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Campo Grande, segunda-feira, 01 de janeiro de 2024.
Jovens Vereadores tomaram conhecimento do regimento interno da Câmara Municipal onde acompanha a Sessão desta terça-feira (Foto: Divulgação)
Com a solenidade de posse prevista para esta sexta-feira (13), os alunos da Rede Municipal de Ensino (REME), selecionados no projeto Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Campo Grande, iniciaram, nesta segunda-feira (9), uma série de atividades que serão realizadas na Casa de Leis devido visando a posse dos 29 eleitos.
Pela manhã os alunos conheceram os setores administrativos e gabinetes e no período da tarde, participarão de curso sobre as ações legislativas, contemplando conteúdos sobre Regimento Interno e as atribuições dos Vereadores, além de acompanharem a Sessão Ordinária que acontece nesta terça-feira (10), ao lado dos Vereadores padrinhos e madrinhas.
A ideia inicial é para que os alunos conheçam todo o rito da Sessão, desde a parte da apresentação de indicações, uso da Tribuna na Palavra Livre, debates, votações de requerimentos e de projetos.
Posse
Nesta sexta-feira (13), a partir das 9 horas, ocorre a diplomação, sessão de posse e eleição da Mesa Diretora dos Jovens Vereadores, seguindo a mesma composição da Câmara: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário e 3º secretário.
Após a diplomação os jovens Vereadores continuarão acompanhando as atividades nos gabinetes, preparando-se para a primeira Sessão Ordinária, que deve acontecer no dia 17 de abril. No entanto eles já poderão apresentar indicações de melhorias para os bairros e se inscrever para participar da Palavra Livre na Tribuna, além de votar e apresentar requerimentos ou projetos.
Todas as solicitações serão encaminhadas em nome dos Vereadores padrinhos ou Vereadoras madrinhas para que as providências sejam adotadas.
A diretora-adjunta da escola municipal “Domingo Gonçalves Gomes”, localizado no Jardim Colonial, no bairro Pioneiros, na região do Anhanduizinho, Silmara Castelão da Silva, que acompanhou as alunas Pamela Garcia e Anna Luísa Santos, destacou a importância de os alunos conhecerem como funciona o Legislativo.
“Esse projeto chegou para a gente participar. Conversamos com os professores e alguns aceitaram fazer esse trabalho com os alunos e fomos selecionados. Nossas alunas estão bastante ansiosas, e sei que conseguirão passar para os outros alunos como funciona a Câmara e eu acho isso muito legal”, frisou.
Aluno da escola “Brígida Ferraz Foss”, localizada na Vila Jacy, também na região do Anhanduizinho, Gustavo de Moraes Souza, afirmou ter grandes expectativas com o projeto. “As expectativas estão altas porque só de saber que a minha redação foi escolhida já é maravilhoso. Eu participei do projeto porque sempre quis ajudar alguém e aqui talvez eu consiga”, ressaltou.
Responsável pela Escola do Legislativo, Marcos Weder Mattioli Sousa acompanhou os alunos e ministrou o curso sobre as ações do legislativo e ressaltou que os mesmos terão tratamento dos Vereadores. “Apesar de ser um projeto, nós temos aqui um Vereador e como tal temos uma assessoria, então esse jovem terá uma assessoria para que ele tenha o suporte de alguém que vai ensinar como funciona a Câmara”, explicou.
O Parlamento Jovem é um programa educativo criado para possibilitar a vivência do processo democrático com eleição e exercício de atividades legislativas nos moldes no Regimento Interno da Câmara Municipal. Os alunos precisam estar matriculados no 8º ano do Ensino Fundamental.
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