redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, terça-feira, 26 de dezembro de 2023.

josé teruel filho

Famílias da antiga Cidade de Deus recebem novas casas ganham esperanças e fazem até planos para o futuro

Por Gilson Giordano em 03/06/2022 às 15:26

Mais nove residências que haviam sido condenadas na antiga Cidade de Deus, agora totalmente remodelada foram entregues pela Prefeitura (Foto: Divulgação)

Com a vocação habitacional, ainda que com residências ou condomínios que atendem as famílias com faixa salarial de até três salários mínimos, a região do Anhanduizinho que é formada por 14 bairros onde vivem atualmente mais de 210 mil pessoas, além de estar se preparando para receber a partir do 2º semestres os novos moradores do Condomínio Jardim Canguru, deu nesta sexta-feira (3), votos de boas-vindas às famílias que ocuparão  mais nove unidades habitacionais no Residencial José Teruel Filho, localizado no bairro Lageado.

Com as entregas dessas novas casas, somam-se 19 novas moradias entregues às famílias e um passo cada vez mais perto de as quatros comunidades da antiga Cidade de Deus terem um lar.

Durante a entrega das chaves aos novos proprietários, os depoimentos chegam a ser muitos emocionantes e as pessoas, na maior simplicidade contam boa parte das suas vidas como por exemplo, o caso de Denilse Lopes da Silva, de 60 anos, dona de casa, que tem problema de saúde. Ao receber a casa, ela relatou o problema vivido por ela há muitos anos.

“Não posso trabalhar. Eu tenho problemas no braço. Trabalhei muito no rastelo e fiquei com problema. Eu quero que daqui para frente tudo melhore, porque sofri muito. [Morei] nove anos em um barraquinho e era só apuro. Mas graças a Deus aguentei e hoje estou aqui na minha casa”, diz em tom de agradecimento.

Também que festejou e muito ao receber as chaves da nova residência foi Jorge Surubi, de 35 anos, trabalha com saneamento e quer uma vida melhor. “Hoje eu trabalho na Empresa PVA, que é terceirizada da Águas [Guariroba]. No barraco morei desde 2013, uns quatro anos e meio. Lá [no outro barraco] eu morei desde 2009. Tenho quatro filhos e espero uma vida melhor, porque ali nós tínhamos medo até de dormir. Quando chovia, ventava… Agora que vem esse tempo”, recorda, o novo morador, fazendo uma alusão à aproximação do inverno.

Hoje ele tem projetos futuros, já que um dos maiores desejos se concretizou. “Estou querendo montar um negócio de lanche aqui na frente e proporcionar uma vida melhor para meus filhos. Deixar eles bem.”

No total, 98 famílias serão beneficiadas com moradias novas e reformuladas pelo Programa Credihabita – que prevê a construção, reforma e ampliação de unidades habitacionais de interesse social e conta com oferta de assistência técnica especializada (ATHIS).

As famílias integram as quatro comunidade que formavam a Cidade de Deus, ocupação emblemática, iniciada em meados dos anos 2.000 no Loteamento Municipal do Dom Antônio Barbosa, localizado no bairro Lajeado e neste ano a Prefeitura de Campo Grande dará uma solução definitiva para todos. O ciclo termina com a readequação das casas dos loteamentos José Teruel e Jardim Canguru.

Já as 42 famílias do Vespasiano Martins, loteamento condenado mediante laudo técnico expedido em 2018, foram realocadas para o novo Loteamento Parque dos Sabiás, entregue em julho do ano passado.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões