redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, sábado, 25 de novembro de 2023.

bairro centro-oeste

Comércio cresce e fortalece classe empresarial que por sua vez, proporciona bons preços e facilidades aos consumidores

Por Gilson Giordano em 25/01/2023 às 15:25

Obras de duplicação continuam em ritmo aceleredo para dar maior fluxo aos veículos motorizados na Avenida dos Cafezais (Foto: Arquivo)

É inegável que as obras do “Reviva Campo Grande” realizada no quadrilátero principal da área central da Capital de MS, pode ter sido considerada como um “tiro no pé”, ou o famoso “tiro pela culatra”, principalmente da administração pública que agora, não sabe ou ainda não encontrou o caminho para a solução quanto à falência do comércio, naquela região que  ainda num passado recente, cada espaço era muito disputado pelos empresários, mas que hoje, ao olho nu, vive o mais completo abandono e com o fechamento de muitas lojas, gerando dezenas de desempregos.

Com a conclusão da chamada 1ª parte das obras do programa  “Reviva Campo Grande”, realizada no prolongamento da Rua 14 de Julho, compreendendo o trecho desde a Avenida Correa da Costa à Avenida Mato Grosso, depois,  o referido programa, ganhou a tal 2ª parte, desta feita ao longo da Rua Bui Barbosa e de fato a cidade ganhou nova “cara”, mas nada que pudesse ganhar de fato aquele tradicional “uau”, por parte dos moradores, no entanto, com essa “revitalização”, quem acabou pagando o “pato”, foram os empresários  instalados nas ruas citadas, pois eles tiveram o aumento nas cobranças dos impostos e com isso, tiveram que repassar para o consumidor que em seguida se afastaram e hoje, a dura constatação:  o fechamento de muitas lojas, ocasionando desemprego para centenas de colaboradores e os motivos podem ser os mais variados possíveis.

Primeiro que, com a inauguração do programa, os impostos foram aumentados pegando muitos empresários de surpresa, além disso, acabaram os estacionamentos nas ruas e os particulares, como se sabe, cobram o “preço da cara”, afugentando ainda mais os clientes que por sua vez, descartam o uso do transporte público devido à sua precariedade em qualidades dos ônibus, valor da tarifa e a longa e interminável demora do mesmo, no itinerário traçado.

Bairros

Com o agravamento dos problemas, entre eles, alguns cima citados, os empresários começaram então a buscar novas alternativas e a partir de então, os bairros começaram a ser olhado de forma carinhosa e a ganhar novos mimos da classe empresarial, que aos poucos vão  proporcionando mais opções de compras aos moradores dessas regiões.

Anhanduizinho

Na região do Anhanduizinho, que é formada por 14 bairros, 139 parcelamentos, onde conforme o censo realizado ainda no ano de 2.010, moravam 200 mil habitantes, mas hoje são quase 230 mil, devido à inauguração de novos condomínios e conjuntos habitacionais, para tanto basta calcular apenas 1% de crescimento populacional ao ano, para beirar esse total:  12 anos, são claro 12% o que dá o total de 24 mil novas pessoas espalhadas pelos bairros da referida região.

Centro-Oeste

Na verdade, todos os bairros que integram a referida região estão sendo olhado de forma mais carinhosa por parte dos empresários que continuam em larga escala, fugindo da região central que até um passado recente, era a “menina dos olhos” ou a “cereja do bolo”, no caso do comércio, mas que hoje evidencia a falência total e a quem diga, que a Rua 14 especificamente, poderá ficar igual a Avenida Calógeras, mais precisamente a partir da Avenida Rio Branco à Avenida Mato Grosso.

No referido bairro, no momento a Avenida dos Cafezais está sendo a “menina dos olhos” dos  empresários ligados ao comércio, ainda mais a partir do momento em que foi anunciado oficialmente a construção de um Shopping Center, na referida avenida esquina com a Gury Marques e para incrementar ainda mais a vontade de montar um comércio  na avenida ou no bairro mesmo, o Governo do Estado está duplicando a avenida e dotando a mesma de toda infraestrutura, capaz de suportar o fluxo de veículos motorizados que por centro circularão na via.

Além disso, a mesma será uma das vias de ligação com os bairro das Moreninhas, fugindo da BR, onde o tráfego é mais intenso.

Hoje, o bairro Centro-Oeste que é formado pelos Jardins Campo Nobre, Bálsamo, das Meninas, Macaúbas, Marajoara, Centro-Oeste, Canguru, Mário Covas, Paulo Coelho Machado, Parque Novo Século, Residencial Ramez Tebet e os Loteamentos Municipais Varanda do Campo e Brandão, onde conforme ainda o censo de 2010, residiam 23 mil pessoas, mas baseado ao crescimento de 1% ao ano, apenas no bairro, devem residir aproximadamente 30 mil pessoas.

Com essa expansão e com a paulatina falência da área central, dezenas de comerciantes já estão devidamente instalados no prolongamento da Avenida dos Cafezais e os mesmos têm notado o crescimento maciço em todos os ramos de atividade ali instalados.

Claro que, com isso, que tem ganhado e muito, são os consumidores que não precisam mais se deslocarem até à área central, ganhando tempo e com mais praticidade nas compras.

Na Avenida dos Cafezais, cujo prolongamento é de aproximadamente 3 quilômetros, é possível notar a rede de lojas atacadistas, supermercados, farmácias, postos de combustíveis, Casa Lotérica, diversas lojas de vestuário, sapatos, utilidades, restaurantes, lanchonete e padaria, pet shop, embalagens, salão de beleza, oficinas e revendas de motocicletas, entre outros tipos de comércio que se expande quase que diariamente.

No entanto, não se tem ideia quanto ao número de empresários no ramo comercial que estão instalados e com sucesso, na referida avenida. Alguns apostam em torno de 200 lojas comerciais, nos mais variados tipos de atividades, no entanto, o número não é exato, pois no local, ainda não existe um controle capaz de dar essa resposta com exatidão.

Empresários fortes

Empresa trabalha com motocicletas Zero Km e usadas, além do vasto estoque de peças origianais e com garantia (Foto: Divulgação)

No ramo de vendas de peças e atendimento mecânicos as motocicletas, com  um vasto estoque de peças originais e pronto atendimento, com profissionais gabaritados, está a Original Motos, do empresário Manoel Roberto dos Santos, conhecido por todos como “Ceará”, que há anos oferece atendimento de primeira qualidade aos clientes e por isso, além da sua expansão, consolidou a sua marca em toda a região.

A Original Motos, está localizada na Rua Patrocínio, 584, no Jardim das Macaúbas, onde atende os clientes de segunda-feira à sábado, a partir das 7h e no local, o cliente encontrará a melhor equipe de mecânicos de motos, além da simpatia do empresário “Ceará”, que está sempre de bem com a vida.

Produtos Pet

Também que aproveitou da expansão e do crescimento do bairro Centro-Oeste foram os empresários localizados no bairro Los Angeles, que faz divisa com o mesmo.

No entanto, vale destacar que antes desse “boom” na expansão comercial, os que conseguiram “vingar” tiveram que trabalharam e muito para, não apenas conquistar os consumidores, mas para consolidar a sua marca e com isso, ganhar a devida confiança para o fortalecimento no ramo de atividade.

Localizada na divisa dos bairros, a Agrolaço Pet Shop uma das maios procuradas no ramo de produtos veterinários (Foto: Divulgação)

Esse é o caso especifico da Agrolaço Pet Shop que através do empresário Márcio Barriviera, que acreditou na pujança do bairro e bem como no crescimento da localidade e decidiu investir no ramo e com isso, hoje é apontado por todos, com a melhor e maior loja no ramo de produtos Pet, de toda a região,  com amplo estoque de rações, vacinas entre outros artigos voltados para quem ama de fato o bichinho de estimação.

O Agrolaço Pet Shop, está localizado na Rua Engenheiro Paulo Frontin, número 647, Jardim Campo Nobre, divisa com o Centro-Oeste, onde o atendimento aos clientes é de forma “vip” com entrega rápida em toda a região.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões