Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, domingo, 26 de novembro de 2023.
Apontada pelos próprios pilotos como a melhor pista de Motocross da America Latina, público prestigiou etapa que marcou a inauguração (Foto: Divulgação)
Com estimativa de público em torno de 30 mil pessoas – conforme divulgação pelo site oficial do órgão executor do projeto – a Prefeitura Municipal de Campo Grande inaugurou neste domingo (27) o Motódromo Internacional Marco Antônio Brandão Coelho – Pezão, que sediou a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross.
Homenageado
Por indicação do presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Firmo Henrique Alves e com o aval do dinâmico e incansável diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte (Funesp) Odair Serrano, o nome do mais novo Motódromo do país e um dos melhores da América Latina, na avaliação dos pilotos é uma homenagem prestado ao antigo piloto Marco Antônio Brandão Coelho, que participava das competições da categoria na época em que o atual presidente da CBM era presidente da Federação Sul-mato-grossense de Motociclismo.
Conforme as informações prestadas pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte (Funesp) Odair Serrano, o mesmo foi um piloto de destaque nas competições disputadas no Estado e depois com a saúde debilitada, o mesmo parou com as competições e se tornou um profissional na venda de carros.
“Pezão foi um dos bons pilotos que o Estado (de MS) já teve. Além das provas que participava, ele também fez muitas trilhas ao lado do próprio Firmo (Henrique Alves) para competições. No entanto, depois do agravamento da doença (sem citar qual) o mesmo se afastou e por isso, nada mais justo que prestar essa homenagem que aliás, foi sucesso absoluta em todos os sentidos, a um dos mais renomados pilotos de motocross do Estado (de MS)”, frisou o diretor-presidente da Funesp Odair Serrano, demonstrando alegria pelo sucesso alcançado com o evento.
Na ocasião, um dos filhos do ex-piloto “Pezão”, Roberto Coelho participou ativamente da inauguração da pista.
A pista
Para a construção da pista do Motódromo Internacional Marco Antônio Brandão Coelho – Pezão, localizada no Parque Jaques da Luz, no bairro Moreninha III e que está entre as melhores na América Latina, conforme os próprios pilotos participante, em torno de 600 divididos em várias categorias, foram necessários à utilização de mais de 600 caminhões com insumos e materiais cedidos pela Águas Guariroba em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep).
Com a construção iniciada ainda no mês de julho passado, a pista, mede 1.700 metros de extensão e 9 metros de largura, obedecendo todos os padrões técnicos internacionais e é a única do circuito da América Latina a ter iluminação em toda sua extensão, com a instalação de 12 postes de iluminação em LED.
A largada é no sentindo horário, para esquerda de 110 metros de comprimento, 07 curvas para direita e 05 para esquerda, tendo 13 obstáculos, entre eles, 4 lombadas, 5 mesas e 4 pontos de irrigação, além disso, a mesma tem ainda sessões de costelas, duplos, triplos, quádruplo, mesas e king. Além de uma ampla área de Box com toda a estrutura necessária para atender os participantes e equipes.
No entanto, a pista não será restrita apenas às provas da categoria motocross e o espaço será também destinado à outras provas como bicicross, corridas rústicas.
Satisfeito com o sucesso da inauguração, o diretor-presidente da Funesp, Odair Serrano, fez questão de frisar tal magnitude. “O evento foi um sucesso, tivemos grande visitação da população, muitas famílias presentes. A competição movimentou muito a cidade, gerou renda para muitas famílias do bairro que puderem fornecer alimentação e prestar serviços às equipes participantes do evento. Mesmo finalizando a competição, a pista continuará presente aqui no parque para treinamento dos pilotos da região e para futuros campeonatos”.
Quem também fez questão de demonstrar a alegria pelo sucesso alcançado com a inauguração e o evento em si, foi o presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) Firmo Henrique Alves, ao destacar a internacionalização do Motódromo além de ter destacado a qualidade do solo que segundo ele, profundo conhecedor da categoria, tem um dos melhores solos para tal tipo de atividade esportiva.
“Hoje, Campo Grande e Mato Grosso do Sul têm uma pista de padrão internacional, com todos os obstáculos previstos que rege as confederações. A Capital (de MS) tem a melhor pista da América Latina, com iluminação por toda a sua extensão, o que ajuda para treinos e competições noturnas”, destacou Firmo.
Melhor da América Latina
Pelo fato de ser presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), portanto, conhecedor de vários países onde são realizadas as competições da categoria, durante o seu pronunciamento, o presidente da referida entidade, Firmo Henrique Alves, fez questão de frisar que a pista do Motódromo Internacional Marco Antônio Brandão Coelho – Pezão, é a melhor da América Latina e talvez muitos não saibam o que isso significa, pois tal região do continente americano é formada por 20 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Agora fica a expectativa quanto ao futuro da pista e tomara que a mesma não se transforme tal como aconteceu com o Autódromo Internacional de Campo Grande, que também teve a participação direta para a construção do traçado da pista Orlando Moura, do agora atual presidente Firmo Henrique Alves e que no começo, foi apontada pelos pilotos das mais diversas categorias entre elas Stock-car e ainda a chamada Fórmula Indy, como uma das três melhores do país, mas sem os devidos reparados, a mesma foi caindo no conceito da Confederação Brasileira Automobilismo (CBA) e hoje está no mais completo esquecimento para as provas nacionais.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.