redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, sábado, 06 de janeiro de 2024.

Alunos das escolas da REME dos bairros do Anhanduizinho foram destaques nos Jeres

Por Gilson Giordano em 05/09/2018 às 16:11

foram montadas 85 mesas, com tabuleiros, peças e os relógios, totalizando seis e cinco rodadas de emparceiramento, masculino e feminino (Foto: Divulgação)

Cinco alunos representando duas escolas das três Escolas da Rede Municipal de Ensino (REME), localizadas nos bairros da região do Anhanduizinho participaram dos Jogos Escolares nesta terça-feira (4) que contou com mais 180 alunos que representaram outras 21 escolas que disputaram as modalidades de xadrez e dama, que integram os Jeres. O evento, que aconteceu na Associação Luso-Brasileira de Campo Grande – Estoril,  visa promover o intercâmbio social e esportivo entre as unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino, revelando novos valores e incentivando os participantes ao seu progresso dentro da modalidade, valorizando o trabalho realizado pelos professores e alunos.

Os Jeres são uma promoção da Secretaria Municipal de Educação, através da Superintendência de Gestão de Políticas Educacionais, com a coordenação da Divisão de Esporte, Arte e Cultura (DEAC). A intenção dos Jogos é o congraçamento entre os alunos e a oferta de ações educacionais através da interação entre estudantes da REME, por meio de atividades esportivas e culturais, mobilizando a comunidade escolar.

Neste ano, participaram do campeonato as escolas Nagen Jorge Saad, Marina Couto Fortes, Santos Dumont, Nazira Anache, Irmã Edith Coelho Netto, Orlandina Oliveira Lima, Alcídio Pimentel, Maestro João Corrêa Ribeiro, Luiz Cavallon, Ione Catarina Gianotti, Eduardo Olímpio Machado, Rachid Saldanha Derzi, Licurgo De Oliveira Bastos, Fauze Scaff Gattass Filho, Consulesa Margarida Maksoud Trad, Maria Lúcia Passarelli, Des. Carlos Garcia Queiroz, Prof. Nagib Raslan, Nerone Maiolino, Arassuay Gomes De Castro, Sen. Rachid Saldanha Derzi e Profª Iracema De Souza Mendonça.

As escolas da REME, localizadas na região do Anhanduizinho que tiveram alunos participando da competição foram: Marina Couto Fortes, localizada no bairro Guanandi, Luiz Cavallon, no Jardim Botafogo, no bairro Pioneiros e Maria Lúcia Passarelli, Aero Rancho.

Para este campeonato de xadrez e dama foram montadas 85 mesas, com tabuleiros, peças e os relógios, totalizando seis e cinco rodadas de emparceiramento, masculino e feminino, respectivamente.

A Semed contou com a parceria da Federação Sul-Mato-Grossense de Xadrez, utilizando o emparceiramento Swiss-Manager, onde todos os professores puderam acompanhar todas as informações, atualizações e emparceiramento do evento pelo link do torneio. Neste sistema, os atletas participantes jogam todas as rodadas possíveis, independente da vitória ou derrota. Em cada rodada os alunos mudam de mesa, obedecendo ao emparceiramento. As primeiras posições correspondem àqueles que possuem mais vitórias.

O técnico responsável por coordenar as modalidades de dama e xadrez no DEAC, Marcio Ângelo Moreira, explica a importância pedagógica do campeonato. “O xadrez atua intensificando a concentração. A modalidade ajuda na atenção do atleta e em consequência contribui para o seu desenvolvimento em outras disciplinas também”, disse.

No entanto, no site da Prefeitura, não especifica a colocação por modalidade e ao que tudo indica, a mesma foi na contagem geral e nela, as alunas Marcela Oliveira Gomes, ficou na 3º colocação; Maria Eduarda Carvalho Vargas foi a oitava colocada, seguida por Maria Eduarda da Silva Mera, enquanto que ° Ludmila França De Oliveira,  ficou em 15º, todas as alunas estudam na E.M. professora Marina Couto Fortes, localizada no bairro Guanandi, na região do Anhanduizinho, e na categoria masculino, o aluno ° Emerson Gustavo Pimentel, da  E.M. Maria Lúcia Passarelli, localizada no bairro Aero Rancho foi o 19º colocado.

 

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões