Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, segunda-feira, 27 de novembro de 2023.
Pais e responsáveis pelos alunos da Escola Zélia Quevedo Chaves, no conjunto Iracy Coelho, poderão participar do pleito (Foto: Arquivo)
Conforme a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), os professores do corpo docente das Escolas da Rede Estadual de Ensino, localizadas na região do Anhanduizinho, podem a partir desta terça-feira, fazerem as suas pré-inscrições para a disputa do cargo, cuja eleição acontecerá no dia 3 de março em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.
A publicação no Diário Oficial do Estado na edição desta terça-feira traz as regras para as eleições dos diretores das Escolas Estaduais em Mato Grosso do Sul, cujas eleições acontecerão no dia 3 de março e ainda conforme a veiculação do referido veiculo de comunicação do Governo do Estado, a comissão escolar, órgão responsável pela supervisão do processo eleitoral nas escolas, deverá ser formada segunda-feira (17) e terça-feira (18).
Ao todo, são 350 Escolas da Rede Pública Estadual, das quais nove estão localizadas na região do Anhanduizinho e de acordo com o que foi estabelecido no Diário Oficial, os professores que se enquadrarem nos critérios para a candidatura já podem fazer suas pré-inscrições a partir desta terça-feira (11). O prazo encerra-se terça-feira (18). As regras do processo eleitoral foram divulgadas nesta terça-feira e dentre várias determinações, está proibida a compra de votos no processo eleitoral.
Poderão se inscrever os profissionais do Grupo de Educação e ocupantes de cargo de especialistas em educação, desde que considerados aptos na “Avaliação das Competências Básicas de Dirigente Escolar’. A inscrição deverá ser feita online, no site da Secretaria de Estado de Educação.
Ainda conforme as normas estabelecidas para o pleito, às chapas deverão ser inscritas no período de 20 a 26 de fevereiro com o inicio da campanha a partir do dia 27 próximo.
Ainda conforme as normas estabelecidas, as campanhas poderão ser feitas até o dia 2 de março, um dia antes das eleições.
As regras do processo eleitoral impedem que candidatos abusem do poder econômico no período em que estão autorizados a pedir votos a servidores, alunos e aos pais deles.
Estão proibidos, por exemplo, eventos para arrecadar fundos para custeio da campanha, nem tampouco o recebimento de donativos de terceiros. Carro de som está proibido, e compra de votos, como era previsto, também. “É vedada às chapas e aos candidatos individuais a utilização de carro de som e a confecção e distribuição de brindes, prêmios, sorteios ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor, e, ainda, qualquer menção aos concorrentes”, impõe um das regras da portaria.
No dia 28 estão previstos eventos que ajudarão os eleitores aptos – servidores, alunos a partir da 8ª série, pais e responsáveis – a escolher seus candidatos. Em cada um dos três turnos, as chapas terão até 20 minutos para expor suas propostas à comunidade atendida pela escola.
VOTAÇÃO
As eleições estão marcadas para o dia 3 de março. A votação começará às 8h, e terminará às 21h. A apuração deve ser concluída até o dia 4 e o resultado oficial, publicado até o dia 5 de março. A posse das chapas eleitas está marcada para 23 de março.
ANHANDUIZINHO
Na região do Anhanduizinho são nove escolas que integram a Rede Estadual de Ensino (REE) e que estão localizadas em sete bairros:
No bairro Aero Rancho, a Escola Estadual Padre Mário Blaudino, de ensino médio e tempo integral, Professora Neider Suely Costa e professor Sílvio Oliveira dos Santos; Conjunto Residencial Iracy Coelho Neto, no bairro Centenário: Professora Zélia Quevedo Chaves; Bairro Guanandi: Escola Estadual Cândido Mariano; Bairro Lageado: Professora Tereza Noronha de Carvalho; Bairro Los Angeles: Marçal de Souza Tupã; Bairro Parati: Maestro Heitor Villa Lobos e no Bairro Piratininga, a Escola Estadual Amando de Oliveira.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.