redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, quinta-feira, 08 de fevereiro de 2024.

Centro Oeste

Moradora do referido bairro, recebe diploma de Libras e com ele, perspectiva no mercado de trabalho

Por Gilson Giordano em 14/03/2019 às 09:51

Primeira turma de formandos do curso de Libras recebeu nesta quarta-feira o diploma e capacitação para o mercado de trabalho (Foto: Divulgação)

Residente no Jardim Centro Oeste, no bairro do mesmo nome, localizado na região do Anhanduizinho, Giovana da Silva Moreira (20) foi uma das 65 alunas que recebeu nesta quarta-feira (13) o diploma de conclusão do curso de Línguas Brasileira de Sinais (Libras), que foi promovido pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Subsecretaria Municipal de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU) e Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência. A turma de 65 alunos faz parte do primeiro curso promovido pelo órgão municipal.

O curso, que teve a duração de três meses, busca permitir ao aluno a utilização da Língua Brasileira de Sinais em nível básico possibilitando proferir a comunicação em diversos contextos sociais, principalmente no ambiente de atendimento ao público.

Exibindo o diploma conquistado ao longo de três meses, Giovana não escondeu a sua alegria, pois gora a mesma está também pronta para entrar no mercado de trabalho como interprete de Libras, além, conforme a mesma disse ver a partir de agora os deficientes auditivos com outras perspectivas.

 “Participar deste curso me fez enxergar novos horizontes, daqui para frente vejo o mundo dos deficientes auditivos com outra perspectiva’’, afirmou.

A iniciativa de realizar o curso consiste na compreensão da importância de assegurar à pessoa surda ou com deficiência auditiva o acesso à comunicação, à informação e à educação, refletindo sobre a questão da inclusão e das oportunidades dirigidas a esse grupo. Desta forma, considera a  premissa de que todos têm os mesmos direitos para o pleno exercício da cidadania.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi oficialmente reconhecida como a segunda língua oficial no Brasil através da lei nº 10.436 de 2002, e regulamentada pelo decreto 5626 de 21 de abril de 2005, em 2012, é criada a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e acessibilidade no território nacional.  A Libras é um meio de comunicação oficial no Brasil, sendo necessário o respeito e uso para garantir os direitos dos surdos e acessibilidade contidos nos alvarás de funcionamento.

Inclusão

O subsecretário Municipal de Defesa dos Direitos Humanos, Ademar Júnior destaca a importância do curso de Libras considerando a idéia principal desse curso que é aproximar o surdo do ouvinte. “A gente percebe que a procura maior pelo curso foi de pessoas que trabalham no comércio e precisam lidar com esse público ou que têm familiares surdos. Isso é inclusão e a gestão municipal tem atuado efetivamente nessa articulação para que as políticas públicas possam chegar até as pessoas com deficiência”, explicou.

De acordo com o Coordenador de Apoio à Pessoa com Deficiência, David Marques a Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos atua de forma permanente para a inclusão das pessoas com deficiência. Com articulações entre as secretarias, instituições, ONGs e associações têm alcançado melhorias pontuais na saúde, educação, transporte, lazer, esporte e atendimento social para esse segmento da sociedade. “Criar oportunidades como essa que buscam uma maior e melhor participação dessas pessoas no convívio social é uma das competências da Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência”, disse.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões