redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, quarta-feira, 31 de janeiro de 2024.

Dom Antônio Barbosa

14ª Caminhada da Paz reuniu centenas de pessoas que percorreram várias ruas pelo bairro

Por Gilson Giordano em 30/08/2019 às 15:10

Centenas de pessoas participaram da 14ª Caminhada pela Paz, no Loteamento Dom antônio Barbosa (Foto: Divulgação)

Paz! Um adjetivo que mesmo sendo monossílabo tem sido nos últimos anos muito buscado pelas pessoas de bem, pelo mundo afora.

E na busca incessante da realidade, do significado ou da prática desse adjetivo, centenas de pessoas que representaram mais de 25 entidades governamentais ou não, participaram nesta sexta-feira (30) da 14ª Caminhada da Paz, que foi realizada pelas principais Ruas do Loteamento Municipal Dom Antônio Barbosa, que foi criado em março de 1995 e está localizado no bairro Lageado, na região do Anhanduizinho.

A busca pelo encontro do significado desse adjetivo foi retratada através das palavras de uma das participantes do evento, Leda Martins Xavier, 51 anos, que participou da Caminhada pela primeira vez e a mesma retratou bem o que a atividade pode significar.

“Eu vim de Aquidauana morar em Campo Grande para poder fazer tratamento de saúde. Eu morava no Centenário, ai de lá mudei para cá, Essa Caminha é muito boa para mostrarmos para todo o Brasil a importância desta simbologia pela paz. Tem muita coisa acontecendo, as mulheres tem que mostrar a sua força”, disse.

Apontado como um dos locais mais vulneráveis e com os mais diversos tipos de problemas enfrentados no seu cotidiano pelos moradores, de repente, essa caminhada que existe há 14 anos se tornou como uma válvula de escape, como uma saída e através da mesma, as pessoas que moram na localidade, acreditam que em breve, o bairro vivera novos tempos.

Hoje, a Caminhada tornou-se uma das atividades que faz parte da programação do aniversário de Campo Grande, como se sabe, comemorado no dia 26 de agosto.  Daí, a mesma é organizada pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A Caminhada pela Paz teve início no ano de 2005, quando no mês de agosto, um soldado do Exército Brasileiro, levou um tiro e foi a óbito. O triste fato até hoje é recordado pelos moradores do Loteamento e todos lembram que o mesmo aconteceu na Avenida Evelina Selingard, onde foi iniciada a Caminhada.

 Na época, havia uma grande tensão entre os jovens das comunidades do Parque do Sol e Dom Antonio. Tensão essa ainda existente, no entanto em proporções bem menores que naquele período e talvez esse declínio, tenha sido pelo fato de os moradores pedirem Paz e juntos, clamarem pela presença de Deus, para proteger o bairro.

Essa época que além de culminar com a morte do militar, também colocou o loteamento em polvorosa e uma das pessoas que vivenciou todo esse momento é a moradora Elza Silva do Rosário, 60 anos, dona de casa que há oito anos participa da Caminhada da Paz e se lembrou de como era o bairro na ocasião.

“Essa caminhada é uma benção, porque aqui tinha muita criminalidade, muita morte, meus amigos faleceram aqui, matados. Com esse evento que está tendo agora, está ótimo, está tendo uma paz enorme. A gente vem deixar o recado para que essas coisas não aconteçam mais”, frisou.

Também a moradora Francisca Ercília Pinheiro, de 62 anos, participou do evento e acredita que essa atitude devolverá a paz a todos, mas para tanto, é preciso de incentivo.

“É um momento único, muito bom. A gente precisa de incentivo, de paz, essa paz que nós precisamos levar e mostrar para o povo que estamos aqui e que estamos vivos e unidos”, afirmou.

A Caminha que se iniciou na Rua Lúcia dos Santos, seguindo pela Avenida Evelina Selingardi e encerrou em frente ao PSF do Parque do Sol, teve as participações do Prefeito e da vice-prefeita.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões