redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, domingo, 10 de dezembro de 2023.

luz "legal" para todos

Ufa! Após dez anos de longa espera, comunidade Osvaldo Aranha festeja o simples fato de ter a partir de agora, ligação regular de energia

Por Gilson Giordano em 16/03/2023 às 17:19

Através do sorrido, moradores demonstram a alegria pelo fato de, a partir de agora, receberem a rede de energia elétrica na comunidade (Foto: Divulgação)

A expressão “uma luz do fim do túnel” pode ter sido um termo muito usado pelos moradores da comunidade Osvaldo Aranha para expressar, a partir de agora, a proximidade de resolução de um problema que as 120 famílias enfrentaram durante dez anos, diante da indefinição, mas que agora, o desfecho caminha para um final feliz.

Afinal, foram dez anos de longa e interminável espera, mas agora, ao que tudo indica, os moradores da Comunidade Osvaldo Aranha, localizado no Jardim Monumento, no bairro Alves Pereira, na região do Anhanduizinho terão finalmente, a instalação da nova rede de energia elétrica na localidade, beneficiando, claro, os 120 moradores.

O anúncio quanto aos novos tempos, foi feito na reunião realizada nesta quarta-feira (15), à noite, ocasião em regime de urgência, os representantes da prefeitura e da empresa concessionária de energia da Capital anunciaram o caminho para a regularização ligações ou em alguns casos, das até então chamadas de ligações clandestinas nas comunidades atendidas por projetos de regularização fundiária.

De acordo com uma das moradoras da comunidade, Mary Moreira Gomes, 40, cozinheira e líder na luta pela regularização, residente no local há dez anos, o anúncio feito de forma oficial, merece uma comemoração, pois com isso, o novo ciclo de prosperidade no local está de fato chegando.

“Eu moro aqui há quase 10 anos e fico muito feliz com esse apoio da prefeitura. Essa regularização será uma conquista, uma vitória, não só para mim, mas para todos nós da comunidade”.

Também quem muito festejou a chegada de forma leal da energia elétrica na comunidade Osvaldo Aranha, foi a pastora Marta de Souza Moura, 40, líder de uma Igreja Evangélica localizada na comunidade, residindo há dez anos, na área que será contemplada pela regularização e como se sabe, a medida anunciada, evitará as ligações clandestinas, que colocam em risco a vida e a integridade dos moradores, sobretudo em períodos de chuvas.

“É muito boa essa iniciativa de regularizar a energia daqui da comunidade, pois a gente precisa e evita que as pessoas façam ‘gambiarras’ nas ligações”, afirmou.

Para o morador Ado Marcos da Rocha, 52 anos, operador de máquinas, garantiu que recebeu a notícia de bom grado, pois há tempo que todos estão na luta pela regularização da energia.

De forma lúcida, Ado enfatizou que os moradores têm a consciência de que fizeram errado ao puxar a energia de maneira irregular, porém, trata-se de uma situação delicada, já que no local há muitas crianças e idosos que necessitam do serviço básico para sua sobrevivência e subsistência.

“A gente recebe essa notícia de bom grado porque estamos nessa luta há quase dez anos e queremos ter dignidade. Ninguém está se recusando a pagar energia, mas a gente precisa que passem a rede aqui. Estamos dispostos a pagar pelo padrão e teremos a oportunidade de corrigir uma falha nossa, pois sabemos que estamos errados, mas era o único meio de dar algum conforto para nossa família, para não ficar no escuro”, explicou o morador da comunidade.

Cadastramento

Após o anúncio feito, ainda nesta quinta-feira (16) as equipes da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Amhasf), deram prosseguiment0 à regularização tão aguardada pelas 120 famílias, retornando ao local onde recolheram os dados cadastrais dos moradores para enviar a listagem à concessionária de energia. Conforme diretora-presidente da agência de habitação, este passo é fundamental para solicitar a urgência da ligação. “Com todos os dados recolhidos, os mesmos serão encaminhados à concessionária e, assim, o processo de instalação será mais rápido possível, com as ligações, dessa vez, devidamente regularizadas”, finalizou.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões