redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Campo Grande, sábado, 04 de julho de 2020.

Tudo pelo futebol...

Funesp pode lançar na Capital, o New Fut, “Pebolim Humano”, para ter de volta o futebol amador

Por Gilson Giordano em 26/06/2020 às 16:17

Matéria divulgada no início de junho pelo site gritoregional.com.br serviu para alavancar o New Fut e Funesp se reuniu com dirigentes para tratar do assunto (Foto: Facebook)

Mesmo não sendo anunciado ainda oficialmente, pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), mas a nota divulgada nesta sexta-feira (26), na página do Facebool, vai ao encontro da mesma matéria divulgada no site gritoregional.com.br no dia 02 de junho, às 10h05, com o título: “Saída encontrada pelos locatários de campo de futebol, poderá ser a criação do “Peboloim Humano”  e no subtítulo, “Tudo pelo esporte…”

A matéria divulgada no site gritoregional.com.br retratava a invenção do “New Fut”, criado pelo grupo de empresários curitibanos que tal como, os  locatários de campos de futebol da Capital de MS, também sentiram no bolso a suspensão da prática da modalidade de futebol naquela capital e diante disso, buscaram a tal invenção que foi notificada pelo  site acima citado na abertura da matéria, o fato  do silêncio imposto pela Semadur, mesmo após ter recebido o projeto de biossegurança, os empresários tem duas saídas: uma, aguardar a liberação que poderá acontecer a partir do mês de julho ou então copiar os locatários de quadras, de Curitiba que inventaram a inusitada modalidade de futebol, apelidada de News fut, que é jogado em quadras de futebol e com isso, driblar a proibição de órgãos públicos sobre competições esportivas com contato físico”.

A nota divulgada hoje na página do Facebook, trás a reunião realizada entre a Funesp através do diretor-presidente Rodrigo Terra e os proprietários dos campos de futebol e na ocasião foi apresentada como alternativa a mesma idéia, noticiada no site, para a reabertura dos campos de futebol na Capital de MS.

Frisando também que, “para a prática do mesmo é necessário ter um projeto de biossegurança, que já foi apresentado, mas em virtude do esporte ser a maior parte de contato físico, era preciso, talvez reinventar a forma de jogar o futebol. Diante disso foi apresentado, o “Novo Futebol”, (New Fut), que é disputado com cinco jogadores de cada lado e cada qual em seu espaço delimitado. A alternativa animou, mas ainda precisa de outras tratativas que serão tomadas com todos os envolvidos”.

Vale ressaltar ainda que, nesta quinta-feira, no mesmo site  gritoregional.com.br outra matéria com o mesmo teor de noticia foi divulgada, anunciando que o Rádio Clube saiu na frente ao introduzir o “New Fut”, na Capital.

A íntegra da noticia veiculada:

Diante do silencio ainda imposto pelo secretário Luís Eduardo Costa, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), quanto à liberação dos campos de futebol para a prática da modalidade, solicitada pelos empresários e locatários de espaço para tal pratica, mesmo após a entrega do projeto de biossegurança, os empresários tem duas saídas: uma, aguardar a liberação que poderá acontecer a partir do mês de julho ou então copiar os locatários de quadras, de Curitiba que inventaram a inusitada modalidade de futebol, apelidada de News fut, que é jogado em quadras de futebol e com isso, driblar a proibição de órgãos públicos sobre competições esportivas com contato físico.

Na Capital do Estado de MS, os locais estão fechados desde março e diante disso, os empresários e locatários de campo já estão sentido no bolso, os efeitos da crise financeira. Por outro lado, existem os praticantes que estão sedentos pela volta da modalidade.

Mas para tanto, os empresários da Capital de MS teriam que arcar com novos gastos e com isso, onerar ainda mais o valor de locação, que certamente acabaria também afastando boa parte da vasta clientela.  Mas caso seja implantada essa idéia nos campos, o resultado (leia abaixo) além de não terem sido o esperado, mostra que com a adaptação da “nova regra”, a modalidade perdeu de vez a graça.

Com a criação dessa nova modalidade que no primeiro momento visa à reabertura dos locais, além de proporcionar os momentos de laser aos seus praticantes, as regras teriam que ser adaptadas e com isso, evitar os riscos de contágio com o novo coronavírus, cujo pico, conforme as Secretarias Municipal e de Estado, de Saúde, poderá ser em julho.

Na verdade, caso os empresários decidam “reformular” as regras do futebol o mesmo se tornaria um “pebolim humano.”

Regras

No caso da prática do New Fut, que é jogado em quadra e não em campo tradicional, cada time conta com um goleiro e cinco jogadores na linha: três na zaga e dois no ataque. O jogador não pode sair de seu quadrante, o que elimina qualquer chance de dividida de bola e garante uma distância mínima de 1,5 metros.

 Para tornar o jogo mais dinâmico foram introduzidas algumas regras próprias, como tempo de jogo e número limitados de toques na bola.

Com a inovação, as quadras foram abertas, mas já foi “detectado um problema” e o mesmo é quanto ao acerto dos passes, sem que a bola seja interceptada pelos adversários e, além disso, o mais grave: acertar o chute ao gol.

Para a reabertura, nas quadras foi instalado o tapete sanitizante, que serve para desinfetar o local e a disponibilização de álcool em gel nas grades.

Mais depois de tudo isso, vem o que pode dificultar ainda mais a prática: os jogadores são obrigados a usar máscaras.

Em Curitiba, a Prefeitura informou que a modalidade esportiva é permitida, desde que sejam respeitadas as medidas sanitárias de segurança estabelecidas pelo órgão: uma pessoa a cada nove metros quadrados uso de máscara e disponibilização de álcool em gel.

Para complicar ainda mais a volta normal da prática esportiva, naquele Estado, na semana que marcou a volta aos treinos dos times paranaenses de futebol, dois jogadores e o presidente do Cascavel receberam diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





Exibir botões
Esconder botões