redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, domingo, 07 de janeiro de 2024.

Alerta aos escorpiões

Depois do Campo Nobre, agora foi na Vila Piratininga, onde moradora encontrou escorpião em casa

Por Gilson Giordano em 27/12/2019 às 16:48

Período de chuva deve redobrar os cuidados com o escorpião e para tanto, tomar algumas medidas (Foto: Divulgação)

Mesmo com o alerta feito pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os moradores dos bairros que formam a região do Anhanduizinho têm demonstrado muito medo quanto à proliferação dos os escorpiões que, terça-feira passada, colocou em risco a vida de uma menina de apenas seis anos, que por pouco não foi a óbito.

Diante do caso registrado em um residencial localizado no bairro Campo Nobre, na região do Anhanduizinho, que ganhou muita repercussão, os agentes do CCZ fizeram uma verdadeira varredura no residencial, onde aproveitaram para alertar os moradores quanto ao perigo que esse aracnídeo pode causar com uma ferroada.

Durante a vistoria, para desagradável surpresa dos agentes, eles encontraram mais três escorpiões Tityus Confluens, mesma espécie que picou a garota.

De acordo com o coordenador do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Citox), na região há terrenos baldios, com mato alto, um carro em estado abandono, vasos, materiais de construção e baratas, elementos que, segundo ele, contribuem para a proliferação do animal peçonhento.

Nesta sexta-feira (27), foi a vez da dona de casa Elaine Oliveira (38), residente na Vila Piratininga, também na região do Anhanduizinho, teria encontrado em cima da cama.

“Ele estava em cima da cama no meio das cobertas, morto, como se tivesse sido prensado. E, essa semana, achei mais dois, um no tapete aos pés da cama, morto, parece que pisamos nele e outro em seguida, só que menor, vivo”, revelou.

Nesse caso da Vila Piratininga, o escorpião pode ter saído de um quintal do vizinho da dona Elaine Oliveira que, segundo ela, seria um acumulador.

A coordenadora da unidade, Juliana Resende Araújo orienta os moradores que, nos casos da picada, a vitima deve ser levado ao médico o mais rápido possível, pois em épocas sazonais, compreendida no período de outubro a março, época da chuva e elevadas temperaturas, o escorpião esta mais presente.

Orientações

Como forma de alertar a população de modo geral a respeito do perigo que o escorpião representa, ela deu algumas orientações básicas para evitar o risco Ed entre elas estão: ao vestir qualquer peça de roupa, sempre vistoriar muito bem, além de “espanar” a mesma, o mesmo fazendo com os calçados, toalhas de banho e rosto, na cama antes de deitar, nos panos de chão e tapetes, colocar barreira na parte inferior das portas, manter a casa sempre limpa e livre de insetos e roedores (ratos) e as lixeiras sempre tampadas e com sacos plásticos.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões