Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, sábado, 02 de dezembro de 2023.
Com uma invejá campanha e ainda invicto, Marabá/Capital Lubrificantes decidi título da região norte (Foto: Divulgação)
A 2ª Copa promovida e organizada pela União Esportiva de Futebol amador (UEFA), cuja decisão da região norte será neste sábado (30|), às 15, no campo localizado no bairro São Caetano, além de devolver a alegria do futebol, mostrar vários bons jogadores que por um ou outro motivo não tiveram chances na carreira de profissional ou se frustraram, além de tudo isso, a competição resgata ainda a rica história de vários times que dela participaram na atual edição.
Marabá
Esse pode ser o caso da Sociedade Esportiva Marabá, cuja sigla poderia ser empregada maldosamente como SEM, o que poderia representar um negativismo para quem não conhece a história do time que foi fundado em janeiro de 1994. Pois o SEM, poderia maldosamente significar “sem títulos”, “sem tradição” e “sem história”.
Então ao invés do SEM, mude para o COM, que significaria Com Orgulho Marabá, um dos mais tradicionais times e rico em histórias e conquistas, na região norte da cidade.
Hoje o presidente do time é Emilio Cruz que ao falar da equipe deixa se emocionar evidenciando o amor pelo time que ostenta orgulhosamente as cores laranja, preto, azul e amarelo.
Fundação
A Fundação da Sociedade Esportiva Marabá, que de SEM, não tem nada e sim muito COM, aconteceu em janeiro de 1994 e os seus idealizadores foram o João Bosco, José, Alberto, conhecido por “alemão” e o Manoel, conhecido como “Monte Nego”
1º Time
O presidente do time, Emilio, lembra também com certa ponta de saudosismo o primeiro time, que defendeu as cores do Marabá que era formado por: Panta; Ronilson, Zé Grimaldo, Werlen, Monte Negro, Jorge, Luciano, Wagner, André, Ricardo, Cezinha, Claudionor, Tatu e alemão.
Ainda segundo Emílio, essa formação do Marabá assombrou todos os campeonatos realizados na região norte da cidade e com isso, criou uma sadia e memorável rivalidade com os times do bairro Margarida e Paulo VI, tanto que na ocasião o mesmo ganhou o pomposo apelido de “papa taças”, chegando a contabilizar na vasta e rica galeria, mais de 30 troféus que foram conquistados em competições disputadas na Mata do Jacinto, Ferroviários, Coronel Antonino, Estrela do Sul, Paulo VI, entre outros bairros localizados na região norte da Capital de MS.
No entanto, o time apesar de tantas glórias e conquistas, teve também o seu momento de turbulência e no período de 2000 a 2009, a crise se alastrou mesmo após a saída do José, conhecido por todos como “seo José”. A crise foi tamanha e a prova disso foi que em 2006, o time fechou as portas.
Volta por cima
O período de vacas magras e da difícil estiagem para quem havia conhecido a glória no futebol amador, finalmente passaram e aos poucos, a bonança foi voltando e o time reconquistando a confiança por parte da torcida e o respeito por parte dos adversários.
Hoje patrocinado pela empresa Capital Lubrificantes, o time do Marabá pode dizer que está outra vez mais firme e forte que nunca e a prova disso é a união e a força dos jogadores que hoje formam o elenco que, para participar dos campeonatos onde “azara” o adversário, eles fazem a tradicional e conhecida “vaquinha” par fazer frente às despesas oriundas com os pagamentos de parte das inscrições e taxas de arbitragens e assim, a cada campeonato, carregando novos troféus para a sede do time.
Elenco
Do elenco formando nos dias atuais, talvez muitos jogadores nem sequer conheceram e com isso não tiveram o prazer de ouvir os ensinamentos dos atletas do passado.
O elenco do Marabá de hoje é formado pelos jogadores: Léo, Willian, Felipe, Weslley, Danilo, Marquinhos, Wellyngton, Gleydson, Xandi, Marcinho e Sullivan, que terão a responsabilidade de manter viva a rica história do time em competições futebolísticas.
Copa UEFA
Na Copa UEFA, o time que agora tem o patrocínio da Capital Lubrificantes, chega invicto à decisão diante do time de Guia Lopes da Laguna/Frigorífico Brasil Global e com uma invejada campanha.
Na primeira fase, o time disputou seis jogos, vencendo quatro e empatando duas partidas; nas oitavas de final, disputada no Taquaral, a equipe no tempo regulamentar empatou por um gol contra o Cruzeiro, gol esse marcado pelo jogador Matheus, que até então estava no banco de reservas e entrou para selar o empate do time que depois venceu nos tiros livres da marca do pênalti, pelo placar de 5×4; nas quartas de final, com os jogos sendo disputados na arena Buracã, o Marabá não teve dó do time Tia Eva, a quem sapecou uma goleada por 7 x 0, com destaque para o jogador Wesley, conhecido entre os boleiros por “Garga”, que fez três gols; na semifinal, ainda jogando no mesmo campo, em jogo dos mais disputados, o Marabá derrotou o Segurágil por 1 x 0, gol marcado pelo jogador Emílio.
Campanha
Essa é a segunda vez que o time do Marabá/Capital Lubrificantes, disputa a competição e o retrospecto tem deixado os adversários temerosos. Até o momento, o time disputou pela 2ª Copa UEFA, nove jogos com seis vitórias e nenhuma derrota; tem um dos melhores ataques, tendo marcado 18 gols e também uma das melhores defesas que sofreu apenas três gols, O artilheiro do time é o jogador Welsey (Garga) eu já marcou seis gols.
O presidente do time, Emilio Cruz destaca a campanha do mesmo e cm euforia diz que agora o time está mais forte que nunca e a prova disso, será a conquista de mais um título nesta sábado e para tanto, convida os torcedores da região norte para prestigiar não apenas a competição, mas também par incentivar o time no jogo que será um dos mais difíceis.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.