Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, segunda-feira, 04 de dezembro de 2023.
Orgulhosos com a nova residência, familiares exibem o sorriso de alegria e felicidade por terem a partir de agora o famoso “meu cantinho” (Foto: Divulgação)
Para externar a alegria vivida, o momento de felicidade e ter certeza que a família está saindo do pesadelo do aluguel e finalmente, a partir de então, ter a certeza que está entrando na própria casa e que a partir daquele momento, no famoso “meu cantinho” manter a certeza de um futuro melhor, vale exercitar a imaginação e ousar na criatividade.
E foi justamente isso que aconteceu com uma das novas moradoras da antiga Cidade de Deus, Nathany Ador Coellar Cabral, 32 anos, contemplada com uma das cinco unidades construídas no Jardim Canguru, no bairro Centro-Oeste, na região do Anhanduizinho que foram entregues nesta quarta-feira (3) e assim a referida região, a maior da Capítal de MS, vai consolidando a sua condição de ser também o local que até o momento, mais recebeu novos moradores, devido aos novos empreendimentos, ainda que de casas populares, mas que ajudam dar mais vida aos bairros, atraindo com isso, o tao esperando desenvolvimento urbano.
Usando a imaginação, a contempladas Nathany, para extravasar a alegria pelo recebimento das chaves da nova moradia, passou uma fita azul no entorno da residência como se fosse uma embalagem do presente. Depós, emocionada ela revelou o porquê de tal atitude e conforme a mesma, era um antigo sonho que a mesma tinha desde 2014, quando ainda morava no barraco, na antiga “Cidade de Deus”.
“Eu aprendi no Bom Retiro a colocar azulejo e ajudei a construir várias casas. Hoje sou contratada para trabalhar na obra e inclusive pude ajudar a construir a minha casa e, claro, caprichei”, contou ela com sorriso de orelha a orelha no descerramento da fita e ao lado de toda a família que juntos demonstravam muita empolgação, sendo que as filhas já estravam escolhendo qual seria o quarto que a partir desta quarta-feira (3), poderá ser chamado de “meu”.
As cinco unidades entregues nesta quarta-feira (3) no Jardim Canguru, no bairro Centro-Oeste faz parte das 40 unidades cuja previsão de entregas e ainda no transcurso do mês de agosto e para tanto, as obras para as conclusão das demais casas, seguem em ritmo acelerado tanto no Jardim e José Teruel Filho, com previsão por parte da Prefeitura de Campo Grande, concluir tudo até o fim do ano, com o projeto habitacional atendendo as 328 famílias da antiga ocupação da Cidade de Deus.
Com as cinco novas unidades entregues nesta quarta-feira (3), agora o total é de 24 moradias novas, das 150 unidades que faltavam para abrigar todas as famílias. No total são 52 famílias do loteamento Jardim Canguru e mais 98 do José Teruel.
A nova moradora do residencial, Nathany Ador Coellar Cabral, terá como vizinha, Simone Roas, 34 anos, também pegou as chaves nesta quarta-feira e contou, com ar de tristeza, como era a vida antes da nova casa.
“Antigamente minha casa enchia de água quando chovia, a fossa transbordava e quando ventava, as telhas voavam, são muitas lembranças, mas agora acabou, e estou com a chave. Quero entrar na casa e melhorar a vida da nossa família”, comentou ela que mora com o marido e três filhos.
Na época, quando exercia a profissão de salgadeira, Simone era uma das moradoras na antiga ocupação Cidade de Deus, onde também aprendeu a profissão de servente de obras e com isso, ajudou a construir diversas casas, inclusive a própria moradia.
Também quem contou parte dos sofrimentos vividos e enfrentados na Cidade de Deus, foi a anciã Agostina Correa, que aos 89 anos conquistou sua casa própria. Ela disse que morou mais de cinco anos no barraco depois que não consegui mais pagar aluguel. “Eu já trabalhei na roça, fui boa fria, fiz diárias e finalmente vou morar na minha casa, com banheiro, cozinha forro e tem até muro na lateral que os vizinhos já fizeram”, explicou ela, que junto com as netas já está providenciando a mudança.
Para construção das 52 unidades habitacionais foram investidos 2,1 milhões. Além das cinco casas recebidas hoje pelas famílias do Canguru, mais 20 estão previstas para serem entregues até o fim de agosto naquele loteamento e mais 15 unidades no José Teruel. Até dezembro, a expectativa é que todas as 150 estejam prontas.
Histórico
Das 328 famílias que ocupavam barracos na ex-comunidade Cidade de Deus, 202 já receberam suas casas. Sendo 42 famílias do Vespasiano Martins, que foram realocadas para o Loteamento Parque dos Sabiás, entregue em julho de 2021. E mais 136 casas no Bom Retiro concluídas em agosto de 2021 no programa Ação Casa Pronta, que foi premiado nacionalmente e integrante do banco de boas práticas das ODS – Agenda 2030 da ONU.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.