redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, sábado, 25 de novembro de 2023.

Região do Anhanduizinho

Parque Ayrton Senna e Ginásio do Guanandizão poderão ser Centros de Excelências Esportivas de MS

Por Gilson Giordano em 23/09/2019 às 09:38

Ladeado pelo Prefeito da Capital, Diretor-Presidente da Funesp e presidente da Câmara, Presidente da CEF conheceu o complexo Ayrton senna (Foto: Divulgação)

Aos poucos, dois dos 14 bairros que formam a região do Anhanduizinho vão se transformar e deixar a referida região como Centro de Excelência Esportiva e a partir das inaugurações das obras em andamentos e das que estão por vir, não apenas a Capital, mas de forma geral o Estado de MS, poderá ser visto pelo mundo, mas de forma positiva, através do esporte.

Os bairros em epígrafe são: Piratininga, onde o ginásio Avelino dos Reis, conhecido como “Guanandizão”, localizado no Jardim Nhanhá, dentro do bairro citado, esta com as obras de recuperação a todo vapor, após o mesmo ter sido interditado há mais de seis anos.

Para a reinauguração do local, prevista para o mês de junho, do próximo ano, será realizado um evento de padrão internacional, pois foi confirmado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), uma das etapas do torneio das Nações com participações das seleções do Brasil, Sérvia, Alemanha e Itália. Evento esse que certamente terá a atenção do mundo esportivo.

Aero Rancho

No bairro Aero Rancho, o maior da Capital, onde está localizado o Parque Ayrton Senna, outra obra que também está em ritmo acelerado e que, após a sua inauguração, prevista para o mês de outubro terá, igualmente ao Guanandizão, as atenções do mundo esportivo.

No local está sendo construída a pista de atletismo com padrões internacional e que poderá também, sediar competições nacionais e internacionais, movimentando e mostrando o bairro para o mundo esportivo.

Visita

A respeito da pista, neste sábado (21), estiveram visitando as obras, o prefeito Marquinhos Trad, acompanhado pelo diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, o vereador e presidente da Câmara João Rocha, que foram os cicerone do presidente da Caixa Econômica Federal (CEF) Pedro Guimarães e juntos alem de vistoriar, percorram – mas andando – os 400 metros, nas oito raias, da pista emborrachada. Além de percorrem a pista, eles visitaram ainda todo o complexo, além de conversaram com os atletas que participam dos projetos de esporte e lazer da Funesp. “Estou orgulhoso em estar aqui, eu vim de uma família humilde, conheço o esporte pela natação e parte do que eu sou vem do esporte. A Caixa é o banco do brasileiro, mas principalmente do povo carente. Vejo que aqui os projetos já acontecem e queremos ampliar essa relação, trazer mais projetos, visitar outros parques e trabalhar junto com a Prefeitura para que vocês tenham uma vida melhor”, comentou Pedro Guimarães.

Por sua vez, o prefeito Marquinhos destacou a importância da pista de atletismo para Campo Grande. “É uma alegria receber o presidente da CEF para conhecer a nossa pista de atletismo, que vai colocar Campo Grande no cenário de grandes eventos, até porque Mato Grosso do Sul era o único Estado da federação que não tinha pista de atletismo e, agora, o projeto de 1994 que ninguém conseguia executar, nós vamos entregar até o fim do ano”.

Funesp

Com mais de sete mil atendimentos mensais nos mais variados projetos de esporte e lazer desenvolvido no Parque Ayrton Senna, o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, acredita que esse número pode ser duplicado e que o Parque pode ser um Centro de Excelência Esportiva. “A visita técnica foi muito mais do que uma visita à pista, já que nós conseguimos mostrar o que Campo Grande desenvolve no setor de políticas públicas de esporte e lazer. Conseguimos dele a indicação da possibilidade da CEF patrocinar outros parques e projetos além da piscina olímpica. Além disso, poderemos trazer eventos nacionais e internacionais multiesportivos e podemos formar grandes atletas e transformar o Parque no Centro de Excelência Esportiva”.

Pista de atletismo

De acordo com o professor da equipe de atletismo dos projetos da Prefeitura, Eder Vaz,  a expectativa é trabalhar com atletas de iniciação e rendimento. “Todos os atletas, de todas as regiões, treinarão juntos, vamos montar uma seleção de Campo Grande. Nós professores vamos ajudar na organização da pista, normas, de como será o funcionamento, em conjunto à coordenação da Funesp. O objetivo é que a pista seja preservada e que todo mundo tenha seu espaço e horário para treinar. Queremos trabalhar com alto rendimento e espero que os frutos sejam colhidos em breve”.

Com alta tecnologia e em fase final da obra pista de atletismo poderá ser entregue aos atletas, no próximo mês (Foto: Divulgação)

Atletas

Junto a comitiva, estavam vários atletas que demonstraram a alegria pela quase concretização” da pista e a possibilidade da construção de uma Piscina Olímpica no Parque Ayrton Senna.

Entre esses atletas, estava Ana Caroline de Arruda Oliveira, que no momento, treina na pista de atletismo da Vila Nasser, localizada na região norte, por tanto, no outro lado da cidade e apesar do deslocamento que a mesma terá que fazer, ela disse que não vê a hora de treinar na pista oficial. “Com a pista de padrão internacional poderemos melhorar nossos resultados e vamos competir com igualdade com os atletas de fora”, disse à atleta que compete no salto triplo.

Guilherme Lemes Andrade, outro atleta que também aguarda com certa ansiedade a hora de treinar na pista apropriada e competir. Ele, que iniciou os treinamentos recentemente, já vislumbra as competições no paradesporto. “Eu comecei a treinar na Pedra há duas semanas, mas já quero competir”, disse demonstrando muito entusiasmo.

 Obra

A pista mede 400 metros, com oito raias, está recebendo o emborrachamento e é a primeira com esta característica em Mato Grosso do Sul. A idéia é integrar o parque Ayrton Senna no circuito nacional de competições de atletismo. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), foram aplicados 6,3 mil metros de lona emborrachada, importada da Alemanha, distribuídas em 126 rolos de 50 metros. A obra da pista recebe os últimos detalhes e deve ser concluída até o próximo mês.

Além do espaço para provas de atletismo, o pacote de obras de infraestrutura no Ayrton Senna inclui reforma e ampliação da estrutura administrativa, revitalização das quadras poliesportivas, troca de instalações elétricas, sanitárias, alojamentos, projeto de prevenção de incentivo e restauração do parque aquático.

Piscina

Sobre a piscina, o Prefeito explicou que “a partir do modelo da piscina olímpica que tem no Rio de Janeiro, a Ministra Tereza Cristina viu a possibilidade de construir uma do mesmo porte e padrão, em Campo Grande, no entanto, há um valor para a sua instalação, e fizemos esse pedido ao presidente Pedro, para que eles nos cedam o valor para que possamos colocar a piscina olímpica no Parque Ayrton Senna”, concluiu Marquinhos.

Comitiva vistoria a atual piscina, local onde poderá ser construída uma com tecnologia olímpica e para competições internacionais (Foto: Divulgação)

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões