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Campo Grande, terça-feira, 09 de janeiro de 2024.

Governo do Estado de MS dá dicas para uma viagem tranquila e segura durante o feriado prolongado

Por Gilson Giordano em 10/10/2018 às 16:50

Para uma viagem tranquila e segura, siga as orientações da Agepen que dá todas as dicas antes de “pegar” a estrada (Foto: Divulgação)

Preocupado com a segurança de quem aproveitará o feriado prolongado para viajar visitando parentes, amigos ou apenas para conhecer outras cidades, o Governo do Estado, através da Agência de Regulação de Serviços Público de Mato Grosso do Sul (Agepan) dá importantes dicas para os viajantes que a partir dessa quarta-feira (10) começam a deixar a Capital do Estado, rumo a outras cidades, mas uma série de cuidados são importantes nessa hora de alegria e de arrumar as malas. As dicas são essenciais para que os viajantes tenham um passeio seguro e tranquilo.

Antes do embarque para a viagem, o primeiro passo é a aquisição da passagem e para tanto, é importante adquirir o bilhete em pontos oficiais de venda e só com empresas cadastradas. Para quem escolhe as grandes transportadoras, que têm ponto de saída nos terminais, essa situação não costuma ser problema. Mas muitos passageiros optam por viajar de vans e micro-ônibus. Isso pode ser feito, desde que o transportador seja um dos autônomos autorizados pela Agepan. Essas empresas também têm pontos de embarque e desembarque e horários estabelecidos pela Agência. Da mesma forma que nas empresas maiores, eles precisam emitir um bilhete e estar com o cadastro e vistoria do veículo em dia.

Outro detalhe é quanto à gratuidade aos idosos, pois os ônibus devem disponibilizar duas poltronas grátis para idoso, duas poltronas grátis para pessoa com deficiência, e duas poltronas com 50% de desconto para idosos, caso as vagas gratuitas já estejam ocupadas. Nos micro-ônibus (incluindo vans), é obrigatório: uma poltrona grátis e um com 50% de desconto para idoso e uma poltrona grátis para pessoa com deficiência.

Antes de programar a viagem é importante se certificar quanto à legalidade do transporte que está sendo utilizado, fugindo com isso, dos “clandestinos”. Para tanto, escolha sempre empresas ou transportadores autônomos legalizados. Na dúvida sobre o serviço que está contratando, o passageiro pode pedir comprovação que ateste que o transportador é cadastrado e regularizado. Caso contrário, a viagem não tem qualquer garantia, além de ser um risco para a segurança.

Concretizado os primeiros passos para uma ótima viagem, chegou a hora de “cair” ou “pegar” a estrada, mas não de forma afoita e para que tudo transcorrer dentro da tranquilidade, nunca esqueça do sinto de segurança, pois muitos passageiros não têm no transporte público, o mesmo cuidado que tem nas viagens de automóvel. Mas o risco de ferimentos ou até de morte em acidente com vans e ônibus é o mesmo que nos carros de passeio. O veículo tem que estar com o cinto em boas condições e visivelmente colocado sobre a poltrona. Além disso, a Agepan determinou que o motorista ou outro representante da empresa faça uma orientação verbal antes da saída, lembrando os passageiros de utilizarem o equipamento.

Nunca aceite ou viaje em pé dentro dos ônibus, exceto nas chamadas viagens “urbanas” ligando dois municípios vizinhos como nos casos de Corumbá/Ladário, Jardim Guia Lopes da Laguna e Aquidauana/Anastácio, cujas viagens são curtas e nelas, os passageiros podem ir em pé.

Nas linhas com distância maior, todos os passageiros devem estar sentados. Se uma empresa vender passagem acima da capacidade e sugerir que o passageiro vá em pé a determinado trecho, não aceite. Denuncie à Agepan.  No site da Agência, o sistema Pesquisa de Viagem informa todas as empresas que fazem uma determinada linha, com horários e tarifas. Basta escolher a origem e o destino e conferir as opções.

Nessa época dos chamados “feriadões” é comum à prática de viagens através de ônibus de empresas de turismo, que também devem ser credenciados pela Agepan.

Nesse caso, a empresa não pode vender bilhete avulso, porque o serviço é um pacote fechado para um grupo. Para confirmar se a empresa está regular, basta exigir que o transportador apresente a Licença de Viagem Eventual/Turística, que é emitida por um sistema informatizado da Agência Reguladora. No site da Agência, é possível encontrar a lista completa das empresas de fretamento.

No retorno, dependendo dos acontecimentos ao longo da viagem é bom destacar que a Agepan tem um serviço de ouvidoria para prestar informações, tirar dúvidas e receber reclamações dos usuários. Em caso de qualquer problema, o passageiro pode utilizar, pela Internet, o sistema e-Ouvidoria. Pode também ligar gratuitamente para o telefone 0800 600 0506. Ou, ainda, entrar em contato pelo e-mail (ouvidoria@agepan.ms.gov.br).

 

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