redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Campo Grande, sexta-feira, 26 de junho de 2020.

Pebolim Humano

Rádio Clube sai na frente e adapta regras para a criação da modalidade esportiva o “New Fut”

Por Gilson Giordano em 25/06/2020 às 16:59

Em Curitiba, com adaptações nas regras, locais dos jogos receberam novas marcações e bem diferentes das até então conhecidas (Foto: Arquivo)

Sem perda de tempo, o departamento de esporte do Rádio Clube, já implantou no calendário esportivo, a prática do New Fut, que se tornou conhecido como “Pebolim Humano” e com as adaptações em alguns dos artigos da regras, redigiu a própria que está sendo usada no campeonato promovido pelo clube e com isso, proporcionando condições para a prática do futebol, modalidade essa proibida pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, devido à pandemia do coronavírus – covid 19, cujo pico, conforme dados científicos divulgados pelos pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, (UFMS) terá no dia 11 de agosto, o pico na Capital do Estado.

O New Fut foi inventado por um grupo de empresários de Curitiba (PR) que, igualmente aos daqui a Capital de MS, ficaram sem poder alugar os seus campos, eles encontraram no mesmo, o modelo ideal para a prática do futebol em plena pandemia do coronavírus.

A inusitada modalidade – New Fut – acabou driblando a proibição de órgãos públicos sobre competições esportivas com contato físico e agora é praticada por quase centenas de jogadores.

A criação dessa nova modalidade, no primeiro momento proporcionou à reabertura do local, além de proporcionar os momentos de laser aos seus praticantes. As regras tiveram que ser adaptadas e com isso o principal “item” é evitar os riscos de contágio com o novo coronavírus, cujo pico, conforme a Secretaria Municipal de Saúde poderá ser em agosto.

Com as adaptações, quase que uma reformulação nas regras, a modalidade na verdade se tornou um “pebolim humano”.

Regras

Em Curitiba, a prática do New Fut,  é em quadra e não em campo tradicional e cada time conta com um goleiro e cinco jogadores na linha: três na zaga e dois no ataque. O jogador não pode sair de seu quadrante, o que elimina qualquer chance de dividida de bola e garante uma distância mínima de 1,5 metros.

 Para tornar o jogo mais dinâmico foram introduzidas algumas regras próprias, como tempo de jogo e número limitados de toques na bola.

Quanto à prática da mova modalidade no Rádio Clube Cidade, não se sabe ainda quais as inovações que foram feitas na regra e se a mesma está sendo praticada nos campos de futebol ou na quadra.

Em Curitiba, um dos graves problemas que foi detectado na nova modalidade, foi quanto ao acerto dos passes, sem que a bola seja interceptada pelos adversários e, além disso, o mais grave: acertar o chute ao gol.

Na Capital paranaense, para a reabertura, nas quadras foi instalado o tapete sanitizante, que serve para desinfetar o local e a disponibilização de álcool em gel nas grades. Além disso, os jogadores são obrigados a usar máscaras e talvez esse detalhe seja o fator “negativo” para o acerto dos chutes aos gols.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





Exibir botões
Esconder botões