redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, sexta-feira, 24 de novembro de 2023.

42º Jogos Abertos de Campo Grande

Conheça um pouco da história do futevôlei na Capital de MS e veja as partidas deste fim de semana na Arena Pantanal

Por Gilson Giordano em 05/11/2021 às 09:29

Modalidade cresceu e ganhou a adesão das jogadoras que demonstram muita qualidade técnica nas quadras (Foto: Divulgação)

Integrando as modalidades esportivas que serão disputadas por ocasião da realização dos 42º Jogos Abertos de Campo Grande, evento esse promovido pela Prefeitura Municipal e organizado pela Funesp, o futevôlei  é como se sabe é uma atividade esportiva praticada na areia. O esporte foi originado nas praias do Rio de Janeiro por volta de 1960 e, ao longo do tempo, cresceu dentro do Brasil, onde se tornou uma das modalidades mais praticadas.

Por volta de 1.980, trazido pelo desportista e empresário, Lázaro, da Drogaria (Im Memoriam), a modalidade se aportou à Capital de MS e com jogos disputados na arena montada no Belmar Fidalgo, o mesmo foi a cada fim de semana, ganhando novos e mais adeptos.

“Além do Lázaro, o futevôlei também foi movimentado e fomentado pelo desportista Lino, que mesmo sendo jogador de futebol de salão era um dos praticantes e espalhou pelos bairros da Capital. Também graças ao Maurinho, da Galeria dos Esportes e o Wilson “três dedos” que foram os propulsores do futevôlei aqui (na Capital de MS)”, recordou Maroka que, mesmo jogando pelo Operário, conseguia tempo para praticar a modalidade que se tornou um “luxo” na Capital de MS e da qual ele se tornou presidente da federação por três mandatos.

Destaques

Tão logo a modalidade foi introduzida na Capital de MS, começaram a despontar os grandes jogadores que formaram memoráveis e inesquecíveis duplas como, por exemplo, Heraldo/Casé, depois Casé/Paulinho, Marcão/Régis, Cláudio/Gilson que segundo Maroka, ainda jogam, mas devido à avançada idades quase já não conseguem mais fazer frente à “gurizadas” que estão voando baixo.

“Na época, o Lázaro (Im Memoriam) trazia os jogadores mais famosos do país e aqui eles (jogadores) encontravam certa dificuldades para vencer as duplas locais, porque o pessoal era bom também” lembrou Maroka.

Na categoria feminina, o destaque e os louros da vitória recaem para a atleta Dani que foi a primeira mulher não apenas a praticar a modalidade, mas sim mostrar a sua habilidade no fino trato com a bola e a prova disso, são os  inúmeros títulos que a mesma conquistou fora do Estado, sendo o mais recente,  nos Jogos Universitários em São Paulo e na Praia do Cachorro, foi eleita como a Rainha da Quadra.

Jogos Abertos

Nos 42º Jogos Abertos de Campo Grande, a modalidade terá a participação de 30 duplas, sendo 16 na categoria feminina e 14 no masculino.

Apontada como uma modalidade que “não tem zebra” e segundo Maroka, a melhor dupla sempre vence nesse caso as atenções estarão voltadas para as duplas Talles/Caio e Rauã/Gilmar e no feminino, a mãe e filha Dani/Alanis.

A dupla formada por Talles e Caio chega como favorita para conquistar mais um título na modalidade (Foto: Divulgação)

A disputa da modalidade será iniciada neste sábado (6), às 14h,  nas quadras do Pantanal Beach Sports. Localizado na Rua Júpiter, 829, na Vila Planalto e por ocasião do sorteio realizado no Congresso Técnico, nesta sexta-feira (29), a ordem dos jogos nas quadras 01 e 02, na fase classificatória será a seguinte:

Jogo 01 – Sevilha EC – Luis/Luahn x Rauã/Gilmar

Jogo 2 – Rodrigão/Mona x Adriano/Maikon

Jogo 3 – João Márcio/Itamar x Talles/Caio

Jogo 4 – Alexandre/Eric x vencedor do jogo 01 e assim sucessivamente

Nas quadras 3 e 4, no mesmo dia e horário serão disputadas as partidas válidas pela chave B e o jogo numero 1 será entre as duplas Tatá/Ratinho x Sevilha EC – Edwin/André

Jogo 2 – Felipe/Alessandro x Jafé/Yan

Jogo 3 – Carioca/Lory x Rato/Herrinho

Jogo 4 – Maroka/Nhaka x vencedor do jogo 01 e assim sucessivamente

Após os jogos da fase classificatória serão disputadas as semifinais com o jogo entre o 1º colocado da chave A x 2º colocado da chave B e 1º da B x 2º da A e os vencedores decidirão o titulo.

Domingo

Nos jogos das “Deusas”, que tive 16 duplas inscritas, os mesmos serão disputados, neste domingo (7), a partir das 8h e não mais às 9h conforme chegou a ser anunciado e as partidas também válidas pela fase classificatória serão disputados nas quadras 1 e 2.

Coroada como Rainha em São Paulo, Dani exibe o troféu conquistado e está pronta ao lado da filha Alanis, para os Jogos Abertos (Foto: Arquivo)

Conforme o sorteio realizado no Congresso Técnico, os jogos válidos pela chave “A” serão entre: jogo 1 – Dóris/Vitória x Júlia/Diniz.

Jogo 2 – Bela/Dalila x Letícia/Vanessa

Jogo 3 – Dani/Alanis x Laura/Rafha

Jogo 4 – Talita/Duda x Ághata/Lorena

Jogo 5 – Vencedora do jogo 1 x Vencedora do jogo 02 e assim sucessivamente.

Pela chave B, também com inicio previsto para às 8h,  os jogos  da fase classificatória serão esses: Jogo 1 –  Beatriz/Sara x Kely/Kessya

Jogo 2 – Júlia/Thaís x Ellen/Flávia

Jogo 3 – Marcela/Evelyn x Jake/Gisele

Jogo 4 – Katween/Stephanie x Tay/May

Jogo 5 – Vencedora do jogo 1 x Vencedora do jogo 2 e assim sucessivamente.

Nas semifinais jogarão a 1ª colocada da chave A x 2ª colocada da chave B e a 1ª colocada da B x 2ª colocada da A e as duas vencedoras decidirão a competição.

Regulamento

Os jogos serão disputados nas quadras que medem nove metros quadrados, dentro das normas exigidas e na categoria masculina, a altura da rede será de 2,20 e no feminino de dois metros.

Os jogos serão disputados em set único de 18 pontos e depois do 17º se empatar, a dupla que abrir dois pontos será a vencedora o jogo terá no Maximo 25 pontos. A previsão é que cada set dure de 15 a 20 minutos.

Tipos de jogadas

Será uma boa oportunidade para os torcedores conhecerem ou se habituarem às jogadas características da modalidade e entre elas, o Charque ataque, o apontada como a maior e melhor jogada da modalidade e é aquela onde o atleta corta a bola com os pés por cima da rede. Além dela, tem outras, como por exemplo, pingo na frente, nos fundo, luz nas costas do adversário, saques curto, fundo e largada na paralela e em todas, não se evidencia a força e sim a técnica e o jeito e fino trato de “tocar” na bola com leveza e sutilidade.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões