Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, domingo, 04 de fevereiro de 2024.
Alunos da REME mostram inventos e brilham na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)
Alunos de três escolas da Rede Municipal de Ensino (REME), localizadas em bairros da região do Anhanduizinho estão participando ativamente da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS), onde estão apresentando diversos trabalhos científicos desenvolvidos nas unidades escolares em que estudam. Este ano a Fetec acontece dentro da 71º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que está sendo realizada até sábado (27), na UFMS.
Os eventos acontecem no campus da universidade, no estádio Moreninho e os alunos estão tendo a oportunidade de mostrar nos estandes, projetos desenvolvidos sob a orientação de professores da REME.
Anhanduizinho
Da região do Anhanduizinho participam os alunos das escolas Padre Thomaz Ghirardelli, localizada no Parque do Lageado, Lenita de Sena Nachif, no bairro Centro Oeste e Domingos Gonçalves Gomes, no Jardim Colonial, no bairro Pioneiros.
Escolas também da REME, mas de outros bairros e regiões, também foram representadas pelos alunos.
Os temas dos projetos variam das áreas de Lingüística, Letras e Artes até o uso de plantas alimentícias não convencionais, passando pelo controle da pediculose e análise da incidência de escorpiões em residências.
Um dos trabalhos chamou a atenção da mestranda do Programa Saúde para o Desenvolvimento da região Centro Oeste, da UFMS, Raquel da Silva Vieira. Ela menciona que os projetos estimulam os alunos e trazem novas idéias.
“Eu achei muito relevante o tema. Temos bastante problema relacionado pelas doenças transmitidas pelos vetores, então elaborar pesquisas nessa área e desenvolver alternativas para combater é muito importante. Esses alunos são futuros pesquisadores, e é o que precisamos nos dias de hoje, renovar a pesquisa para contribuir com a saúde publica”, ressaltou.
Tecnologia
Fora da Fetec, a professora bióloga Rosiane de Moraes, da Escola Municipal Arnaldo Estevão de Figueiredo, levou os alunos para mostrar em um estande da reunião da SBPC, um projeto que teve como tema “Construção de um protótipo de semeadeira de hortaliças para pequenos agricultores.”
A idéia de apresentação do trabalho surgiu a partir de uma ação realizada dentro da escola na feira de ciências, sob a orientação da professora Roseane, que resolveu aprimorar o trabalho para apresentar na SBPC.
“A participação em eventos científicos como esse, que é considerado um dos maiores da América Latina, é fundamental para o processo de aprendizagem. Fomentar a pesquisa na educação básica é muito gratificante. Vemos a felicidade e a empolgação dos alunos”, afirmou a professora
Para a aluna Ana Vitoria Checchi da Silva, 17 anos, no 3º ano do ensino médio, da Escola Arnaldo, que apresentou o projeto na feira o evento é uma oportunidade de aprendizado e ter novas experiências.
“Nosso trabalho foi apresentado no ano passado na Fetec e a professora nos deu a idéia de aprimorar para que pudéssemos nos inscrever na SBPC e o nosso projeto foi selecionado para ser exposto. Nessas feiras aprendemos muito, conhecemos novos trabalhos e além de tudo temos novas experiências”, disse.
A aluna Emanoella Oliveira de Cristo, 17, do 3º ano, contou que sua iniciação a pesquisa vai facilitar quando for fazer um curso superior.
“Fiquei muito grata de apresentar o trabalho para os acadêmicos e pesquisadores, pois vou chegar ao Nível Superior com novas idéias, com experiência no trabalho de pesquisa. Assim tenho uma facilidade maior a partir da iniciação cientifica”, afirmou.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.