redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, quarta-feira, 03 de janeiro de 2024.

UEFA-MS

Entidade movimenta futebol amador da Capital anunciando campeonatos nas categorias veteranos e feminino

Por Gilson Giordano em 26/10/2020 às 09:50

Após conquistar título no campeonato de pênaltis, time do Vicent’s Sena se constituiu em uma das forças na Capital e poderá ser uma das atrações no evento (Foto: Arquivo)

Após o sinal verde por parte da Prefeitura Municipal de Campo Grande, quanto à volta das competições esportivas coletivas e entre elas a do futebol, desde que os responsáveis respeitem as normas de biossegurança, organizadores, donos de times e principalmente a diretoria da União Esportiva de Futebol Amador (UEFA-MS), já estão articulando o reinício de algumas competições que foram suspensas, além disso, começando a colocar em prática outras que serão iniciadas e disputadas pelos campos espalhados nos bairros da Capital do Estado, onde os moradores têm o futebol como o único divertimento nos fins de semana.

Os oito meses de interrupções impostos pela pandemia causada pelo coronavírus covid 19, proporcionou à diretoria da UEFA-MS possibilidade de exercitar a memória e com isso, realizar ou projetar várias competições que contemplem o exigente torcedor.

Durante a pandemia, mas com o devido aval das autoridades sanitárias, a entidade realizou uma série de atividades esportivas “on-line” e nelas, atraindo mais de um milhão de torcedores, nas competições do Escudo mais bonito e do Uniforme também mais bonito.

Com a flexibilização e dentro das exigências, a UEFA-MS, realizou Campeonatos de Emulação de Pênaltis, nas categorias Livre, Veterano e Feminino, também mobilizando milhares de pessoas e entre elas, jogadores, donos de times, patrocinadores e torcedores.

Competições

Enquanto agilizavam uma ou outra atividade “on-line” para não deixar a modalidade “morrer” durante a pandemia, os dirigentes na surdina, planejavam novas e atraentes competições, também capazes de movimentar os torcedores nos quatro cantos da cidade.

Os lançamentos das competições foram feitos através da página do Facebook da entidade onde com um vídeo muito bem produzido, a UEFA-NS anunciou os campeonatos nas categorias Feminino e Veteranos, já aguçando e atraindo as atenções de todos. No entanto, existe ainda uma expectativa que é quanto à data das competições.

Feminino        

Talvez essa indefinição quanto à data para o início do campeonato na categoria feminino seja uma tática da diretoria da UEFA, para que todas os times interessados em disputarem a competição tenham o devido tempo de se organizarem, principalmente foram de campo e com isso, não exista entre as participantes a disparidade extra-campo, fator esse primordial para a boa apresentação do time.

Como se sabe, o futebol feminino na Capital de MS ainda engatinha e a falta de apoio é o maior problema enfrentado pelos donos dos times, pois até hoje é comum ver a sobrevivência de vários times que, não tem nenhum apoio, incentivo ou infraestrutura para entrar nas competições, entre elas, uma como essa que está sendo cuidadosamente elaborada e planejada pela UEFA-MS.

No futebol feminino, os times sobrevivem mais à base da vontade, garra e determinação das integrantes do elenco, da comissão técnica, pois em se tratado de futebol amador, ninguém ganha nada e ao contrário, sobrevivem à base da tradicional “vaquinha”.

Dependendo da localidade do time, até mesmo a falta de uma condução é sentida e nesse momento, o que impera é o espírito de solidariedade e com ele, as tradicionais “caronas”.

No entanto, esse alto preço pago pelos integrantes desses times, pode ter no fim, uma grande recompensa que é o descobrimento de uma nova jogadora, das muitas que já foram descobertas, mas sem o devido apoio, acabaram desistindo da modalidade ou hoje atuam apenas como passa tempo.

“Então é essa a intenção da UEFA-MS, de promover um campeonato bem competitivo e dentro dos mesmos moldes da categoria masculina, para atrair as atenções dos patrocinadores e quem sabem aliviar em parte as despesas dos times”, disse Júlio do Campo Nobre, ressaltando a existência do material humano que tem espalhados pelos bairros da cidade.

“Temos várias jogadoras aqui na Capital que se bem trabalhadas, isso no aspecto físico, tático e até mesmo técnico, pois todos esses itens devem ser aprimorados, não ficam devendo nada para as que hoje atuam no eixo Rio-São Paulo”, afirmou.

Para o diretor financeiro da UEFA, para lapidar e entregar o talento pronto e trabalhado faltam competições de ponta e é isso que a entidade fará  partir de agora.

Participantes

O recém encerrado 1º Campeonato Agrolaço Pet Shop/Versátil Camiseteria de Trio Misto de Emulação, serviu para o descobrimento e aparecimento de novas equipes e baseado na quantia de inscrições recebidas, a entidade acredita que fará uma competição com no mínimo 20 times e em todos, com boa qualidade técnica das jogadoras.

Com isso, existe a previsão que times do Elas em Campo, Resenha, AD Pantanal, AFC Girls, Amigas da Geise, Vicent’s Sena, Arlete, SC Red Ribbon, Atlético Santista, do projeto desenvolvido no Loteamento Municipal Dom Antônio Barbosa  que revelou também grandes jogadoras estejam presentes na competição e atrás delas, o surgimento de outros times capazes de embelezar ainda mais a modalidade que tem tudo para não mais apenas engatinhar, mas sim para dar o primeiro passo rumo ao sucesso e à total independência financeira. Para tanto, bastar confiar e participar.

Incógnita

A incógnita até o momento fica por conta da participação do time da UCDB que, pelo fato de estar ao lado da SERC Chapadão, representando MS na modalidade no Campeonato Brasileiro Feminino da Série B e também ainda sem uma definição quanto à data de disputa da referida competição, caso até o inicio a mesma esteja com folga dentro da competição ou se a mesma tiver sido encerrada, provavelmente poderá ser uma das atrações no evento promovido e organizado pela UEFA-MS.

Vereador

Ao tomar conhecimento dos novos  e audaciosos planos de eventos por parte da UEFA-MS, o vereador Ademir Santana, além de parabenizar a diretoria enalteceu  os eventos que serão capazes de movimentar os quatro cantos da cidade.

“Primeiro, eu parabenizo a todos os integrantes da UEFA, pela brilhante ideia, pois com essas competições em disputas, os quatro cantos da Capital serão movimentados, proporcionando mais alegria aos moradores dos bairros, além de descobrir novos valores para a modalidade, no caso do futebol feminino e oferecer oportunidades para aqueles que já encerraram a carreira oficialmente, mas que ainda gostam de jogar bola nos fins de semana. Com todos esses ingredientes, acredito que será uma vez mais a festa do futebol amador da Capital e como sempre, estamos juntos para tentar ajudar cada vez mais os participantes”, afirmou o vereador Ademir Santana.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões