redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Campo Grande, sábado, 19 de outubro de 2019.

Saudosismo

1º Encontro dos Amigos do Aero Rancho – Nostalgia – Rodão de Tereré será neste domingo no Parque Ayrton Senna

Por Gilson Giordano em 12/09/2019 às 11:33

Amizade construída há 30 anos, se mantém sólida entre Osael (e) e Ismael, idealizadores do encontro entre amigos (Foto: Arquivo)

Afinal, lá se vão 30 anos! Claro uma vida e nela, com muitas e ótimas recordações e para aglutinar essas ótimas lembranças dois amigos Osael Pedrozo e Ismael Gomes decidiram reunir a chamada “turma” que morou no bairro Aero Rancho e que agora completa 30 anos de Feliz existência!

É muito fácil falar sobre o bairro Aero Rancho, afinal de contar ele é o maior bairro da Capital onde está localizado um dos maiores conjuntos habitacionais do país, que é dividido em sete setores.

Esse é o Conjunto Habitacional Aero Rancho, onde as suas cinco mil residências foram construídas dentro do loteamento Aero Rancho, localizado na região do Anhanduizinho daí, o sugestivo nome mantido até hoje.

Hoje todo o bairro, incluindo, claro, os moradores do conjunto habitacional, abriga mais de 50 mil pessoas e por isso e apontado como o maior bairro da Capital de MS.

Das ruas de chão, poeira e lama para uma localidade que se desenvolveu. De pequenos comerciantes que começaram junto com o conjunto e quem fez do local um trabalho e o seu lar demonstram a alegria pelo fato de residirem até hoje no mesmo local.

Diante de toda essa magnitude, os amigos Osael Pedrozo e Ismael Gomes que se conhecem há 30 anos, desde que quando cresceram juntos e ao lado de outras milhares de crianças no referido conjunto habitacional, decidiram para festejar o aniversário, reunir as pessoas, hoje adultos, que também fizeram parte da infância felizes vividas por ambos, que a exemplo dos outros, pegaram também uma boa parte do chamado de forma jocosa de “Aero Barro”, devido ao lastimável estado das ruas existentes no conjunto e em todo bairro, fazendo uma alusão ao péssimo local nos períodos chuvosos.

A turma que agitava na época, em que todos eram felizes, mas não sabiam (Foto: Facebook)

Na impossibilidade de reunir as milhares de pessoas que vivenciaram as chamadas boas épocas de forma geral do bairro, proporcionando uma grande festa, os amigos decidiram manter a idéia, mas de forma  bem mais modesta, afinal, o que vale é a confraternização, o reencontro e a “contação” das histórias, ou “estórias” e dos causos, vividos por todos.

Encontro

Daí surgiu à brilhante idéia de reunir toda a turma, no 1º Encontro dos Amigos do Aero Rancho – Nostalgia – Rodão de Tereré, que será realizado neste domingo (15) no Parque Ayrton Senna, localizado dentro do mesmo bairro, onde o espaço e amplo e confortável.

Diante da idéia positiva, de reencontrar os amigos, até o tempo ajudará, pois a previsão é que domingo na Capital de MS faça uma temperatura de 40ºC, daí, uma boa rodada de tereré e no amplo local, com certeza a idéia surtirá o efeito esperado pelos seus idealizadores: Osael e Ismael.

Rede social

Tão logo surgiu a idéia de reencontrar os amigos de infância, também foi criado no face book o grupo “Aero Rancho 30” anos e para surpresa de  ambos, o mesmo “bombou” e em questão de dias superou a marca dos cinco mil acessos.

Diante do resultado até certo ponto inesperado, Osael Pedrozo, um dos idealizadores do evento reforçou a idéia do encontro e para tanto, pretende ter neste domingo (15) à tarde, o maior número de amigos, para que todos juntos possam fazer uma grande confraternização e matar a saudade dos bons e inesquecíveis tempos do “Aero Barro”.

Países

Com a criação do grupo na página do Facebook, o mesmo foi visto em 17 países por pessoas que também vivenciaram a difícil, mas memorável época, quando o conjunto habitacional Aero Rancho, estava ainda em fase de entrega aos moradores.

Um dos países onde a pagina “bombou” mesmo foi no Japão, claro, onde residem mais pessoas que moraram no conjunto.

“Hoje no Japão, mora o ‘secreta’, estudamos juntos na Escola Neyder Sueli e ele, não saia da secretaria. Daí colocamos nele o apelido de “secreta”, recorda Osael Pedrozo, que na época era conhecido no pedaço , como “Sumô”, pelo fato de o mesmo ser o mais “gordinho da turma”.

Alias a época vivida por essas pessoas, à questão do apelido não tinha problemas, pois não havia o hoje chamado de Bullying e com isso, praticamente todos tinham algum apelido, fato esse que não foi revelado por Osael, “Sumô”, que ate na sala de aula  era chamado pelo apelido pelos professores.

O conjunto habitacional Aero Racho, foi também cenário dos primeiros namoros de  centenas de jovens que moraram no mesmo, depois muitos pedidos de casamentos, as festas de aniversários enfim, palco de longas e lindas histórias que certamente serão contadas e recontadas neste domingo (15) e talvez o tempo seja ate curto, pois o encontro está marcado a partir das 15h.

Facebook

Na rede social, entre as mais de cinco postagens, além dos comentários, as fotos que marcaram a época de ouro da turma.

Tem lembranças da Dona Maria Bezerra, que até hoje é reverenciada por todos, pelos seus préstimos junto à população.

Tem foto ilustrando a pagina mostrando Celino Doido; um vídeo onde em tempo chuvoso, um casal trafegando em uma motocicleta, derrapou e ambos foram escorregando ladeira abaixo, sob os risos da “platéia” que curtia o momento, afinal, essa era uma das diversões.

As mensagens como, por exemplo: “Diz que morou no Aero Racho, mas nunca roubou a trave do campinho da rua de cima, para colocar na rua de baixo”.

Nessa página criada especialmente para comemorar essa passagem, nomes de pessoas que marcaram época são lembradas, como por exemplo, da Tia Carmem, da escola Neyder Sueli, do DJ Loubardi; tem  ainda a pergunta formulada: “Quem já pagou pedágio na “pinguela” do CAIC?, As boas lembranças das escolas Neyder Suely, Padre Mário Blandino, Silvio Oliveira dos Santos.

O Fliperama do “Gordo” também é citado e tem até quem pergunta: “Quem nunca teve a sua bike roubada na porta do fliperama?

Uma das pessoas que marcou época também no conjunto foi o “Baguinha”; no face tem uma foto do concurso Rei da Primavera e na mesma,  a pergunta em tom de brincadeira: “Se esse (mostrando a foto) foi o rei, imaginem o último colocado?’

Existem também outras histórias e com os mais variados personagens que certamente serão destaques e ganharão espaço neste domingo, no dia do encontro.

“Então, por isso que vamos nos reunir, para matar todas essas saudades, lembrar das bagunças que fazíamos nas escolas, o sofrimento dos moradores que viveram as duas situações: poeira e barro”, disse Osael Pedrozo, ressaltando a potencialidade que o bairro Aero Rancho alcançou se tornando quase que uma localidade independente.

Ao finalizar, Osael Pedrozo reiterou o convite a todos, para que participem ao lado da esposa ou marido, do namorado ou namorada, enfim, da família e para tanto, basta levar o banquinho com o kit tereré, mas reviverem juntos, os tempos vividos e que hoje ficaram apenas na saudade, que será o 1º Encontro dos Amigos do Aero Rancho – Nostalgia – Rodão de Tereré.

2 Comentários

  1. Gustavo Vieira disse:

    Sou de Recife e cheguei em Campo Grande em 1995 onde vivi nesse bairro tão especial Aero Rancho. Fui professor de Vanerão, xote, rancheira etc isso a 23 anos atrás. Tenho muitas histórias deste bairro.

    Hoje estou em Recife/Pe e trabalho como Ed. Social e professor de uma escolinha de futebol. Parabéns Aero Rancho pelos seus 30 anos.

    Parabéns Ozael e Ismael pela iniciativa.

    Recife 12/09/19

  2. kellen cochev disse:

    Fui morar no Aero Rancho em 1994, tinha 10 anos de idade, vi o Parque Ayrton Sena, a ponte do setor de 5 e o hospital serem construídos, estudei na Escola Neyder Suelli do setor 4,na escola era conhecida como gremista kkkkk, vivi tempos maravilhosos nesse bairro,atualmente moro no rj há 7 anos, mas sempre me lembro com saudades dos meus queridos amigos . Parabéns Aero Rancho, pelos 30 anos.

Deixe o seu comentário!





Exibir botões
Esconder botões