Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, quarta-feira, 31 de janeiro de 2024.
Presenças de cães levados por Bombeiros chamou atenção dos estudantes em plena sala de aula. (Foto: Divulgação)
De repente, as salas de aulas da Escola da Rede Municipal de Ensino (REME), Dr Plinio Barbosa Martins foi invadida nessa quinta-feira (6) por dois cães que de certa forma causaram estranheza aos alunos. Nada de anormal! As inusitadas visitas estavam programadas entre a direção da Escola e o Corpo de Bombeiros, que desenvolve o projeto “Cão herói, cão amigo”.
A Escola Municipal Dr. Plínio Barbosa Martins é uma das 99 instituições escolares da REME, está situada no Jardim das Macaúbas, no bairro Centro-Oeste, na Rua São Pio de Pietrelcina, 430.
O bairro Centro-Oeste é um dos que integra a região do Anhanduizinho e nele residem aproximadamente 25 mil pessoas, moradores em vários jardins, parques e loteamentos.
Os cães levados para as inusitadas visitas foram “Chopp”, que é um animal da raça Golden Retriever e o buldogue francês, de nome Fred, que apesar de serem ainda filhotes, já estão atuando nas ações da guarnição do Corpo de Bombeiros, localizada na Avenida Costa e Silva.
Durante as visitas, enquanto os cães se integravam com os alunos os militares davam explicações a respeito dos trabalhos por eles na corporação.
De acordo com as explicações por parte do 2º Tenente Bombeiro Henrique Manoel Falcão, responsável pelas palestras aos alunos, falou sobre a rotina dos cães e como ocorre o trabalho da corporação nos diversos tipos de chamado, além de responder outras dúvidas da atenta plateia. Durante as palestras, o oficial disse ainda que os cães são utilizados em terapias e atendem várias instituições, como escolas, asilos e outras entidades.
Além de falar a respeito do dia-a-dia dos cães, o tenente Henrique Manoel garantiu que os mesmos são dóceis e são treinados diariamente para atuar nos ambientes com pessoas. Ele ainda mencionou que essa visita tem o objetivo de ir até a população para realizar a pesquisa de satisfação.
“Vamos ate a população para ter uma resposta das pessoas sobre o que podemos melhorar, ou como ela está sendo atendida”, destacou.
Aprendizagem
Para a diretora da escola, Tânia Maísa Braw, a visita é significativa, pois leva também a aprendizagem, na questão de socialização e das verdadeiras funções dos bombeiros. Ela acredita que isso muda valores.
“Eu achei importante. As crianças ficaram encantadas, animal traz muita alegria. Vejo que é importante para o futuro, porque há uma proximidade mostrando a profissão do bombeiro, no que ele faz. Creio que muitas crianças irão pensar diferente sobre a função deles. Isso já é uma aprendizagem”, destacou.
A aluna Lorraine Bruna de Souza, do 9º ano gostou da visita e acredita ser importante a interação com animais.
“Eu achei o projeto interessante. Vir aqui com os cachorros demonstrar o trabalho deles é bem interessante. Além de serem lindos, os animais podem até salvar vidas”, disse.
Encantada também estava a aluna Heloisa Xavier Gonçalves, de sete anos, estudante do 2º ano.
“Eu achei legais e fofinhos. Gosto dos bombeiros porque eles combatem o fogo e eu quero ser bombeira”, revelou.
Para solicitar uma visita dos bombeiros para apresentar o projeto, as escolas s devem encaminhar o pedido para o 1º Grupamento dos Bombeiros Militares, que fica localizado na Avenida Costa e Silva, próximo ao Terminal Morenão.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.