redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, quinta-feira, 07 de dezembro de 2023.

Moradores da região do Anhanduizinho que estão na “fila”, a partir de agora podem operar de cataratas

Por Gilson Giordano em 05/12/2018 às 09:12

Pacientes podem, desde terça-feira consultarem  atéo dia 11 do corrente com os oftalmologistas no Hospital Alfredo Abrão (Foto: Divulgação)

Os moradores dos bairros da região do Anhanduizinho, com idade superior aos 55 anos e que há muito tempo esperam na longa fila do “SUS” a chance de operar de cataratas ou pterígio, chegou a hora e bem antes dos festejos do fim de ano, realizar o tão aguardado procedimento cirúrgico, através do Governo do Estado que em parceria com o hospital do Câncer Alfredo Abrão, localizado na Rua Candido Mariano, próximo a Avenida Calógeras, na área central da Capital, está realizado desde esta terça-feira (4) consultas nos pacientes que passarão pelas cirurgias oftalmológicas durante mutirão que está sendo realizado na Capital de MS. A ação acontece em cumprimento à portaria 2.895 de 12 de setembro de 2018, do Ministério da Saúde, que premiou Mato Grosso do Sul por ter superado a meta de cirurgias eletivas.

O mutirão de cirurgias eletivas está atendendo pessoas acima dos 55 anos, nos 79 municípios do Estado, que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhada pelas Centrais de Regulação.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Coimbra, destacou que a ação visa ajudar os 79 municípios a realizarem as cirurgias. “Nosso objetivo é oportunizar que os moradores de todos os municípios de Mato Grosso do Sul possam ter a oportunidade de operar, reduzindo a fila de espera”, afirmou.

Os pacientes serão consultados a partir das 6h e o prazo previsto para o encerramento do mutirão é o dia 11 de dezembro. A estimativa é que sejam realizadas diariamente 500 consultas.

As cirurgias de catarata e pterígio, também conhecido popularmente como “carnes nos olhos” é um crescimento benigno de tecido na córnea do olho e geralmente começa próximo ao nariz, serão feitas a partir desta sexta-feira (7) até o dia 16 de dezembro. Serão três equipes cirúrgicas operando diariamente 300 pessoas. A estimativa é que sejam operadas 2,5 mil pessoas.

Os pacientes operados terão três retornos: o primeiro, realizado dois dias após a cirurgia; o segundo sete dias depois e o último retorno 30 dias após o procedimento. A previsão é que os atendimentos e cirurgias ocorram até 16 de dezembro, podendo ocorrer prorrogação das ações.

A ação acontece em cumprimento à portaria 2.895 de 12 de setembro de 2018 do Ministério da Saúde, que ampliou os recursos para as cirurgias eletivas em Mato Grosso do Sul, após o Estado atingir a meta estabelecida pelo Ministério.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões