redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, terça-feira, 26 de dezembro de 2023.

ufa. até que enfim!

Obra de drenagem executada com rapidez leva alívio aos moradores dos Jardins Colorado e Jardim Pênfigo

Por Gilson Giordano em 29/11/2023 às 08:59

Sem mágicas e o que é melhor, sem onerar os cofres do muncípio, novo titular da Sisep soluciona o grave problema na ponte que liga os Jardins Pênfigo e Colorado (Foto: Divulgação)

Sem a tradicional “Varinha de Condão” ou muito menos tirar o “Coelho da Cartola” e apenas colocando em prática o “bê-á-bá” da engenharia, o novo titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Marcelo Miglioli, solucionou e ao que tudo indica de vez, o antigo problema que afligia os transeuntes e condutores de veículos motorizados de forma geral, ao passar pela ponte de concreto sobre o Rio Anhanduí, que liga os Jardins Pênfigo e Colorado. Sem onerar ainda mais, o já combalido cofre da Prefeitura Municipal.

Os dois jardins estão localizados em bairros que formam a região do Anhanduizinho. O Jardim Pênfigo, está no bairro Centenário e fundado em 1.997. Portanto há 26 anos, ao lado do Jardim Colorado, localizado no bairro Lageado e fundado em 2.008, portanto há 15 anos e os seus moradores, há anos enfrentavam o problema de travessia pela ponte, pois quando chovia, tal como vem acontecendo nos últimos dias, o alagamento próximo à ponta que separa os dois jardins se tornava verdadeiro obstáculos para todos.

Desta feita, com o   planejamento e rapidez na execução, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) resolveu o problema, de forma simples, mas eficaz e no local, foi executado a obra de drenagem no trecho que separa os dois jardins.

Em períodos chuvosos, o trecho permanecia com água empoçada, dificultando a passagem de pedestres, ciclistas e motoristas, sendo que estes às vezes com pressa, passavam e davam verdadeiros banhos nos transeuntes, arrancando dos mesmos, sonoros palavrões.

No local ao lado do corpo técnico da Sisep, o novo titular Marcelo Miglioli analisou atentamente o problema e viu que o bicho não era de “sete-cabeças” e tudo era apenas questão de boa vontade e sem onerar os já combalidos cofres da Prefeitura, para solucionar o “grave” problema e devolver a todos o direito de transitar tranquilamente pela ponte, independe de estar ou não chovendo e após o estudo, ficou definido o que poderia ser feito emergencialmente, para que a extinguir o alagamento.

A tarefa foi dividida em duas frentes de serviços e ambas de certa facilidade. A primeira, foi a limpeza ampla e total, das bocas de lobo e em seguida entraram os serviços realizados pelas máquinas e os caminhões com os operário construindo uma canaleta de concreto que deu a vazão necessária para o escoamento da água que até então ficava empossada e que não era absorvida pelas bocas de lobo.

Diante da seriedade imposta pelo novo titular da Sisep, claro que São Pedro, ajudou e nos últimos dias despejou muita chuva que serviu de teste para avaliação do serviço feito e o resultado foi o melhor possível e claro que com isso, os moradores com “trânsito livre” festejaram e aprovaram o trabalho realizado no local.

 “Choveu bastante esses dias, mas a água desceu rápido, o trabalho que fizeram agora melhorou bastante, se estivesse do jeito que estava antes ninguém passava”, comentou Karina Bezerra da Silva. Ela conta que antes da obra, quando chovia forte, era preciso esperar pelo menos 30 minutos para a água baixar e atravessar.

Rodrigo da Silva mora a poucos metros da ponte. Ele, a mãe, esposa e filho vivem da coleta de material reciclável, que fica guardado no quintal de casa e quando chovia eles tinham problema devido ao alagamento do local. “Resolveu o nosso problema, em questão de segundos a água vai embora. Aqui é descida e vem bastante água, mas com essa obra em questão de segundos a água some”, afirmou o trabalhador.

Morando próximo à ponte, Rodrigo Silva aprovou o serviço realizado, afirmando que, mesmo com as chuvas, o local não empossou água (Foto? Divuilgação)

Novo titular da Sisep, Marcelo Miglioli, alertou os moradores  para evitar de jogar lixo  e entulhos nas ruas pois os mesmos pois o lixo entopem as bocas de lobo e contribui para o alagamento 

“Aqui é mais um exemplo do que a prefeita Adriane Lopes quer da equipe da administração municipal, trabalhar sempre buscando agilidade na solução dos problemas dos nossos bairros. Esse é o nosso papel como gestor público, mas a gente não faz nada sozinho, precisamos da ajuda dos moradores, não jogando lixo na rua, nos locais impróprios e denunciando o descarte irregular de lixo e entulho, pois o lixo entope as bocas de lobo e contribui para o alagamento de ruas”, afirma o secretário Marcelo Miglioli.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões