Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, sexta-feira, 18 de setembro de 2026.

Prefeita garante que os materiais usados no asfalto e serviços de tapa-buracos são testados e pesquisados na UFMS e por isso, ela faz questão de obvservar atentamente(Foto: Arquivo)
Após a assinatura da ordem de serviço para a contratação de cinco novas frentes de trabalho, a Prefeitura Municipal, além de ter ampliado o serviço na operação “tapa-buraco”, anunciou também, o início do mesmo a partir desta segunda-feira (21), reforçando o atendimento da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) nas sete regiões da Capital.
Com a ampliação, 12 frentes passarão a atuar na recuperação das vias: duas equipes próprias da Sisep, cinco frentes já contratadas e as cinco novas equipes credenciadas pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região Central de Mato Grosso do Sul (Consórcio Central).
Na região do Anhanduizinho, serão atendidos os bairros Aero Rancho e Parati, além do parcelamento Jardim Nhanha, localizada no bairro Piratininga.
No Jardim Nhanha, os trabalhos serão direcionados especificamente na Avenida Ernesto Geisel, que continua sendo o “Calcanhar de Aquiles” nas administrações municipais.
A programação foi definida a partir dos levantamentos realizados pelas equipes técnicas e das condições das vias. O atendimento seguirá avançando para outros bairros conforme a execução dos reparos e a identificação das necessidades de cada região.
Desde junho, a operação passou de duas para sete frentes de trabalho. Em determinados dias, mais de 1.500 buracos foram tampados. Com a chegada das cinco novas equipes, a capacidade operacional poderá alcançar até três mil reparos por dia.
O reforço também conta com a estrutura da usina de asfalto do Consórcio Central, que possui capacidade operacional para produzir 120 toneladas de massa asfáltica por hora. O Consórcio é responsável pelo fornecimento do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), utilizado nos serviços de recuperação das vias.
As cinco empresas foram contratadas pelo Consórcio Central para executar os serviços de tapa-buracos. Os dois contratos somam R$ 46,3 milhões e cada empresa terá contrato de um ano. À Sisep cabe definir as demandas, acompanhar e fiscalizar os trabalhos.
Além da ampliação das equipes, a Prefeitura também tem buscado garantir a qualidade dos materiais utilizados nos serviços de recuperação das vias e com isso, evitar que logo na primeira chuva pós o serviços, o local tampado seja levado pela correnteza, fato esse que normalmente tem disso observado por todos, tanto que sempre nos mesmos locais, o referido serviço é refeito, causando prejuízos financeiros aos proprietários de veículos automotivos.
Para evitar que isso continue repetindo e que tal tipo de serviço se torne uma “piada” entre os moradores, a Prefeita afirmou categoricamente que: “Os materiais utilizados em nossas obras de asfalto e serviços de tapa-buracos estão sendo testados e passando por pesquisas realizadas pela UFMS para garantir que iremos entregar serviço de qualidade para a população de Campo Grande”.
A operação integra o Vira CG Infraestrutura, programa que reúne mais de R$ 280 milhões em investimentos em pavimentação, drenagem, recapeamento, ciclovias e manutenção da malha viária de Campo Grande.
.
0 Comentários