Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, segunda-feira, 01 de janeiro de 2024.

Embalados pela ação social, diversas pessoas foram ao salão onde não deram descanso aos profissionais que por sua vez, capricharam no trato ao cliente (Foto: Divulgação)
Como parte dos festejos alusivos à passagem dos 19 anos de fundação, o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), do bairro Aero Rancho, recebeu por parte da equipe da unidade uma linda festa nesta terça-feira (31) e entre elas, com atividades de ação social, atividades de lazer, orientações de saúde, alistamento militar, orientações para micro e pequenos empresários, além de varal solidário e atividades lúdicas e recreativas para as crianças, teve ainda o oferecimento de vagas de serviços à comunidade que busca uma vaga no concorrido mercado profissional.
De acordo com a coordenadora da unidade, Maria de Lourdes Castro Nunes Quintana, a ideia da ação foi aproximar as famílias neste período pós-pandemia e celebrar o retorno de 100% das atividades presenciais aos CRAS. “Ficamos muito tempo sem poder nos reunirmos e comemorar as datas importantes, por isso quisemos oferecer esses serviços aos moradores da região como forma de comemorar o retorno de nossas atividades”, explicou.
A equipe da unidade formalizou parceria com profissionais da área de estética e beleza, que realizaram cortes de cabelo, barba e design de sobrancelhas. Um dos usuários que aproveitou o corte de cabelo gratuito foi Marcelo de Souza Rezende, que ficou sabendo da ação quando recebia atendimento na Unidade Básica de Saúde do bairro.
Ele e a família acordaram cedo para aproveitar os serviços. “Minha mulher e minha sogra vieram escolher algumas peças de roupa e eu ainda vou pegar orientações sobre microcrédito”, disse. Na fila do Varal Solidário, a esposa de Marcelo, Kethelyn Pereira Lemes e a mãe, Bárbara da Silva, aguardavam a vez para selecionar agasalhos e calçados de inverno para a filha Anne Sofia, de sete meses. “Com essa virada do tempo foi a melhor coisa essa ação social. Ainda quero aproveitar a massagem relaxante”, afirmou Bárbara.
Já a dona de casa Elicleide Bucalho foi ao CRAS acompanhada de duas tias em busca de orientações com a equipe do Sebrae sobre formação de sociedade e microcrédito. “Já trabalhei na área de confeitaria, mas agora estou afastada por questões de saúde. Quero um direcionamento sobre que tipo de comércio de alimentos é mais vantajoso investir no meu bairro”, afirmou.
Na área da saúde, profissionais de Fisioterapia e Estética de uma faculdade da rede particular de ensino, orientaram sobre os cuidados com a hipertensão, realizaram atividades físicas com as crianças, além de oferecer massagem relaxante para os usuários e servidores da unidade. Uma das servidoras do CRAS que aprovou o serviço, foi a merendeira Aparecida Barreto de Lima, que disse ter ficado muito mais disposta para o trabalho depois do atendimento. “A gente trabalha servindo as pessoas e foi muito bom nós também termos essa oportunidade hoje. É importante para a qualidade de vida”, ressaltou.

Uma boa massagem para recuperar as energias durante o cotidiano também esteve no programa de muitas mulheres (Foto: Divulgação)
Para as crianças, a parceria com a Fundação Municipal de Esporte (Funesp) garantiu a diversão através do Projeto Brincalhão, que levou ao CRAS diversas brincadeiras, como piscina de bolinhas, futebol de sabão e pula-pula.
Outra parceria que também fez sucesso na ação, foi com o Projeto Livro terapia, que teve origem no próprio bairro, há três anos e consiste na doação de livros direcionados para todas as faixas etárias. Liderada pela professora Maria Marcia Alves dos Santos, a iniciativa começou com um acervo de 500 livros e hoje conta com cerca de 200 títulos, prova do interesse da população pela leitura, segundo a professora. “É muito gratificante participar dessas ações e ver as pessoas de todas as idades escolhendo as obras”, destacou a idealizadora do projeto, que disponibiliza livros dos mais variados temas para doações.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.