dias (06 meses) e Robert B. (Conquista F.C): 183 dias (06 meses).

Após ciência da decisão tomada, os integrantes das Diretoria Disciplinar, Diretoria Técnica e Diretoria Executiva, encaminharam o comunicado ao Presidente da UEFAMS, Cleiton Ferreira, destacando que as sanções sejam aplicadas a partir do momento tão logo todos os Diretores e Organizadores das quase centenas de competições espalhadas pelos campos dos bairros e Vilas da Capital de MS tenham recebido e tomem ciências das decisões.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões