Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, quarta-feira, 10 de janeiro de 2024.

Alunos criaram uma solução econômica para a população de baixa renda combater o mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya (Foto:Divulgação)
A escola da Rede Municipal de Ensino (REME) localizadas no bairro Parque do Lajeado, na região do Anhanduizinho, está em festa pelo fato de, o trio de alunos do 6º ano, formado pelos estudantes Wellington Almeida Marques, Fernanda Veríssimo Gomes e Elidiane Albuquerque Araújo, ter conquistado a primeira colocação e com isso, a Medalha de Ouro na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec), na categoria Júnior que contempla alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental.
A Fetec é realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pelo Grupo Arandú de Tecnologias e Ensino de Ciências e visa estimular a criação de trabalhos científicos e aproximar escolas públicas e privadas da universidade, além de fortalecer as redes tecnológicas estaduais e regionais.
A diversidade marcou os temas apresentados pelos alunos da REME e abrangeu desde a criação de repelentes naturais até uma pesquisa sobre o valor que o brasileiro paga em impostos.
Na feira, os alunos apresentaram o trabalho sobre dois repelentes naturais, um à base de cravo da índia e outro com citronela, que há algum tempo estava sendo desenvolvido pelo trio, com a coordenação e orientação do professor Anderson Correa Branco.
Orgulhoso pela conquista dos alunos, o professor Anderson, destacou a criação do Clube de Ciências na escola, ano passado, tem estimulado o prazer pela pesquisa entre os alunos.
“Sempre acreditei no trabalho deles (alunos) e agradeço muito o apoio da direção da escola, que tem sido fundamental nestas conquistas. O laboratório de Ciências que temos na unidade também estimula o conhecimento”, ressaltou o professor exalando alegria pela conquista.
A aluna Elidiane, uma das integrantes do trio vitorioso, explicou que a ideia foi criar uma solução econômica para a população de baixa renda combater o mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya. “Escolhemos esse trabalho enquanto estávamos fazendo pesquisas no laboratório de Ciências da escola”, contou.
Conhecimento
Premiada em terceiro lugar na área de Ciências Sociais e Aplicadas, a escola Professora Elizabel Maria Gomes Salles apresentou trabalho que teve como tema uma análise dos impostos pagos pelo consumidor nos produtos da cesta básica, desenvolvido pelas alunas Amanda Silva e Karina Dias, sob orientação da professora Clarissa Flores Candido.
Segundo a orientadora, a pesquisa começou a ser feita ano passado em diversos mercados. As alunas utilizaram a tabela de impostos que incide sobre cada produto e fizeram o cálculo de quanto o consumidor paga.
“Gostei de participar e acho importante fazer pesquisas porque podemos cobrar nossos direitos”, pontuou Karina. A escola também ganhou destaque com o trabalho Inclusão Escolar – uma visão dos alunos sem necessidades especiais, desenvolvido pelos alunos Emanuelly Viana, Igor Luan e Julia Gabrielle, com orientação das professoras Clarissa Flores Candido e Sandra Maria Duarte do Carmo. O prêmio será a participação dos alunos na oficina Cientista que tem em mim, que acontecerá em dezembro, na UFMS.
“Esse é um conhecimento que eles irão levar para a vida toda. Nós professores ficamos felizes porque temos nosso trabalho reconhecido também”, afirmou Clarissa.
Já a escola Antônio José Paniago conquistou o 4º lugar geral da Feira com o trabalho sobre germinação do feijão em diferentes substratos, realizado pelos alunos Isabelli Machado Nunes, Evellyn de Sena Furoni e Paulo Isaque Xavier Almeida, todos do 6º ano.
Os alunos foram orientados pelas professoras Daniela Ito Gorski e Daiane Rocha Generoso Vicente. “Não esperava essa conquista, mas eu gosto muito de Ciências, de fazer experimentos no laboratório da escola”, disse Isabelli. A escola ainda conquistou duas bolsas de estudo para cada aluno.
No 9º ano também houve vencedores. As alunas Gabriela de Souza Martins, Miriãn Samira Rosa de Jesus Dias eTalita Ocampos Rojas, conquistaram credenciamento para a Campo Grande Expo e o direito de participar de uma expedição científica ao Pantanal, O grupo apresentou um projeto de implantação de um sistema aquapônico reutilizando água da chuva, com orientação do professor Felipe Vitório Lucero.
Também recebeu premiações, a escola João de Paula Ribeiro, que ficou em segundo lugar na classificação geral da Fetec Júnior com um levantamento dos hábitos alimentares de uma turma do Ensino Fundamental, feito pelos alunos do 4º ano, Samuel de Lima, João Gabriel Antunes Farias e Daniel Holsbach Pereira Machado.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.