Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, quinta-feira, 14 de dezembro de 2023.
Com as novas ciclovias, os ciclistas de forma geral poderão transitar de forma mais tranquila e segura pela cidade (Foto: Divulgação)
Além de proporcionar melhor qualidade de vida aos seus usuários e devido ao elevado valor do litro do combustível, aos poucos a bicicleta vai de novo reconquistando o espaço principalmente entre os trabalhadores que residem em locais distantes dos seus serviços e além deles, durante os feriados e os fins de semana, os milhares de praticantes da modalidade que fazem as chamadas trilhas, poderão ganhar novos e mais quilômetros de ciclovias para transitar de forma mais seguras e tranquilas, até mesmo cruzar a cidade de norte a sul ou de leste ao oeste.
Entre os beneficiados estão os trabalhadores de vários bairros da região do Anhanduizinho, que diariamente colocam em risco suas vidas ao desafiar e ter que enfrentar o intenso trânsito por vias movimentadas no deslocamento de casa para o trabalho e vice versa.
No transcorrer da semana, o Ministério da Economia do governo federal Jair Messias Bolsonaro liberou parte dos recursos alocados por representantes do Estado, no valor de R$ 1,5 milhão valor esse que a Prefeitura Municipal de Campo Grande investirá nas construções e manutenções das ciclovias.
Segundo a subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos, Catiana Sabadin, o valor anunciado corresponde à liberação da primeira parcela de um valor total de R$ 4 milhões que foram viabilizados para abertura de novas ciclovias, revitalização das existentes, implantação de ciclofaixas e criação de rotas cicloviárias.
Diante dessa nova perspectiva elaborada pela subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos, Catiana Sabadin, já é certa a interligação da ciclovia da Gury Marques com a ciclofaixa e a ciclovia já existentes na Avenida Cafezais, via de acesso aos Jardins Paulo Coelho Machado e Canguru, ambos localizados no bairro Centro-Oeste e ainda o Jardim e Los Angeles, localizado no bairro do mesmo nome, todos na região do Anhanduizinho.
A partir do anuncio da liberação da primeira parte da verba liberada pelo governo federal do presidente Jair Bolsonaro, os técnicos da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) estão elaborando os projetos, trabalho que envolve também consulta aos comerciantes e moradores das regiões impactadas com ampliação de espaços mais seguros para o trajeto dos ciclistas.
Uma das intervenções já definidas é a extensão da ciclovia da Avenida Gury Marques até a Rua Buenópolis (Bairro Cidade Morena), projetada como trecho final do novo acesso às Moreninhas, que o Governo do Estado vai implantar em parceria com a Prefeitura. Em todo trajeto da nova via, de 12,5 km a partir da Avenida Guaicurus, estão programados seis km de ciclovia.
Quando todo o traçado estiver pronto, quem mora nos bairros desta região poderá sair da Avenida Gury Marques, atravessar às Moreninhas, chegar e transpor a Avenida Guaicurus e seguir em frente pela ciclovia aberta neste ano, no prolongamento da Avenida Rita Vieira. Já há estudos para interligar esta ciclovia com a da Avenida Interlagos pela Rua Assunção, com ciclofaixa ou rota ciclo viária.
Também já é certa a interligação da ciclovia da Gury Marques com a ciclofaixa e a ciclovia já existentes na Avenida Cafezais, via de acesso a bairros como Paulo Coelho Machado, Jardim Canguru e Los Angeles. A ciclovia da Gury Marques se estende até perto do cruzamento com a Avenida Fábio Zahran, trecho onde já recebe a denominação de Costa e Silva.
Diferente das ciclovias ou das ciclofaixas, em que há uma separação física de uma pista exclusiva para a passagem das bicicletas, as rotas são trechos sinalizados das vias destinados à passagem dos ciclistas.
Investimento
Campo Grande tem hoje uma malha cicloviária que se estende por 91 km. Independente da alocação destes recursos federais, que começam a ser liberados, a Prefeitura tem uma série de intervenções previstas para a ampliação desta malha.
Segundo o secretário de infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Rudi Fiorese, o projeto de corredor do transporte coletivo da Avenida Calógeras, que nos próximos dias terá a ordem de serviço para o início das obras, está prevista uma ciclovia de 1,5 km da Avenida Afonso Pena até a confluência com as avenidas Salgado Filho e a Costa e Silva.
No projeto de recapeamento da pista bairro/centro da Avenida Duque de Caxias, está prevista a revitalização da ciclofaixa até a rotatória com o macroanel no Indubrasil. No Nova Campo Grande, onde está sendo executada a primeira etapa das obras de pavimentação, estão previstas ciclovias nas avenidas Amaro Castro Lima e 7, acesso ao polo empresarial Oeste. No polo está prevista uma ciclofaixa na Avenida Solon Padilha, que se conectará com a da Duque de Caxias. A nova ligação do Bairro São Conrado com o aeroporto e o Nova Campo Grande, prevê faixa exclusiva os ciclistas no prolongamento das avenidas General Alberto Carlos Mendonça Lima e Wilson Paes de Barros.
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